Uma das principais características de Cross Tails é a presença de 24 classes, além das exclusivas de cada personagem relevante para a história. Com tantas possibilidades diferentes, preparamos um pequeno guia de classes para você tirar melhor proveito de suas unidades na guerra entre a República de Hidiq e o Reino de Ravenfurt.
No entanto, vale o aviso: este texto não abordará as classes únicas dos personagens, uma vez que elas são fixas. Também apresentaremos, ao final do guia, algumas dicas para avançar nos ranques de profissão mais rapidamente. Vamos lá?
Como funcionam as classes em Cross Tails?
Todos os personagens do jogo, sem exceção, possuem uma classe fixa (única). No decorrer da campanha, as unidades podem se especializar em mais de uma profissão, garantindo-lhes habilidades passivas e ativas diversas.
No entanto, mesmo com várias classes desbloqueadas, um personagem pode assumir apenas duas simultaneamente, sendo a segunda desbloqueada no nível 10. Isso significa que, ao mudar sua profissão, a unidade perderá o acesso às habilidades ativas da classe anterior, que só ficarão disponíveis novamente caso ela seja escolhida de novo.
Outra característica que deve ser levada em consideração é que as profissões possuem ranques, que vão de 1 a 5. A partir do momento em que um personagem assume uma classe, ele já tem acesso à árvore de habilidades completa, mas, para progredir para outras profissões, especialmente as avançadas, é necessário que a unidade atinja ranques específicos em duas classes.
Classes iniciais
A princípio, um personagem começa como Warrior (ataques físicos), Priest (suporte) ou Wizard (ataques mágicos). Ao atingir ranque (abreviado no jogo por R) 4 em uma delas, a unidade pode escolher classes intermediárias.
Class Points (CP) necessários para atingir ranque máximo nas classes iniciais: 1.500
Classes intermediárias
A partir das classes intermediárias, a unidade tem acesso a uma gama de ramificações que determinarão seu papel dentro do exército. É importante ter em mente que muitas das profissões a seguir requerem que o personagem comece a mesclar diferentes classes iniciais.
Para facilitar a leitura, separamos as classes em dois grupos: evolução direta e evolução ramificada.
Class Points (CP) necessários para atingir ranque máximo nas classes intermediárias: 4.500
Evolução direta
- Knight: Warrior R.4
- Archer: Warrior R.4
- Cleric: Priest R.4
- Monk: Priest R.4
- Mage: Wizard R.4
- Shaman: Wizard R.4
Evolução ramificada
- Magic Swordsman: Knight R.3 + Wizard R.3
- Dark Monk: Monk R.3 + Warrior R.3
- Bard: Shaman R.3 + Priest R.3
Classes avançadas
As classes avançadas, como o nome sugere, combinam diferentes ramificações para permitir que o personagem tenha um desempenho específico em campo de batalha.
Class Points (CP) necessários para atingir ranque máximo nas classes avançadas: 7.900
Evolução direta
- Heavy Knight: Knight R.4
- Musketeer: Archer R.4
- Premier: Cleric R.4
- Ninja: Monk R.4
- Summoner: Mage R.4
- Clocker: Shaman R.4
Evolução ramificada
Classes especiais
As classes especiais são uma ramificação das classes avançadas, combinando características das profissões pré-requisitadas. São as mais demoradas de evoluir, mas garantem ótima versatilidade dependendo da intenção do personagem.
Class Points (CP) necessários para atingir ranque máximo nas classes especiais: 18.599
- Paladin: Heavy Knight R.4 + Preacher R.2
- Assassin: Ninja R.4 + Jaeger R.2
- Necromancer: Alchemist R.4 + Premier R.2
Como evoluir as classes mais rapidamente
Infelizmente, o grinding é o fator que mais prejudica a experiência em Cross Tails, especialmente se o jogador optar pela maior dificuldade (Maniac), já que, além das habilidades, as classes também influenciam nos parâmetros (stats) dos personagens e nos tipos de equipamentos que eles podem usar. Mesmo ao iniciar o New Game+, as profissões e skills aprendidas não são mantidas, sendo necessário evoluí-las novamente.
Para tentar amenizar um pouco esse fator, o jogo dispõe de missões secundárias (Free Battles) repetíveis voltadas exclusivamente ao ganho de CP. Intituladas Military Exercises, elas são desbloqueadas conforme se avança na campanha, porém existem algumas maneiras de aumentar o modificador individual de CP (isto é, de cada personagem) com algumas mecânicas existentes em Cross Tails, listadas a seguir:
- Fé (Faith): Wisdom God garante CP +25% ao personagem como bênção secundária
- Equipamentos: algumas armaduras e acessórios garantem bônus em CP naturalmente, como é o caso de Mystic Ring
- Runas (Runestones): as runas CP Up Orb podem ser acopladas a armaduras e acessórios, porém cada equipamento só pode ter um Orb dessa categoria; ou seja, não é possível, por exemplo, melhorar Mithril Boots com dois CP Up Orbs, mesmo que de níveis diferentes
- Estratégia (Strategy): Soldier Training garante bônus em CP ao derrotar inimigos
Hora de montar seu exército!
Independentemente do lado escolhido em Cross Tails, é importante que seus personagens possam dar o melhor de si no campo de batalha. Esperamos que nosso guia de classe lhe seja útil na hora de defender Hidiq ou Ravenfurt na guerra entre cães e gatos!
Revisão: Davi Sousa
Capa e infográficos: Thais Santos
Cross Tails está disponível na eShop