Lançado originalmente para o Super Nintendo em julho de 1996, o título conquistou os jogadores com uma história cativante, gráficos avançados para a época e sistemas de jogabilidade inovadores. Porém, a grande maioria do público ocidental do game esperou um pouco para conhecer a história oficial, através do remake lançado em 2007. Esta versão recebeu um port melhorado para Switchem 2019.
Um dupla incrível no desenvolvimento
O desenvolvimento de Star Ocean teve início em 1994, liderado por Yoshiharu Gotanda, fundador da Tri-Ace. A equipe já tinha experiência com outros títulos de RPG, mas desejava criar uma experiência única para o Super Nintendo, aproveitando ao máximo o potencial do console.
Acumulando o cargo de diretor, produtor e assistente de programação. Yoshiharu trouxe sua visão criativa e paixão pelo gênero RPG para moldar um enredo cativante, mundos ricos e uma gameplay inovadora para a época.
Yoshiharu Gotanda e Motoi Sakuraba estão presentes na maioria dos sucessos da Tri-Ace |
O processo de desenvolvimento foi complexo, e a equipe enfrentou desafios técnicos significativos para superar as limitações do hardware do Super Nintendo. Para tornar o jogo mais impressionante, foram utilizadas técnicas de compressão de dados, otimização gráfica e programação criativa. O resultado final foi uma combinação impressionante de gráficos coloridos e uma trilha sonora emocionante, considerados alguns dos melhores do console.
A trilha sonora é assinada pelo compositor Motoi Sakuraba (Tales of, Valkyrie Profile), conhecido por sua habilidade em criar melodias emocionais e poderosas que se encaixam perfeitamente nas atmosferas dos jogos. Em Star Ocean não é exceção, tendo uma trilha que abrange vários estilos musicais, desde temas épicos de batalha até músicas suaves e contemplativas.
Sistema de Combate em Tempo Real
Uma das principais inovações do jogo foi o sistema de combate em tempo real, em vez do tradicional combate por turnos comum em RPGs da época. Os jogadores podiam controlar seus personagens diretamente durante as batalhas, tornando a experiência mais dinâmica e envolvente.
Apesar disso, o sistema causa um pouco de estranheza para quem jogou os títulos posteriores da franquia Star Ocean ou até mesmo outros J-RPGs desenvolvidos por Yoshiharu Gotanda. O RPG do SNES traz um sistema de batalha onde os personagens se movem livremente pelo cenário, mas com uma limitação.
Apesar de simples, o sistema de batalha foi inovador na época do lançamento |
Ojogador precisa selecionar os inimigos e mandar o chefe do time na direção dos duelos. Com uma quantidade elevada de adversários, as batalhas são um verdadeiro caos. É um apertar de botões frenéticos no controle, tendo sempre cuidado para pausar a batalha no meio do caos e escolher itens para curar seus companheiros.
Falando nos companheiros do time, eles são controlados por uma IA relativamente simples. Porém, os inimigos também possuem uma IA limitada (lembramos que é um jogo do SNES), o que coloca tudo em um nível simples e agradável para um game da época.
Múltiplos finais e vários personagens
Star Ocean apresenta um sistema de múltiplos finais, dependendo das escolhas feitas pelos jogadores ao longo da jornada. Essa característica proporciona uma alta rejogabilidade, incentivando os jogadores a explorarem diferentes caminhos e tomarem decisões estratégicas.
Millie, Roddick e Dorne na animação do remake First Departure |
Ao todo, o game possui 16 finais. Cada membro do grupo possui pelo menos uma rota ligada a um dos protagonistas (Roddick, Millie, Ronyx e Illia), o que gera a impressionante quantidade de finais para um RPG da época.
Sistema de Habilidade e Profissão
Em Star Ocean, os personagens possuem habilidades específicas e aprendem várias profissões ao aprimorá-las Assim, os personagens adquirem “trabalhos” como alquimistas,cozinheiros, ferreiros, botânicos, músicos e etc. Essa mecânica adicionava profundidade ao sistema de progressão dos personagens, permitindo aos jogadores customizarem seus times conforme suas preferências.
Além disso, várias dessas habilidades trazem melhorias significativas para as batalhas e conjuração de magias por parte dos magos do game. Cabe ao jogador equilibrar o time com base nas habilidades adquiridas e batalhar muito ( o famoso "grinding") para evoluir os personagens ao máximo.
Um épico cósmico baseado em Star Trek
A história de Star Ocean se passa em um planeta chamado Roak, no sistema estelar Tetra Gênesis. O jogo começa com o protagonista, Ratix Farrence (ou Roddick Farrence na tradução oficial do remake), um jovem espadachim de uma aldeia rural. Junto de seus amigos Millie Chliette e Dorne Murtough, ele descobre que um misterioso demônio conhecido como Asmodeus lançou uma praga que transforma os habitantes do planeta em pedra.
Na esperança de encontrar uma cura, Ratix e Millie embarcam em uma jornada pelo tempo junto como Ronyx J. Kenny, um oficial da Federação Pangaláctica, e sua amiga Ilia Silvestri. A dupla de membros da Federação na verdade investigam uma arma de destruição de planetas, com pistas que levaram ao planeta Roak.
Na ordem da esquerda para direita: Dorne, Cyuss, Illia, Ronyx e Joshua |
Um detalhe interessante. A organização de Ronyx J. Kenny e Illia possuem regras baseadas em outra famosa instituição da ficção científica: a Federação Unida dos Planetas de Star Trek. As semelhanças são tantas que a Primeira Diretriz de não “interferir em sociedades menos desenvolvidas” é mencionada constantemente em vários momentos da história.
Além do quarteto já mencionado, outros personagens são o espadachim Cyuss Warren, a engenhosa Ashlay Barnbelt, o enigmático Fez Zazan, a maga Marvell, a gata Perisie, o artista marcial Tinek Arukena e os "anjos" Joshua Jerand e Ery Jerand.
Cada personagem possui uma personalidade única e motivações próprias, o que enriquece a narrativa à medida que desvendam segredos e desafios interplanetários. Em sua busca pela cura, o grupo enfrenta inimigos poderosos, explora planetas distantes, desvenda mistérios antigos e testemunha eventos que afetam a galáxia como um todo.
O primeiro passo em uma jornada pelo Oceano de Estrelas
Star Ocean foi uma verdadeira jóia para o Super Nintendo, oferecendo uma experiência de RPG espacial inovadora para os anos 90. Com gráficos impressionantes, sistema de combate em tempo real e uma narrativa envolvente, o título contribuiu para criar um legado duradouro.
O "remake do remaster" Star Ocean: First Departure R foi lançado para Switch em 2019 |
Vale lembrar que o game possui um remake (confira nossa análise) que traz mudanças incríveis baseadas na nova versão lançada originalmente para o console portátil PSP. Mesmo com mudanças gráficas significativas, a história segue praticamente intocável. Mesmo assim, vale a pena revisitar a aventura na versão de Super Nintendo, que possui seu próprio “charme” retrô.
Caso esteja interessado em saber um pouco mais sobre o game, não deixe de conferir nosso artigo "Blast from Japan" sobre o game que publicamos em 2015. Na ocasição, o quinto título da franquia da Tri-Ace chegava ao mercado.
Fontes: Gamefaqs, Gamespot, CDRomance e Tri-Ace
Revisão: Cristina Amarante