Análise: Pups & Purrs Pet Shop (Switch) é um gerenciador de tempo competente e fofo

Cuide de cãezinhos e gatinhos para que encantem os visitantes desta simpática pet shop e sejam recebidos em novos lares felizes.

em 14/08/2023

Seguindo os mesmos moldes de Pups & Purrs Animal Hospital, Pups & Purrs Pet Shop chega ao Switch como uma espécie de compilação de minijogos que envolvem bichinhos fofos. Diferentemente de seu antecessor, no entanto, agora não precisamos lidar com grandes problemas de saúde dos animaizinhos e podemos viver o sonho de embelezar e brincar com filhotinhos profissionalmente (quando não estivermos trabalhando em outras áreas da loja, obviamente).

Ambientação carismática

Pups & Purrs Pet Shop possui um menu simples, colorido e convidativo, e a primeira característica a que somos apresentados é a possibilidade de controlar o jogo inteiro usando os controles ou a tela de toque do Switch, o que é sempre uma feature bem-vinda quando bem utilizada. No começo, temos apenas a opção de selecionar o modo história para jogar, mas, ao avançar nele, liberamos a outra opção: o Work Mode, que é basicamente uma seleção livre de todos os minijogos já liberados na campanha.

Ao iniciar o modo história, criamos nossa personagem, escolhendo seu nome,  sobrenome e a sua aparência física. Temos uma boa variedade de opções de rosto, mas, na tela inicial, apenas três tipos de corte de cabelo. Não se preocupe, será possível aumentar essa variedade avançando na história. Com nossa bonequinha pronta, estamos finalmente preparados para começar nossa nova jornada de trabalho como atendentes de pet shop.


Não somos os únicos novatos: também conhecemos Shun, um rapaz que adora animais fofos no sigilo, mas que não consegue deixar isso baixo por muito tempo. Os dois novos membros da equipe são apresentados a Mai, a gerente da loja e responsável por ensinar tudo o que precisamos saber para cobrir todas as funções possíveis dentro do estabelecimento. 

Isso mesmo: com um salário que varia de acordo com nossa produtividade no dia, temos a possibilidade de trabalhar em diversas partes da loja, como a limpeza, o caixa, o playground dos animaizinhos, a higiene e cuidado dos pets e, claro, atendendo clientes que precisam de auxílio com seus próprios bichos, além de futuros mães e pais de pet que vêm à procura de um novo membro da família para encher de carinho.



A primeira coisa que chama atenção é, claro, sua parte visual: todos os modelos são redondinhos e bonitos, com cores agradáveis e variadas. Os menus e toda a HUD do jogo seguem o mesmo padrão, apresentando fontes agradáveis e outros recursos visuais, como cursor e setas em geral, que combinam com toda ambientação pastel e estética kawaii. Para quem procura um jogo fofo para encher os olhos, veio ao lugar certo!

No entanto, em alguns momentos, principalmente em algumas cutscenes de recepção de novos bichinhos, é possível perceber alguma dificuldade do jogo em rodar corretamente, tendo alguns atrasos bem evidentes na imagem. 


Liberdade de escolha, mas sem muito tempo para pensar

No começo, não temos muitas responsabilidades e podemos jogar apenas dois minigames para interagir com os dois bichinhos iniciais da loja. Falando neles, no início da campanha aprendemos que os pets possuem, além da óbvia variação de cães e gatos, diferenças de raças específicas para cada espécie, bem como personalidades próprias. Além disso, cada animalzinho possui duas barrinhas que precisamos preencher: o preparo, que é o quão bem treinado o bichinho está, e o cuidado, que diz respeito a, principalmente, cuidados com a higiene de banho e tosa.  

Dito isso, os primeiros minigames aos quais temos acesso apenas preenchem a barrinha de cuidado dos bichos, mas também podemos cuidar da loja com o minijogo do aspirador de pó e o de leitura de códigos de barras. Conforme jogamos, recebemos carimbos de acordo com nossa performance e, ao atingirmos uma determinada quantidade de carimbos, subimos de ranque. 


Assim, nossas responsabilidades na loja aumentam e, com elas, o número de minigames que representam nossas tarefas. Além disso, quanto mais alto nosso ranque, mais raças de bichinhos podemos encomendar para a loja.

Se esperarmos tempo o suficiente, alguns consumidores entrarão na loja e poderemos interagir com eles. Alguns estão lá para trazer os próprios pets para serem cuidados e outros estão à procura de um animalzinho para chamar de seu. Independentemente do caso, atendê-los bem também rende carimbos para nosso caderninho de produtividade.


Para dar conta de tudo isso, no entanto, é preciso ficar de olho no relógio do centro da HUD. Temos dois turnos para cobrir (manhã e tarde), e realizar qualquer tarefa que envolva um minijogo ou atender um cliente que deseja levar um bichinho para casa consome uma parcela do tempo de cada turno, então, temos um número limitado de tarefas que podemos realizar ao longo de um dia de trabalho. Claro, ficar esperando clientes aparecerem também consome o tempo, pois o relógio não fica parado enquanto escolhemos o que fazer. 

Quanto mais carimbos juntarmos ao longo do dia, maior será o nosso pagamento. Essa pontuação pode ser usada tanto para modificar nossa bonequinha, com roupas e penteados diferentes, quanto  para encomendar novos espécimes para serem oferecidos pelo estabelecimento. No entanto, achei meio injusto ter de usar meus recursos adquiridos com o suor do meu trabalho diário para trazer mais bichinhos para uma loja da qual nem sou dona, mas não resisto a encomendar novos poodles toy ou scottish folds para dar banho ou aparar os pelos das patinhas.


Portanto, esteja preparado para usar esse tempo da melhor maneira possível: organização é essencial para ser reconhecido como um bom funcionário por seus chefes e colegas de trabalho. Parece até a vida real, o que chega a ser meio deprimente para um jogo tão fofo e colorido.

Ao final do expediente, vamos para casa e podemos usar o pagamento do dia para mudar nosso corte de cabelo no salão ou comprar roupas novas na butique e, claro, dormir para que possamos iniciar um próximo dia ou experimentar looks inéditos. A qualquer momento, seja em casa ou no trabalho, é possível acessar o menu, que tem opções como volume e velocidade do texto e também uma lista de desafios que conseguimos cumprir. Realizando esses desafios, ganhamos mais pontos para gastar ou roupinhas para vestir os bichinhos da loja, além de itens para decorar o playground deles. 



Boas variedades, mas com espaço para melhora

A parte de gestão de tempo é surpreendentemente competente para um jogo que se propõe a ser uma coleção de minijogos, o que é muito positivo. Há uma variedade decente de minigames — no total são 20, se somarmos tanto a parte de gestão da loja quanto os treinamentos e cuidados com os pets. Vale citar que todos eles são compatíveis tanto com o controle quanto com a tela de toque, mas, com o passar do tempo, percebemos que é mais fácil obter pontuações mais altas de maneiras específicas. 

Por exemplo, girar o leitor de códigos de barras do caixa é muito mais fácil com a ajuda do L e R físicos do controle do que apertando várias vezes o botão na tela do Switch, enquanto os movimentos de escovação de dentes são muito mais rápidos de executar esfregando a tela do que girando o analógico para a esquerda e direita.


No entanto, qualquer uma das duas maneiras de jogar é desafiadora e divertida. A qualidade dos joguinhos me surpreendeu positivamente, pois, além da diversão proporcionada pelo jogo em si, a dificuldade sobe apenas quando uma determinada pontuação é alcançada, o que garante uma curva de aprendizado satisfatória para crianças mais novas. 

Algumas críticas possíveis são a demora para alcançar novas possibilidades de personalização da personagem. A primeira opção nova de cabelo que consegui desbloquear foi a única além das três iniciais por muito tempo, por exemplo. A butique também leva um tempinho até receber roupas de uma nova estação, e há mais variações de cores do que de modelos de roupas em si. 

Por fim, é uma pena também que só seja possível jogar com uma personagem feminina e que algumas interações com Shun façam alusão a uma chacota com garotos que gostem de coisas mais fofas. É possível ser legal com ele, mas, ainda assim, é uma escolha infeliz abrir margem  a uma abordagem um tanto quanto indelicada a respeito disso.


Agradável para toda a família

Ao final de tudo, o saldo de Pups & Purrs Pet Shop é muito positivo. O jogo apresenta uma boa variedade de minijogos divertidos, bem como uma competente parte de gestão de tempo no modo história. O visual do jogo em si e dos bichinhos é encantador e as possibilidades de personalização são suficientes para entreter por um bom tempo, mesmo com espaço para muitas melhorias. Certamente, trata-se de um título recomendado para quem quer passar um tempo sem compromisso ou para crianças que queiram se divertir com joguinhos temáticos de animaizinhos encantadores. 


Prós

  • Os gráficos fofos com cores alegres criam uma atmosfera aconchegante e envolvente;
  • 20 minijogos divertidos com a medida certa de desafio;
  • Possibilidade de controlar todo o jogo com o controle físico ou com a tela sensível a toques;
  • Personalização de personagem disponível a qualquer momento.

Contras

  • Queda na taxa de quadros em algumas cutscenes;
  • Espaço para mais variedade de personalização, incluindo a adição de protagonista masculino;
  • Caracterização de Shun abre margem a uma interpretação preconceituosa de homens que gostam de coisas fofas.
Pups & Purrs Pet Shop — Switch — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: Switch

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Aksys Games

Siga o Blast nas Redes Sociais

Professora por profissão, crossfiteira e artesã nas horas vagas. Seu primeiro contato com consoles da Nintendo foi zerando Chrono Trigger repetidas vezes no SNES. Atualmente é dona de um Switch no qual joga principalmente puzzles, jogos de pesca, RPGs e todos os Disgaea que para ele foram lançados. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).