Pikmin 1+2 (Switch) recebe análise de performance técnica da Digital Foundry

Ambos os jogos rodam em um emulador de GameCube proprietário da Nintendo, com resolução aprimorada para 1080p no Modo TV.

em 22/07/2023
Imagem de Pikmin 2 que mostra Olimar correndo com uma leva de Pikmin vermelho e outro grupo carregando uma maçã gigante.

O canal Digital Foundry, especializado em destrinchar os aspectos técnicos de diferentes jogos, lançou um novo vídeo neste sábado (22) em que comenta sobre as características de Pikmin 1+2, os relançamentos de Pikmin (GC) e Pikmin 2 (GC) disponibilizados para o Nintendo Switch no mês de junho.


Segundo a publicação e o dataminer OatmealDome, ambos os jogos rodam em um emulador de GameCube e Wii chamado "hagi", criado pela própria Nintendo. Esse software simula a GPU do GameCube, deixando funções de CPU para o próprio Switch. Ele também foi utilizado no port de Super Mario Sunshine (GC) na coletânea Super Mario 3D All-Stars (Switch).

Baseados em suas versões de Wii, os jogos tiveram sua resolução aumentada dos originais 480p para 1080p no Modo TV e 720p no Modo Portátil. A qualidade da imagem não varia com a gameplay, assim como a taxa de quadros por segundo, que se mantém fixa em 30fps, sem frame pacing.

As cutscenes dos jogos também tiveram suas resoluções aprimoradas para 1080p, nesse caso utilizando inteligência artificial. Outro ponto modificado pela Nintendo foi a interface de usuário, como fontes e menus, que foram atualizados nesses relançamentos.

No entanto, os ports carregam algumas características dos games originais, como texturas de baixa qualidade em certas instâncias e ausência de anti-aliasing.

Confira o vídeo completo em inglês acima.

Pikmin 1+2 está disponível para compra em conjunto ou separadamente na Nintendo eShop.


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)