Final Fantasy: franquia atinge marca de 180 milhões de cópias vendidas

Os números incluem os recentes lançamentos para Switch.

em 11/07/2023

Em relatório fiscal, a gigante dos RPGs, Square Enix, revelou que a franquia Final Fantasy superou a marca de 180 milhões de unidades vendidas globalmente. Os dados incluem os recentes lançamentos para Switch, como Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion e Final Fantasy Pixel Remaster.

No último anúncio de vendas, realizado em março de 2022, a empresa informou que a franquia vendeu pouco mais de 173 milhões de cópias vendidas. Ou seja, são mais de 7 milhões de jogos vendidos desde o ano passado. Desse total, três milhões correspondem ao recente lançamento Final Fantasy XVI, exclusivo do PlayStation 5.

Porém, Final Fantasy Pixel Remaster também auxiliou nesse montante. As versões remasterizadas dos seis primeiros jogos lançados para NES e SNES venderam, ao todo, mais de 2 milhões de cópias. Segundo a Square Enix, os números incluem as versões de Switch, Steam e PlayStation 4.

Sobre Theatrhythm Final Bar Line, jogo musical lançado para Switch e PS4, a Square apenas revelou que 25 mil cópias físicas foram vendidas apenas no Japão. Já Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion vendeu mais de 250 mil unidades até março de 2023, em suas versões para Switch, PC e consoles PlayStation.

Com o primeiro game lançado para o NES em 1987, o console recebeu também recebeu o segundo e terceiro títulos. Já o SNES recebeu o quarto, quinto e sexto títulos da série principal, além do spin-off Mystic Quest. A franquia seguiu com novos títulos por anos em outras plataformas até o recente Final Fantasy XVI, um exclusivo do PS5. No Switch, Final Fantasy conta com versões remasterizadas dos títulos I ao XII (com exceção do XI), além de diversos spin-offs como os já mencionados Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion e Theatrhythm Final Bar Line.

Fonte: Nintendo Life


Siga o Blast nas Redes Sociais

Jornalista e redator. Apaixonado por "quase" tudo o que vem do Japão. Um eterno sonhador e fã da série Fire Emblem, apesar de nunca jogar no modo Classic...