A empresa já havia informado previamente que estava trabalhando em um novo título da linha Dragon Quest Monsters, que foi iniciada em 1998 no Game Boy Color. Dessa forma, o novo jogo busca comemorar os 25 anos desde o lançamento do primeiro Dragon Quest Monsters, cujos relançamentos posteriores (incluindo um remake no 3DS) não chegaram ao Ocidente.
Dragon Quest Monsters: The Dark Prince contará com legendas em inglês, italiano, espanhol, francês, alemão e japonês. Ele é descrito da seguinte forma na eShop brasileira:
Torne-se Mestre da Monstruosidade!
Faça uma jornada em busca de vingança por um mundo fantástico em DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince.
Psaro foi amaldiçoado e ficou incapaz de ferir quem tem sangue de monstro. Agora ele precisa se tornar um Monster Wrangler para criar seu próprio exército e lutar.
A caça por monstros superiores faz Psaro presenciar as mudanças de estações constantes de Nadiria e seus cenários deslumbrantes, com rios de lava, ruínas antigas e misteriosas, e torres colossais de doce. Ao longo do caminho, Psaro encontra Rose, uma elfa bondosa, que se junta à sua aventura para encontrar novos monstros combatentes.
A chave para o sucesso de Psaro está na Synthesis, a habilidade de combinar dois monstros para criar um mais forte. Cada criação nova deixa Psaro mais próximo de alcançar o objetivo de se tornar o Mestre da Monstruosidade.
Em uma postagem na página oficial da Square Enix, a empresa também destaca as seguintes características:
- Opção de auto-battle;
- Mudança de estações que afeta a paisagem do jogo e a disponibilidade de criaturas;
- A capacidade de especializar os monstros em determinadas habilidades a cada nova síntese em um sistema "simples de entender", mas que oferece "profundidade em customização".