Três armas
Raiden III é um shoot’em up vertical cujo funcionamento básico é o tradicional do gênero. O jogador controla uma nave e pode movimentá-la na vertical ou horizontal da tela. Inicialmente, o veículo de guerra está equipado com uma arma do tipo spread, ou seja, seus tiros são espalhados pela tela indo em direção à frente e as diagonais dianteiras da nave.Ao longo das sete fases do jogo, é possível encontrar upgrades que incluem mudanças e melhorias da arma-base e de um equipamento automático de arremesso de projéteis. São ao todo apenas três armas principais: o spread vermelho e dois tipos de raio laser (azul e verde). Como esse item muda de cor dentro de intervalos específicos, o ideal é pensar em qual modelo de arma será mais adequado para o contexto de próximos inimigos.
Em termos de opções adicionais, há três tipos de mísseis, incluindo uma opção teleguiada, como arma automática e bombas. Outros power-ups encontrados nas fases incluem vidas adicionais e orbes de energia amarela que melhoram a pontuação do jogador ao final da fase.
Uma dança contra balas para dois ou duas mãos
Um detalhe que chama atenção em Raiden III x Mikado Maniax é o fato de que o jogo não se restringe ao tradicional esquema singleplayer do gênero, aqui chamado de modo Solo. Além dele e do Boss Rush (para enfrentar apenas os chefes de forma consecutiva), o relançamento inclui os modos Dual e Double, que são formas de usar duas naves simultaneamente.O primeiro é focado estritamente no multiplayer co-op local e separa as vidas das naves. Já o Double permite que um jogador controle ambas as naves com um só controle e o game over acontece caso as duas sejam destruídas simultaneamente em vez de seguir o padrão de número limitado de vidas individuais dos outros modos. Coordenar as duas naves é um belo desafio.
Um detalhe interessante do jogo em relação à pontuação é que são aplicados multiplicadores diferentes dependendo da velocidade com a qual o jogador elimina os inimigos. É possível até mesmo duplicar o valor ao destruir as ameaças de forma praticamente instantânea por dominar toda a região visível da tela e/ou os seus padrões de aparição.
Um relançamento com muito carinho nas trilhas sonoras
Raiden III x Mikado Maniax tem esse nome por ser uma parceria com um arcade japonês chamado Mikado Game Center, cujo gerente e representante possui uma banda chamada Heavy Metal Raiden. A ideia do relançamento é adicionar remixes feitos por bandas e artistas japoneses como Raito, COSIO e Daisuke Matsumoto.Em vez de ficarem apenas como um pequeno extra na galeria do jogo, que também conta com várias ilustrações, essas músicas podem ser utilizadas para montar a sua playlist durante o jogo. É possível colocar as trilhas que achar mais legais para cada fase, e mais músicas são liberadas obtendo altas pontuações, incentivando a rejogabilidade.
Um elemento potencialmente negativo é que os inimigos podem se mesclar com o fundo em alguns momentos, dificultando a visibilidade. Da mesma forma, balas destrutíveis usam a mesma cor de algumas balas indestrutíveis, o que pode ser ocasionalmente confuso.
O retorno de um clássico em um pacote modesto que cumpre as expectativas
Raiden III x Mikado Maniax traz de volta um jogo clássico da Moss com direito a várias músicas novas. Vale a pena como belo exemplar do seu gênero, e, mesmo com a sensação de que algo mais interessante poderia ter sido feito em vez de relançamentos individuais desse jogo e de Raiden IV, é um título que cumpre o que pretende fazer e é bem divertido.
Prós
- A experiência de controlar duas naves simultaneamente no modo double é especialmente interessante;
- Customização da trilha sonora com músicas desbloqueáveis ao fazer altas pontuações;
- Modificador de pontuação valoriza a agilidade do jogador em lidar com os inimigos;
- Boa variedade de níveis de dificuldade para públicos diferentes.
Contras
- Como um relançamento, trata-se de um pacote relativamente modesto;
- Alguns elementos gráficos, como o contraste de inimigos com o fundo ou a variação de cor;
- Poucas variações de armas.
Raiden III x Mikado Maniax — Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Cristiane Amarante
Análise produzida com cópia digital cedida pela NIS America