O desenvolvedor Takuro Yasuda forneceu algumas informações sobre a criação dos efeitos sonoros do jogo. A declaração foi disponibilizada no site de recrutamento da Nintendo e traduzidas para o inglês pelo Nintendo Everything. Confira a nossa tradução para o português:
Diferenciando equipamentos pelo som
The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um jogo que trata os sons da natureza com muita importância. Quando você pisa na vasta terra, você ouve não apenas a majestosa música de fundo, mas também os sons do vento, insetos zumbindo e pássaros cantando… Como responsável pelos efeitos sonoros do jogo, criei sons como pedregulhos rolando e até gravei minha própria voz para usar nas vozes do ninja Yiga Clan.
Ao longo do meu trabalho com som, um em particular que exigiu algumas tentativas e erros foi o som quando o jogador (Link) caminha segurando um equipamento. O equipamento disponível inclui espadas, escudos e arcos e flechas, que podem ser feitos de madeira, metal ou até mesmo osso, tantas combinações são possíveis. Eu queria fazer com que os jogadores pudessem dizer o que equiparam apenas ouvindo.
Fui a um estúdio especializado para gravar os sons do equipamento. Eles tinham paus de madeira, pedaços de metal e até telhas danificadas lá, então eu olhei para o jogo enquanto ele estava sendo desenvolvido com pessoas da equipe de desenvolvimento e gravei vários sons batendo e esfregando esses itens. Fui ao mesmo estúdio gravar o som do Link andando. Pegamos um pouco de terra, ajustamos para diferentes níveis de dureza e pisamos nela na vida real para gravar o som de caminhar em diferentes tipos de solo. Porém, havia um problema com isso; Comprei um enorme pedaço de gelo para gravar o som de caminhar sobre o gelo, mas a superfície começou a derreter imediatamente, então tivemos que nos apressar para gravar com ele.
A bolsa de ombro de alguém me deu uma ideiaBreath of the Wild foi lançado tanto para Switch quanto para o Wii U em 2017. Sua continuação se chama The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e chegará exclusivamente para o Switch no próximo dia 12 de maio.
Dessa forma, gravei uma variedade de sons e tentei fazer três tipos de equipamentos, como espadas, fazerem barulho todos juntos ao mesmo tempo, mas os sons eram difíceis de distinguir; parecia que três pessoas estavam falando com você ao mesmo tempo. Então tentei compensar ligeiramente os três sons um do outro, mas ainda sentia que faltava algo.
Foi quando algo que vi em um dia normal, voltando do trabalho para casa, tornou-se uma grande dica para mim. Havia alguém andando na minha frente usando uma bolsa de ombro e toda vez que um de seus pés tocava o chão, a bolsa de ombro fazia barulho. Então fiz com que quando Link pisasse com o pé direito, apenas o escudo fizesse barulho, e quando ele pisasse com o pé esquerdo, a flecha fizesse barulho, e depois a espada em um leve deslocamento. Foi assim que consegui diferenciá-los sem perder as características individuais de cada material.
Quando você joga, você ouve continuamente não apenas os sons do equipamento, mas também o som do Link andando, então fui meticuloso em criar esse som para que os jogadores pudessem achá-lo pelo menos um pouco agradável. A razão pela qual consegui fazer isso foi porque eu tinha veteranos altamente experientes na Nintendo que generosamente me ensinaram truques extremamente específicos e detalhados para a criação de som que eu nunca poderia encontrar sozinho na Internet. Estou muito satisfeito com meu trabalho, onde posso pegar esses truques sutis que me foram transmitidos, interpretá-los à minha maneira e colocá-los em um trabalho totalmente novo.
Fonte: Nintendo Everything