Presidente da Nintendo fala do impacto do filme do Mario e sobre projetos futuros

Os filmes servindo de porta de entrada para os consoles.

em 13/05/2023
O filme do Mario é um sucesso incontestável, se tornando o primeiro longa de 2023 a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão nas bilheterias e a maior adaptação de games da história. Mas como esses números impactam nos jogos?


O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, respondeu a essas e outras questões em uma recente reunião com investidores. Confira a declaração completa:
"A recepção mundial ao Super Mario Bros.: O Filme tem sido bastante positiva, e Miyamoto, que atuou como co-produtor, também está bastante contente com a receptividade. Soube que muitas famílias foram assistir, e que muitas pessoas já assistiram diversas vezes. O filme é uma oportunidade para pessoas de todas as idades, de crianças pequenas a senhores de idade, para entrar em contato com a nossa IP, e não apenas para aqueles já familiarizados com a Nintendo e com o Mario. Enquanto exemplo de nossa estratégia para expandir o número de pessoas que tem acesso às propriedades da Nintendo, tem sido um excelente resultado.

Em termos de impacto no nosso negócio, no curto prazo, as receitas da bilheteria e os produtos relacionados do filme serão contabilizados como vendas no atual ano fiscal (que termina em março de 2024). Porém, o mais importante é que o filme estimulou interesse nos jogos de Mario e tem tido efeito positivo nas vendas de consoles e softwares do Nintendo Switch para o médio e longo prazo. Na verdade, já é possível sentir diversos efeitos positivos. Por exemplo, as vendas estão crescendo para produtos de merchandising relacionados a Mario, e há um leve aumento na atividade de títulos clássicos de Mario que podem ser jogados pelo Nintendo Switch Online. No longo prazo, acreditamos que isso se tornará uma porta de entrada poderosa, transformando pessoas que nunca jogaram antes em fãs de Mario e Nintendo e renovando o interesse de pessoas que costumavam jogar (em um console da Nintendo), mas estão afastados.

Quanto ao futuro, planejamos concentrar nossos esforços em uma variedade de conteúdo visual, como fizemos no ano passado com a consolidação da Nintendo Pictures Co., Ltd. como uma subsidiária. Estamos muito felizes que este filme seja um sucesso, mas continuaremos focados em desenvolver cuidadosamente e expandir ainda mais cada IP, respeitando suas características únicas, assim como fizemos no passado. Por meio de nossa estratégia de expandir o número de pessoas que têm acesso às propriedades Nintendo, queremos colocar as pessoas em contato com nossos personagens e os mundos retratados em nossos jogos, com o objetivo de revigorar continuamente nosso negócio principal: os consoles de videogame".
Recentemente, o produtor Eiji Aonuma declarou estar interessado em uma adaptação de The Legend of Zelda para os cinemas, o que casaria com a estratégia da Nintendo de expandir a base de fãs de suas franquias. Até o momento, nenhum anúncio concreto foi feito.


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.