Nintendo se pronuncia oficialmente sobre vitória contra o emulador Dolphin

Emulador chegou a ser listado na Steam.

em 29/05/2023
A Nintendo se pronunciou oficialmente sobre a vitória que obteve contra o emulador Dolphin. A companhia se respaldou com base na DMCA, a Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital.


O Dolphin emulava títulos de Game Cube e Wii, infringindo portanto as propriedades da Big N. A declaração oficial foi divulgada pelo site Kotaku:
"Nintendo é uma empresa comprometida com a proteção do trabalho árduo e da criatividade dos desenvolvedores e engenheiros de videogames. Este emulador ilegalmente contorna as medidas de proteção da Nintendo e roda cópias ilegais dos jogos. O uso de emuladores ilegais ou cópias ilegais de games prejudica o desenvolvimento e, em última análise, sufoca a inovação. A Nintendo respeita os direitos de propriedade intelectual de outras empresas e, por sua vez, espera que os outros façam o mesmo".
O Dolphin chamou a atenção por ter sido anunciado na Steam. Com a solicitação da Nintendo, a Valve já removeu o emulador da página de sua loja de games. Os desenvolvedores do Dolphin, por sua vez, revelaram que estão buscando novas opções para disponibilizar o emulador.


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.