Nintendo eShop de Switch tem operações interrompidas permanentemente na Rússia

A partir de 31 de maio, a eShop do país funcionará de maneira limitada, permitindo somente baixar de novo softwares adquiridos previamente.

em 31/05/2023
Arte da Nintendo eShop com o logotipo da loja digital e um Nintendo Switch, ambos em um fundo laranja

De acordo com o portal Game Developer, em matéria publicada nesta quarta-feira (31), a Nintendo of Europe enviou um comunicado a publicadoras avisando que suspendeu as vendas na Nintendo eShop de Nintendo Switch na Rússia de maneira permanente. Segundo um e-mail enviado pela empresa, essa decisão entrou em vigou já neste dia 31 de maio.


A loja digital russa estava desde março de 2022 "em manutenção". Devido à invasão que o país realizou sobre o território ucraniano no ano passado, sistemas financeiros utilizados pela eShop bloquearam transações em rublos, impedindo o funcionamento do serviço. A Big N também suspendeu importações de seus produtos para a Rússia na época.

O novo anúncio da filial europeia revela que a empresa pretende desacelerar suas operações no país e que encerrar as vendas na eShop local faz parte desse processo. Veja a mensagem enviada para as publishers:
"Como resultado das perspectivas econômicas, a Nintendo of Europe decidiu encerrar as operações de sua subsidiária russa. Como parte de nossos esforços para honrar os compromissos anteriores com nossos clientes no mercado russo, a versão russa da Nintendo eShop será definida para oferecer serviço limitado.

A partir de 31 de maio de 2023 e no futuro próximo, os clientes russos com uma Conta Nintendo existente poderão baixar novamente o conteúdo digital que compraram anteriormente. Não será possível fazer novas compras ou usar códigos de download na Nintendo eShop na Rússia."

Com isso, informações de pagamento atreladas às Contas Nintendo russas, como cartões de crédito registrados ou perfis de PayPal atrelados, serão deletadas por questões de segurança.

Procurada pela Game Developer, a Nintendo não se pronunciou oficialmente.

Fonte: Game Developer


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)