Pokémon Stadium permite disputarmos batalhas no universo da primeira geração e em um ambiente tridimensional. Como ainda não há a possibilidade (e se é que teremos) de transferir monstrinhos das versões Red/Blue na adaptação para o Nintendo Switch Online, nossa única opção é utilizar os Pokémon rental, ou seja, alugados. Com isso, não podemos alterar seus movimentos ou atributos.
Pensando nisso, montamos esse guia para você, leitor e treinador, a fim de que possa superar os desafios propostos pela Prime Cup, o principal evento do jogo. Aqui, as batalhas podem ser travadas sem limite de nível e todos os Pokémon podem ser utilizados em seu potencial máximo, ainda que alugados.
Curioso para saber quais equipes serão utilizadas nas quatro categorias? Será que teremos apenas um time? A resposta você confere a seguir. Boa leitura!
Prime Cup
Como dissemos anteriormente, a Prime Cup é o principal evento de Pokémon Stadium. Teremos pela frente um grande desafio, já que os Pokémon utilizados pelo computador são mais fortes que os alugados e, em alguns casos, possuem movimentos melhores. Tem até Pokémon lendário aparecendo, o que aumenta o nível de dificuldade em estágios mais avançados.
Os torneios consistem em oito batalhas consecutivas, e a cada novo embate, temos nosso time completamente curado. Nossa equipe é composta por seis Pokémon, porém podemos escolher apenas três para batalhar, assim como no Gym Castle. Contudo, caso vençamos nosso adversário sem ter nenhum de nossos Pokémon nocauteados, uma “vida extra” é concedida, e poderemos usá-la caso as coisas fujam do controle.
Veja agora quais foram os Pokémon escolhidos para vencer cada categoria. É importante lembrar que, por ser uma competição nos moldes de sobrevivência, as escolhas vão além da força: aqui, a estratégia tem papel fundamental e alguns monstrinhos foram selecionados com esse propósito.
Poké Ball Cup
A primeira categoria é a porta de entrada na competição e serve como aquecimento para as ligas maiores. Nesta divisão, os adversários possuem, em sua grande maioria, Pokémon em suas formas base, com grande presença de monstrinhos dos tipos POISON e WATER. Portanto, nossos seis comandados terão a missão de vencer todos os desafios sem grandes dificuldades. O time será composto por:
Charmeleon, Butterfree, Kadabra, Victreebel, Lapras e Jolteon |
A ideia dessa equipe é se aproveitar das mecânicas da primeira geração para garantir a vitória. O primeiro é Charmeleon, de tipo FIRE, e será utilizado na grande maioria das batalhas por conta do golpe Slash.
Em seguida temos Butterfree, dos tipos BUG/FLYING, e embora não tenha golpes de STAB, seu movepool é interessante e diverso. Nossa terceira escolha é Kadabra, do tipo PSYCHIC, um dos Pokémon mais fortes que podemos escolher para essa categoria, e arrisco dizer que em alguns casos supera sua evolução Alakazam.
Para criar a combinação GRASS/FIRE/WATER, nossas próximas duas escolhas serão Victreebel e Lapras, dos tipos GRASS/POISON e WATER/ICE respectivamente. O ponto principal dessa composição é o equilíbrio, que atingimos nas combinações de tipos.
Por fim, Jolteon fecha o grupo por ser o único Pokémon do tipo ELECTRIC do jogo capaz de vencer Pokémon do tipo GRASS em virtude de Pin Missile e também por sua alta Speed, proporcionando acertos críticos em quase 20% dos movimentos que utiliza.
Great Ball Cup
O segundo torneio começa a ficar interessante. Deixamos a maioria de formas base para trás e passamos a ter mais Pokémon em suas formas intermediárias e algumas formas finais. Novamente, há uma grande concentração de adversários dos tipos POISON e WATER. Há também três tipos suscetíveis ao tipo FLYING em BUG, FIGHTING e GRASS. O time terá:
Charmeleon, Graveler, Hitmonlee, Jynx, Dodrio e Jolteon |
Assim como o primeiro sexteto, Charmeleon lidera o pelotão por ser um Pokémon do tipo FIRE consistente. Em segundo lugar temos Graveler, cuja combinação ROCK/GROUND possui cobertura neutra perfeita nesse game. Em virtude da escolha de golpes, Graveler é capaz de usar Earthquake e Rock Slide, dois movimentos excelentes.
O terceiro membro da equipe é Hitmonlee, do tipo FIGHTING, que será utilizado como atacante físico devastador graças ao seu ótimo Attack. O quarto Pokémon do time é um dos melhores de todo o jogo: Jynx. Dificilmente um Pokémon em sua forma final possui dois golpes de STAB.
Com Jynx presente, praticamente todos os adversários estão em xeque por conta dos tipos ICE/PSYCHIC de sua combinação. Golpes fortes como Psychic e Ice Punch são dominantes, além do fator SLEEP com Lovely Kiss, que com certeza transforma cenários de desespero em alegria.
Para fechar a composição, temos Jolteon, do tipo ELECTRIC, e Dodrio, dos tipos NORMAL/FLYING, duas máquinas de crítico que serão usadas frequentemente nas batalhas. Dodrio ainda possui um ponto interessante no golpe Agility, cujo efeito é dobrar a Speed. Como este atributo é base para cálculo de dano crítico, aproveite turnos livres para se tornar bem rápido e poderoso.
Ultra Ball Cup
Agora as coisas começam a ficar complicadas. Na Ultra Ball Cup, os Pokémon dos adversários estão em suas formas finais e não seguem mais os movimentos e atributos dos alugados. Com isso, estamos em uma tremenda desvantagem, mas nada que nosso time super potente não resolva. A equipe será composta por:
Dodrio, Starmie, Jynx, Jolteon, Pinsir e Hitmonlee |
Ainda, por também ser do tipo PSYCHIC, as resistências dessa criaturinha são imprescindíveis em certas batalhas, tornando-a uma peça-chave do sucesso. Nosso terceiro Pokémon é Jynx, e sem ela, é praticamente impossível vencer a classe Ultra.
O trio final é composto por Jolteon, Pinsir e Hitmonlee. O gato elétrico e o lutador de pernas compridas reprisam seus papéis de equipes anteriores. A novidade fica por conta de Pinsir.
Nos primeiros estágios, a escolha de Charmeleon se dava também pelo acesso ao golpe Slash. Com Pinsir na jogada, além de mantermos praticamente a mesma Speed, o besouro marrom possui um Attack muito maior; portanto, mais dano será causado. E se as coisas ficarem muito apertadas, arrisque Guillotine, pois caso acerte irá nocautear o adversário instantaneamente.
Master Ball Cup
O ápice das batalhas encontra-se aqui na Master Ball Cup. Espere confrontos extremamente difíceis e uma inteligência artificial que irá realizar trocas estratégicas e melhorar seus atributos. Veja a seguir o time designado para vencer o torneio:
Dodrio, Hitmonlee, Starmie, Jynx, Tauros e Jolteon |
Sem muito segredo, nosso time é basicamente a nata dos Pokémon alugáveis do jogo. Os golpes mais fortes e os melhores atributos estão à nossa disposição. Como já explicamos o funcionamento de todos os membros, com exceção de Tauros, iremos focar nas especialidades do time.
Começando pelo Tauros, o tipo NORMAL é bem prático e fácil de usar. Basta clicar em Stomp para causar bastante dano, com chances de atordoar (flinch) e também crítico, já que em média, os acertos críticos ocorrem em 20% (aproximadamente) dos casos.
Conforme explicamos no melhor time para vencer o Gym Leader Castle, os turnos de SLEEP funcionam de maneira diferente na primeira geração. Use e abuse de Lovely Kiss com Jynx para garantir uma troca ou atrasar um oponente rápido para um companheiro mais lento.
Os movimentos de suporte dos Pokémon parecem inúteis às vezes, ainda mais se considerarmos a condição de alugável dos bichinhos. Entretanto, há algumas exceções. Há adversários que costumam utilizar Focus Energy em um Pokémon rápido, como Scyther, ou seguido de Slash para causar muito dano.
Por isso, também faça uso desses movimentos sempre que possível. Jynx é o clássico exemplo dessa situação: a bruxa gélida é bem rápida e constantemente atacará antes. Desse modo, em cenários desfavoráveis, como Jynx contra Charizard, coloque a salamandra para dormir e troque para um colega que lida melhor com a situação.
Campeão! |
Parabéns, o campeão foi definido! Vencer todas as categorias da Prime Cup é uma das conquistas mais importantes do jogo e é uma das mais difíceis em virtude do nível dos Pokémon e da inteligência artificial. Nosso objetivo com essa matéria é proporcionar a você, leitor, as melhores opções para cada desafio.
E você, o que achou dos times? Acredita que escolhemos as melhores opções para cada cenário? Deixamos algum Pokémon de fora? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Davi Sousa