Mega Man Network Transmission (GC): 20 anos de luta contra vírus no ciberespaço

Relembre uma das últimas aventuras do robô azul antes do hiato de décadas.

em 06/05/2023

Em 2003, surgia no GameCube Mega Man Network Transmission, uma ponte entre os dois primeiros jogos da série Battle Network, originalmente para GBA. Diferentemente dos títulos para o portátil da Nintendo, Network Transmission tentava resgatar a essência dos clássicos do robô azul icônico da Capcom, com ação estilo plataforma side-scrolling, mas incluindo toda a parte tática dos chips introduzidos na série de GBA.

Contexto.exe

A história de Network Transmission se passa um mês depois dos acontecimentos de Battle Network. Quando todos pensavam que Dr. Wily e a organização WWW foram finalmente derrotados e o mundo estava em paz, um poderoso vírus chamado Zero Virus invade a rede e ameaça colocar um fim na humanidade.

Diante dessa nova ameaça, que está infectando todos os NetNavis, incluindo antigos oponentes de MegaMan.EXE, cabe ao robô azul, com ajuda de Lan Hikari, derrotá-lo para retomar a paz não apenas no ciberespaço, mas também no mundo real. A dupla, como de praxe, não está sozinha: outros Navis, como NumberMan.EXE, Roll.EXE e até mesmo ProtoMan.EXE, se juntam à causa para salvar os dois mundos.

Jogabilidade.exe

Ao todo, Network Transmission conta com seis grandes áreas, cada qual protegida por um chefe. Essa exploração no ciberespaço é feita por MegaMan.EXE, que, enquanto supera sessões de plataforma, pode contar com os Battle Chips enviados por Lan para traçar diferentes estratégias para lidar com os oponentes infectados pelo Zero Virus no meio do caminho.

Diferentemente do combate nos games da série Battle Network, os chips têm uma quantidade de uso definida e podem ser usados na ordem que o jogador preferir. Mais uma vez, quando a barra de customização (Custom Gauge) é preenchida, Lan pode enviar ao seu parceiro NetNavi uma nova leva de Battle Chips, melhorando o potencial de MegaMan.EXE.


Indo na contramão dos jogos clássicos do robô azul, Network Transmission permite que o jogador deixe as fases a qualquer momento sem que haja perda no progresso. Desse modo, de volta ao mundo real, pode-se comprar novos Battle Chips e outras melhorias com os Zennys adquiridos ao longo da exploração, bem como organizar a pasta de chips que são enviados para MegaMan.EXE.

A exploração, que herda um pouco do grinding introduzido no primeiro título de GBA, também traz benefícios ao NetNavi de Lan: inimigos podem derrubar seus próprios chips e revisitar as dungeons posteriormente permite que MegaMan.EXE tenha acesso a itens que não podiam ser obtidos no início da campanha.

Contudo, enquanto traz alguns conceitos não vistos nos outros títulos do robô azul, a jogabilidade gerou controvérsias: Network Transmission traz desafios um tanto quanto desbalanceados, ora muito elevados pelo padrão proposto pelo jogo, ora demasiadamente simples, podendo desmotivar jogadores não acostumados com uma dificuldade excessiva. Para quem não está acostumado, é possível ver a tela de “Game Over” várias vezes seguidas, uma frustração que pode tornar o jogo em uma repetida experiência de tentativa e erro.

Receptividade.exe

Network Transmission chama atenção por sua parte audiovisual, que é, sem dúvidas, seu ponto alto. Dada a época em que o jogo foi produzido, os gráficos vibrantes e personagens carismáticos saltam aos olhos, especialmente nas batalhas contra os chefes, mostrando ao mundo toda a potência de hardware do GameCube. Além disso, em momentos-chave, há a adição de cutscenes animadas e totalmente dubladas, que ajudam a contextualizar a trama.

As músicas memoráveis também são excelentes e memoráveis, ajudando a criar uma combinação de cores e sons que simula com maestria a atmosfera de batalha virtual proposta pela série Battle Network. Sendo assim, Network Transmission consegue resgatar a essência dos Mega Man clássicos ao mesmo tempo em que cria um clima tanto divertido quanto tenso durante a ação no ciberespaço.

Infelizmente, nem tudo são flores para o robô azul cibernético: a história é pouco desenvolvida, à época considerada desinteressante pelos críticos. De fato, se comparado ao de séries como Mega Man X e Mega Man Zero, famosas por suas tramas sólidas e bem construídas, o enredo de Network Transmission — e possivelmente de toda a saga Battle Network — não é o motivo pelo qual o título de GameCube merece ser lembrado.

Nostalgia.exe

Apesar dos contras e controvérsias, Mega Man Network Transmission é um título que muitos jogadores consideram uma das pérolas do GameCube, devido às suas mecânicas únicas que combinam o clássico e o inovativo do imaginário do robô azul e apresentação audiovisual impecável. Sem dúvidas, Network Transmission é um jogo que merece ser lembrado com carinho por todos os fãs de plataforma e estratégia — quem sabe a Capcom não o traga ao Switch e demais plataformas em breve?


Revisão: Thais Santos
Capa: Thais Santos
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Também conhecida como Lilac, é jornalista e atualmente trabalha com assessoria de imprensa. Fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas.
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