1080º Snowboarding (N64): designer acreditava que o jogo seria cancelado pela Nintendo

Um pouco dos bastidores da empresa e seu elevado padrão de qualidade.

Um dos títulos que se destacou na época do console de 64 bits da Nintendo foi 1080º Snowboarding (N64). Mas a história poderia ter sido diferente, segundo os testes iniciais.


Em entrevista à revista Retro Gamer, o programador e designer Giles Goddard revelou que internamente o jogo não performou bem. Por isso, ele acreditava que a Nintendo cancelaria o projeto:
"O título recebeu uma pontuação realmente baixa nos testes internos da Nintendo, qualquer nota abaixo de 6 é ruim e eles normalmente não lançam o jogo. Eu pensei que seria um completo desastre. Porém, isso mostra que mesmo a Nintendo não sabe quais games venderão bem. Fiquei surpreso deles não terem cancelado já que ele não custou muito e não desfalcaria alguma de suas franquias".
Goddard acredita que o destaque que o título viria a ter se deve aos controles, visto que foi o aspecto mais trabalhado pela equipe de desenvolvimento. Na sua visão, "muitos games não colocam o mesmo esforço em pequenas coisas como movimento de câmera ou as pequenas e sutis reações físicas".

1080º Snowboarding acabou sendo bem recebido pela crítica e vendeu mais de 2 milhões de unidades mundialmente, o que garantiu uma sequência chamada 1080º Avalanche (GC). Desde então, a franquia permanece em pausa, sem previsão de retorno.


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.


Disqus
Facebook
Google