Pokémon Stadium (N64): Melhor time para vencer o Gym Castle (Rental)

Descubra quais são os melhores Pokémon alugados para conquistar o castelo de ginásios.

em 12/04/2023

Assim que o game Pokémon Stadium (N64) foi anunciado para o Nintendo Switch, confesso que fiquei super feliz e empolgado por conta do fator nostalgia de jogá-lo quando criança. Me recordo da época em que podíamos alugar fitas na sexta-feira para devolver apenas na segunda, garantindo um fim de semana inteiro de alegria e diversão.

Quando se é criança, o que importa é poder: movimentos fortes e Pokémon lendários eram constantemente selecionados nas batalhas. Ninguém queria perder, e ter a chance de falar que é melhor que seus amigos é uma sensação que só vivendo para saber. Claro, tudo em um ambiente saudável, pois nem sempre vencemos.

Com o lançamento de Pokémon Stadium para o Nintendo Switch através do pacote adicional de assinatura online, poderemos nos lembrar dos velhos tempos e passar pelos mesmos desafios. Porém, desta vez, estamos em outro nível por termos acumulado experiência após anos jogando esta maravilhosa franquia.

A seguir, você poderá conferir os melhores Pokémon alugáveis para superar o castelo dos líderes de ginásio e Elite Four da região de Kanto. Boa leitura!

Dicas Importantes

Por se tratar de um jogo no universo da primeira geração, temos que lembrar alguns pontos críticos e que podem fazer a diferença entre a vitória e a derrota.
  • Os tipos DARK, STEEL e FAIRY não existiam, logo, Magneton é um Pokémon apenas do tipo ELECTRIC, enquanto que Clefable é apenas do tipo NORMAL;
  • O atributo SPECIAL ainda não havia sido dividido, portanto, Pokémon como Chansey são demasiadamente fortes tanto ofensiva quanto defensivamente;
  • A separação de movimentos em físicos e especiais ainda não havia sido feita, desse modo, os tipos determinam qual atributo será usado para causar dano, Attack ou Special;
  • Tipos que causam dano com base no Attack: NORMAL, FIGHTING, FLYING, POISON, GROUND, ROCK, BUG e GHOST;
  • Tipos que causam dano com base no Special: FIRE, WATER, GRASS, ELECTRIC, PSYCHIC, ICE e DRAGON;
  • Os Pokémon do tipo PSYCHIC, em particular eram extremamente desequilibrados, causando muito dano em todos os tipos (com exceção de si mesmo), ou seja, praticamente imparável;
  • Como estamos falando de Pokémon Alugados (rental), nem todos os monstrinhos possuem bons golpes de seus tipos e atributos maximizados, de modo que:
        1. Golpes considerados fortes e consistentes, como Thunderbolt, Ice Beam e Flamethrower raramente são vistos em Pokémon no último estágio, sendo mais comuns nas formas intermediárias ou no estágio inicial da linha evolutiva;

        2. Os atributos dos Pokémon não estão no máximo permitido pela programação do jogo. Após calcular por amostragem, pude perceber que alguns Pokémon possuem menos investimento de Effort Points do que outros, causando uma pequena, porém notável, diferença no dano causado/mitigado.

Os escolhidos

Nosso time será composto por três Pokémon fixos e três Pokémon que irão se revezar, a fim de compor a equipe de seis monstrinhos permitida para as batalhas. Como as disputas seguem o formato de 3x3, há casos em que os três fixos serão escolhidos ou apenas dois deles, dependendo do tipo do líder de ginásio.

Outro ponto importante para se destacar é que somente o líder do ginásio utiliza uma equipe completa com base em sua especialidade, portanto, espere Pokémon de todos os tipos para os desafiantes. Veja a seguir os monstrinhos selecionados para compor nosso melhor time.

Jynx

Abençoada por Arceus com dois tipos ofensivos excelentes em ICE/PSYCHIC, Jynx consegue se encaixar em praticamente todos os trios utilizados durante a campanha. Não é para menos: por ainda não ter seu estágio evolutivo anterior, Smoochum, sua movepool é considerada uma das melhores entre os Pokémon alugados.

Estão à sua disposição golpes como Psychic e Ice Punch, que recebem STAB e são bem fortes. O melhor de tudo é que ambos possuem precisão alta, já que na primeira geração todos os ataques possuem chance de errar.


Para completar seu moveset, temos Lovely Kiss para adormecer nossos oponentes. Aqui vai mais uma dica: a mecânica de SLEEP na primeira geração é totalmente diferente das demais, no sentido de quando o Pokémon acorda. Nesse universo, primeiro o monstrinho acorda, para apenas no turno seguinte se mover.

Isso, no entanto pode ser usado e abusado pela Jynx, já que sua Speed é considerada alta e, na maioria dos casos, irá se mover antes do adversário, podendo colocá-lo novamente para dormir, ganhando um turno extra de dano ou para realizar uma troca “de graça” para se reposicionar.

Starmie

Starmie é sinônimo de primeira geração por diversas razões, seja por sua presença na série animada ou por ser um Pokémon fantástico. Com atributos muito bem equilibrados e tendo a Speed como diferencial, Starmie se destaca dentre os monstrinhos do tipo WATER.

Parece que somente isso não é o bastante para nossa querida estrela do mar: além do tipo WATER, Starmie é um Pokémon do tipo PSYCHIC e, com isso, a coisa muda de figura completamente.


Embora não tenha um golpe poderoso de seu tipo, como Jynx, Starmie é capaz de vencer outros Pokémon que possuem o mesmo tipo pela presença de Tri-Attack e Thunder. O primeiro é um movimento bom de se usar quando o adversário está com pouco HP, enquanto o segundo dispensa comentários.

Caso queira abusar da sorte, Minimize aumenta seu poder evasivo, podendo ser crucial em alguns momentos importantes, como nas batalhas contra a Elite Four. Ademais, Starmie é um Pokémon bem completo e só seria melhor se pudéssemos escolher seus movimentos.

Flareon

Por incrível que pareça, Flareon é a melhor opção de Pokémon do tipo FIRE para desafiar o castelo de ginásios. Isso ocorre porque o Attack e Special de Flareon são muito altos para um Pokémon com seu tamanho.

Na primeira geração, o movimento Fire Blast é bem mais consistente do que parece. Não deixe que seus 85% de precisão te afaste: os 120 pontos de base somados a 33% de chance de causar BURN mais do compensam esse pequeno detalhe.


Ainda, com a presença de Double-Edge em seu moveset, o dano causado é muito alto e, mesmo causando prejuízo ao próprio Flareon, é uma boa opção para nocautear adversários com pouca vida ou em cenários em que não vale o risco de errar Fire Blast.

Elenco rotativo

Os Pokémon apresentados nesta seção também são muito fortes para os padrões da primeira geração, porém, falham em algum ponto importante em sua construção, seja moveset ou atributos abaixo de um nível aceitável para sua proposta.

Dodrio

Integrante do melhor time para a região de Kanto nas versões Red/Blue, Dodrio é um Pokémon do tipo FLYING que se destaca por seu segundo tipo: NORMAL. De fato, outras criaturinhas com essa combinação, como Pidgeot e Fearow, também aparecem, mas nenhum deles com a utilidade do avestruz de três cabeças.

Isso porque um de seus golpes característicos até o momento, Tri Attack, ainda causa dano com base no Attack do monstrinho, logo, Dodrio é uma máquina de causar dano — e com certa rapidez —, algo que seus colegas citados acima não conseguem repetir.


Para utilidade, temos Reflect aumentando a defesa física de toda a equipe por cinco turnos, e Substitute, que cria uma cópia do usuário com 25% do HP total e bloqueia condições negativas como TOXIC e PARALYZE.

Tauros

Outro exemplo de monstrinho que abusa das mecânicas da primeira geração é o touro mais famoso de Kanto: Tauros. Este Pokémon é exemplo de força bruta e, competitivamente falando, há apenas dois Pokémon capazes de pará-lo por completo (Rhydon e Golem), além de um Tauros adversário.


Mas, como assim o Tauros é ameaçado por si mesmo? A gente explica: na primeira geração, a mecânica de dano crítico é com base na Speed do monstrinho, e, como o Tauros é um dos mais rápidos dentre os 151 disponíveis, é quase certo que seu golpe causará dano crítico, logo, quem tiver o primeiro acerto, vence.

Magneton

Tirando Zapdos, Magneton é um dos melhores Pokémon do tipo ELECTRIC para se utilizar no castelo de ginásios, graças às sua alta defesa e base de Special. Conforme pontuamos algumas vezes aqui na matéria, na primeira geração, o atributo Special é usado tanto no ataque como para defesa, ou seja, Magneton é uma opção bem flexível.


Mas não pense que o ímã de Kanto é apenas poder bruto: sua utilidade por meio de Thunder Wave permite que aliados mais lentos possam se destacar em certas batalhas ou até mesmo barrar o ímpeto de monstrinhos como Gengar e Alakazam, exemplos de velocidade alta nessa geração.

Chansey

Não tem como montarmos uma matéria de melhor time para Pokémon Stadium sem Chansey. Com golpes como Ice Beam e Thunder, a bola rosa de Kanto é muito, mas muito forte. Competitivamente falando, a companheira da Enfermeira Joy é um dos melhores Pokémon atualmente pelo seu potencial defensivo, mas, nos idos dos anos 2000, seu poder ofensivo era tão grande quanto a retaguarda.


Se a defesa de Chansey é baixa e constantemente focada por adversários, Reflect também está à sua disposição para aumentar não só a sua própria defesa, como de toda a equipe, aumentando as chances de sobrevivência a qualquer momento durante as disputas.

Nidoking

Outro integrante do melhor time em sua região, Nidoking também é um bom Pokémon para se utilizar no castelo. Por ter atributos balanceados e acesso ao poderoso Earthquake, há uma clara vantagem em relação a Rhydon e Golem, dois Pokémon que poderiam estar aqui caso não tivessem Dig em seu moveset como opção de STAB.

Adicionalmente, o tipo POISON na primeira geração causava dano super efetivo no tipo BUG. Dessa maneira, Pokémon como Parasect possuem fraqueza quádrupla, enquanto que Scyther recebe dano dobrado, algo bem diferente do que temos hoje.

Alakazam

Em posse de atributos invejáveis (Speed e Special), Alakazam é uma máquina de causar dano em qualquer Pokémon, pois seu atributo Special é naturalmente maior do que qualquer outro monstrinho, com exceção de Chansey e Mewtwo.

Por meio do site A Pokémon Calculator, fizemos algumas simulações de dano em Blastoise para comparar seu desempenho utilizando Confusion em relação a Jynx, outro Pokémon do tipo PSYCHIC, que tem em seu arsenal o golpe mais poderoso desse tipo, Psychic.

Alakazam Confusion vs. Blastoise: 41-49 (25.3 - 30.2%) -- garantido 4HKO

Jynx Psychic vs. Blastoise: 57-67 (35.1 - 41.3%) -- garantido 3HKO

Em todos os cenários, consideramos os atributos de cada monstrinho no jogo Pokémon Stadium, pois os três foram consideravelmente enfraquecidos direto em suas bases de atributos. Mesmo Alakazam tendo menos potência, a longo prazo, a desvantagem é de Jynx. Ficou confuso? Calma, a gente tem um Full Heal para você:

  • O atributo Special do Alakazam possui 135 pontos de base, enquanto que Jynx, 95, então, no pior cenário possível, Alakazam teria 171 pontos de Special e Jynx, 131 pontos;
  • No jogo Pokémon Stadium, a raposa psíquica disponível para locação possui 163 pontos no atributo Special e a dançarina gélida possui 123 pontos.
  • Por meio do site acima, identificamos que a base de Alakazam foi reduzida para 127 e a de Jynx, para 87, uma redução de aproximadamente 6% no primeiro e 8,5% no segundo;

Agora, veja como ambos se comportam quando recebem dano de Blastoise:

Blastoise Hydro Pump vs. Jynx: 63-75 (42.5 - 50.6%) -- 1.4% chance de  2HKO

Blastoise Hydro Pump vs. Alakazam: 48-57 (34.7 - 41.3%) -- garantido 3HKO


Veja como a combinação de atributo + movimento é importante: enquanto Alakazam precisa de quatro investidas, Jynx necessita de apenas três, já que Psychic possui 90 pontos contra meros 50 de Confusion.

Agora, quando consideramos também o atributo, a defesa de Jynx é comprometida, já que Blastoise, virtualmente, precisa de apenas dois acertos, enquanto que em Alakazam são necessários três.

Em um duelo como este, Alakazam possui vantagem, pois tem chance alta de causar dano crítico em virtude de sua alta Speed, algo que Jynx nem sonha em realizar.

O Castelo

Após a apresentação da equipe, temos que passar para você que está lendo quais são os desafios do castelo de ginásios. Separamos a lista por líder de  e deixamos uma sugestão de equipe que se encaixa melhor para cada um.

Gym Leaders

Pewter Gym
Líder: Brock
Especialidade: Tipo ROCK

Equipe recomendada para vencer Pewter Gym

 

Cerulean Gym
Líder: Misty
Especialidade: Tipo WATER

Equipe recomendada para vencer Cerulean Gym

 

Vermilion Gym
Líder: Lt. Surge
Especialidade: Tipo ELECTRIC

Equipe recomendada para vencer Vermilion Gym


Celadon Gym
Líder: Erika
Especialidade: Tipo GRASS

Equipe recomendada para vencer Celadon Gym



Fuchsia Gym
Líder: Koga
Especialidade: Tipo POISON

Equipe recomendada para vencer Fuchsia Gym

 

Saffron Gym
Líder: Sabrina
Especialidade: Tipo PSYCHIC

Equipe recomendada para vencer Saffron Gym


Cinnabar Gym
Líder: Blaine
Especialidade: Tipo FIRE

Equipe recomendada para vencer Cinnabar Gym


Viridian Gym
Líder: Giovani
Especialidade: Tipo GROUND

Equipe recomendada para vencer Viridian Gym

Elite Four

Arena #1
Elite: Lorelei

Especialidade: Tipo ICE

 

Arena #2
Elite: Bruno
Especialidade: Tipo FIGHTING

 


Arena #3
Elite: Agatha

Especialidade: Tipo GHOST (mas na verdade é POISON hehehe)

 


Arena #4
Elite: Lance

Especialidade: Tipo DRAGON (só que não kkkkk)


 

Champion
Blue (Rival)
Especialidade: Variada


Equipe recomendada para vencer Elite Four

Parabéns, agora você é o campeão! Esperamos que com este artigo você possa superar os desafios do castelo de ginásios sem grandes problemas.

Lembre-se: estratégia também é importante, não só poder bruto. Analisar o que cada Pokémon pode fazer é de suma importância.

Em breve, traremos guias para as demais competições do game, então fique ligado!

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

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Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
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