Kirby's Dream Land (GB): Sakurai apresenta segredos do desenvolvimento do jogo em novo vídeo

Vídeo de número 100 do canal de criação de jogos de Masahiro Sakurai mostra alguns detalhes sobre o primeiro Kirby.

Em agosto de 2022, o designer e diretor Masahiro Sakurai criou um canal sobre desenvolvimento de jogos, que ele tem mantido atualizado desde então. O centésimo vídeo e mais recente do canal mostra alguns detalhes sobre o desenvolvimento de Kirby's Dream Land para Game Boy.

Kirby's Dream Land foi o primeiro jogo da franquia da bolota rosa que é desenvolvida pela HAL Laboratory e publicada pela Nintendo. Masahiro Sakurai foi o responsável pela criação do personagem e foi o diretor de vários jogos da série incluindo essa obra inaugural. Uma curiosidade que vale a pena destacar é que nesse jogo Kirby ainda não era capaz de usar as Copy Abilities que se tornaram sua marca registrada a partir de Kirby's Adventure (NES).

Não é a primeira vez que Sakurai faz um vídeo sobre o jogo, tendo também discorrido sobre os conceitos de design dele anteriormente. Porém, o novo vídeo inclui informações e curiosidades que ele havia apresentado de forma exclusiva durante o concerto orquestrado de 2017 que celebrava os 25 anos da série. São cerca de 17 minutos que vale a pena assistir para qualquer fã da franquia.

Para desenvolver o jogo, Sakurai e sua equipe usaram um sistema chamado de Twin Famicom, uma versão do NES japonês que também incluía o "Famicom Disk System". Com as ferramentas de desenvolvimento em um disco e uma trackball feita pela própria equipe como apoio, eles consideraram o sistema muito prático para fazer o jogo na época.

O vídeo também mostra uma gravação das ferramentas de desenvolvimento que permitiam a equipe desenhar a pixel art e combinar os fragmentos para fazer os sprites dos personagens que seriam usados no jogo. Táticas espertas e gambiarras que atualmente seriam vistas como um desperdício de esforço foram empregadas para reaproveitar algumas dessas partes, permitindo um tamanho compacto para o arquivo final do jogo, embora ele ainda tenha ficado maior do que a equipe planejava.

Em um ponto do vídeo, Sakurai mostra um documento de design, revelando que ele trabalhou na pixel art primeiro e depois fez as ilustrações lá presentes. Um detalhe desenhado nesse documento é bem similar ao conceito de empurrar o inimigo para fora da tela da série Super Smash Bros., mas curiosamente Sakurai não tinha usado ele como base e só foi notar que já havia pensado nisso depois de ter trabalhado na criação de Smash.

Ao final, Sakurai destaca o design do visor na máscara de Meta Knight e imagens prototipadas de Kirby's Super Star (SNES). No início do desenvolvimento do jogo de Super Nintendo, o diretor decidiu desenhar versões iniciais do Kirby em suas diferentes formas. Assim, ele destacou que para ele e a equipe era muito importante ter uma visão clara de como as coisas ficariam na prática durante o desenvolvimento e esses protótipos de animação fizeram a diferença na criação do jogo.

Fonte: Masahiro Sakurai on Creating Games


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.


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