Dicas e Truques

Digimon World: Next Order (Switch): Guia de habilidades de domador

Confira as nossas preferências sobre quais habilidades devem receber prioridade.

Sete anos após seu lançamento inicial, Digimon World: Next Order finalmente recebeu uma versão para Switch e, como visto em nossa análise, combina diversas mecânicas diferentes. Dentre as funcionalidades que possuem maior relevância durante o jogo, as habilidades de domador, com certeza, possuem grande destaque, afetando diretamente todos os outros sistemas.

Essas capacidades são distribuídas em subcategorias que se apresentam dentro de quatro categorias principais: Básico, Treinador, Sobrevivente e Comandante. Neste guia, abordaremos sobre todas as técnicas de domador disponíveis, apresentando nossa opinião sobre quais são as mais úteis e quais devem receber prioridade em ser aprendidas.

Básico:

Tipo Tratamento

  • Reforço de humor - Pequeno bônus durante o reforço de humor;
  • Reforço de laço - Pequeno bônus durante o reforço de laço;
  • Reforço de digiamigo - Pequeno bônus durante o reforço de digiamigo;
  • Mestre do coração - Ganha alguns pontos de experiência de domador durante o reforço de humor, laço e digiamigo.
Como deu para notar, as habilidades do Tipo Tratamento fornecem bônus de humor, laço e digiamigo. Ocorre que esses atributos aumentam de forma muito simples durante o jogo, bastando que não tenhamos muitas falhas com os nossos parceiros digimon. Deste modo, recomendo que esses talentos sejam deixados para quando não tiver mais nada para aprender.

Tipo Vida

  • Digievolução de longa vida - A vida adquirida com a digievolução aumenta;
  • Reforço de vida - Aumenta a vida natural; 
  • Grande reforço de vida - Aumenta a vida natural ainda mais.
Essas três capacidades são indispensáveis e devem receber grande atenção, pois elas aumentam bastante o ciclo de vida dos digimon, fazendo com que tenhamos mais tempo para treiná-los, fortalecê-los e usá-los.

Tipo Transmissor

  • Alto carregamento - A capacidade de carregamento de itens fica em 30;
  • Mega carregamento - A capacidade de carregamento de itens fica em 40;
  • Giga carregamento - A capacidade de carregamento de itens fica em 50; 
  • Carregamento máximo - A capacidade de carregamento de itens fica em 60.
Embora as aptidões de carregamento sejam úteis, acredito que elas podem ser adquiridas gradativamente com o decorrer dos capítulos. Digo isso, pois há muitos lugares inacessíveis no início do jogo, o que limita a variedade de itens que podem ser encontrados. 

Para não se limitar muito com os vinte espaços iniciais, recomendo que a habilidade “Alto carregamento” seja aprendida no início do jogo; no entanto, a “Mega carregamento” pode ser tranquilamente adquirida durante o capítulo dois, “Giga carregamento” durante o terceiro, e “Carregamento máximo” no decorrer do quarto ou quinto.

Tipo Reverso

  • Polimento de digiovo - Reforça a herança de parâmetros em um nível ao renascer; 
  • Injeção de zelo - Reforça a herança de parâmetros em dois níveis ao renascer;
  • Injeção de humor - Reforça a herança de parâmetros em três níveis ao renascer;
  • Benção dos céus - Reforça a herança de parâmetros em quatro níveis ao renascer.
Os quatro talentos do Tipo Reverso também devem ser aprendidos com prioridade. Através deles, os digimon conservam uma quantidade maior de suas estáticas ao renascerem, permitindo a aquisição de criaturas cada vez mais poderosas.


Treinador:

Tipo Professor

  • Treinador de poder - Reforça efeitos do treinamento de FOR (força) e VEL (velocidade);
  • Treinador de intelecto - Reforça efeitos do treinamento de SAB (sabedoria) e PM (equivalente ao MP);
  • Treinador de resistência - Reforça efeitos do treinamento de PS (equivalente ao HP) e VIG (vigor);
  • Cuidado com cansaço - Reduz o cansaço do treinamento;
  • Reforço de sorte - Reforça ainda mais os efeitos do treinamento essencial;
  • Treinador mestre - Reforça ainda mais os efeitos de todos os treinamentos;
Os talentos do Tipo Professor são todos obrigatórios para os jogadores que evoluem os seus digimon com os treino; no entanto, são dispensáveis para as pessoas que utilizam as batalhas como fonte de experiência. No meu caso, eles foram adquiridos ainda no início do jogo, pois utilizei muito o treinamento.

Tipo Cuidado de Vida

  • Cuidado com alimentação - Reforça humor ao comer;
  • Cuidado com banheiro - Reforça humor ao usar o banheiro;
  • Cuidado com sono - Reforça recuperação de PS, PM e cansaço ao dormir;
  • Carinho - Reforça efeitos de repreensão e elogios;
  • Mestre da vida - Reforça laço e digiamigo ao comer, usar o banheiro ou dormir.
Aqui temos mais maestrias que influenciam o humor do digimon. Como já mencionei anteriormente, é muito simples manter um digimon alegre, razão pela qual a maioria das melhorias do Tipo Cuidado de Vida podem ser ignoradas.

A possível exceção é a “Cuidado com sono”, que melhora a recuperação de PS, PM e cansaço ao dormir; no entanto, ela só vai ser útil quando os digimon estiverem com status extremamente altos, situação que imagino ser impossível de acontecer antes da terceira ou quarta geração. Desse modo, caso julgue necessário, ela pode ser adquirida em um momento mais avançado. 

Tipo Evolução

  • Boa digievolução - Parâmetros aumentam quando os parceiros digievoluem;
  • Nova digievolução - Parâmetros aumentam quando os parceiros digievoluem em um digimon pela primeira vez;
  • Veterano de digievolução - Parâmetros aumentam quando os parceiros digievoluem em um digimon pela segunda vez e posteriormente; 
  • Grande digievolução - Parâmetros aumentam ainda mais quando os parceiros digievoluem.
Aqui não há segredo: o Tipo Evolução melhora ainda mais os status do digimon durante as digievoluções. Como em Next Order os digimon estão em um constante ciclo de vida e morte, as digievoluções, sejam novas ou repetidas, sempre vão acontecer. Dessa forma, trata-se de quatro maestrias indispensáveis, devendo ser obtidas ainda no início.


Sobrevivente:

Tipo Buscador

  • Buscador selvagem - Aumenta a taxa de descoberta de ingredientes selvagens;
  • Pescador - Aumenta a taxa de acertos na pesca; 
  • Batedor selvagem - Aumenta a taxa de descoberta de ingredientes selvagens raros;
  • Mais ainda - Chance de pescar várias vezes aumenta; 
  • Caçador de ingredientes - Aumenta ainda mais a taxa de aquisição de ingredientes selvagens e de pesca.
Mais uma vez estamos diante de uma situação que pode ser vista de maneiras diferentes pelos jogadores, pois o Tipo Buscador melhora a taxa de encontro de alimentos e o sucesso com a pesca. Durante o meu progresso, além de não utilizar muito a pesca, mantive a alimentação dos monstrinhos à base de carnes cultivadas. Por essa razão, essas maestrias não foram muito úteis para mim.

Apesar disso, vender peixes é uma das formas de se adquirir dinheiro no jogo (particularmente prefiro o mercado de ações). Dessa forma, “Pescador” e “Caçador de ingredientes” podem ser úteis para aqueles que gostam de utilizar a vara e o anzol.

Tipo Extrator

  • Homem de metal - Reforça a quantidade de materiais de metal obtidos e a taxa de aquisição de itens raros; 
  • Homem de pedra - Reforça a quantidade de materiais de rocha obtidos e a taxa de aquisição de itens raros; 
  • Homem liquido - Reforça a quantidade de materiais líquidos obtidos e a taxa de aquisição de itens raros; 
  • Homem de madeira - Reforça a quantidade de materiais de madeira obtidos e a taxa de aquisição de itens raros; 
  • Mestre dos materiais - Reforça a quantidade de todos os quatro tipos de materiais obtidos e a taxa de aquisição de itens raros. 
Outro conjunto autoexplicativo: aumenta a quantidade obtida dos quatro tipos de materiais usados em construções. Apesar de ser extremamente importante aperfeiçoar as estruturas da cidade, muitos dos locais de coleta são inacessíveis no início do jogo. Por essa razão, essas aptidões se tornam mais úteis a partir do segundo capítulo, quando os nossos pontos de exploração aumentam.

Tipo Campista

  • Rapaz da cozinha - Permite culinária de alto nível (usando dois tipos de ingredientes) no acampamento;
  • Mestre da cozinha - Aumenta a taxa de sucessos de ótima comida no acampamento;
  • Melhor chef - Aumenta ainda mais a taxa de sucessos de ótima comida no acampamento.
E lá vamos nós para mais uma circunstância de interpretação particular: Digimon World: Next Order possui um sistema de culinária interessante, com a possibilidade de criação de alguns pratos que concedem bons efeitos. Apesar disso, não é uma função que utilizei muito durante a minha campanha, pois, como já mencionei, as carnes foram suficientes para saciar os monstrinhos. Por esse motivo, essas maestrias não estão na nossa lista de prioridades.

Tipo Caminhante

  • Atleta saudável - Recupera PS lentamente enquanto se move;
  • Treinador mental - Diminui o efeito negativo de locais que não gosta; diminui a chance de ficar doente;
  • Atleta revigorante - Recupera PM lentamente enquanto se move;
  • Saudável - Recupera muito PS e PM enquanto se move.
Temos aqui três habilidades fantásticas e essenciais, pois recuperam o HP e o MP enquanto caminhamos pelo mundo. Embora a maestria “Treinador mental” não possua a mesma utilidade das outras três, é necessário adquiri-la para termos acesso a "Saudável". Desse modo, recomendo a aquisição por completo do Tipo Caminhante.


Comandante:

Tipo Ordem

  • Segunda ordem - Desbloquear o segundo espaço de habilidade de ataque permite o uso do segundo comando de ataque na batalha;
  • Ordem de defesa - Permite o uso do comando de defesa;
  • Ganho de PO - Reforça a taxa de aumento de PO (poder de ordem)
  • Terceira ordem - Desbloquear o terceiro espaço de habilidade de ataque permite o uso do terceiro comando de ataque a batalha;
  • Defesa alta - O comando de defesa agora reduz o dano em 100%;
  • Próxima ordem - Desbloquear o quanto espaço de habilidade de ataque permite o uso do quarto comando de ataque na batalha;
  • Mestre de PO - Reforça o valor inicial de PO (poder de ordem) e acumula PO acima do limite de laço de 100.
Dentro do Tipo Ordem, temos a função mais importante para batalhas: a defesa. Em Digimon World: Next Order, defender durante os confrontos não é apenas importante, mas indispensável. Embora os combates possam parecer fáceis contra os primeiros adversários, há muitos digimon que são praticamente invencíveis sem o uso dessa técnica. 

A melhoria “Ganho de PO” também é indispensável e deve ser adquirida logo após as ordens de defesa. Isso porque, quanto mais rápido os pontos de ordem forem acumulados, mais depressa poderemos usar os ataques especiais, fazendo com que as batalhas fiquem muito mais fáceis. Para resumir: “Ordem de defesa”, “Defesa alta” e “Ganho de PO” devem ser as primeiras aquisições no jogo.

Além da defesa, o Tipo Ordem também apresenta aptidões que aumentam o número de comandos de ataques. Nesse sentido, recomendo que a “Segunda ordem” seja adquirida logo após as três mencionadas acima. Já as demais (“Terceira ordem” e “Próxima ordem”), dependem diretamente de quantos tipos de ataque você possui e quantos gosta de utilizar. Particularmente prefiro manter apenas dois golpes diferentes, razão pela qual me preocupei em desbloquear apenas a “Segunda ordem”.

Para finalizar, “Mestre de PO” se apresenta como uma melhoria promissora; no entanto, além de ser muito cara, é necessário adquirir todos os comandos de ordem primeiro. Por esse motivo, essa é mais uma habilidade que mantive de fora da lista de prioridades.

Tipo Tático

  • Constatação - Aumenta o dano dos ataques reforçados por cooperação um pouco mais;
  • Ponto cego absoluto - Enorme reforço de taxa de crítico para ataque pelas costas;
  • Buffer - Aumenta ligeiramente os efeitos das habilidades de ataque que fortalecem seus amigos;
  • Espírito de luta - De vez em quando, reduz o custo de PO em metade quando você usa um movimento especial;
  • Debuffer - Aumenta ligeiramente a taxa de receber anormalidades de condição;
  • Foco absoluto - De vez em quando, nega o custo de PM quando o seu parceiro ataca.
A aquisição de “Buffer” e “Debuffer” está diretamente relacionada com o estilo do jogador: se você utiliza ataques que concedem efeitos positivos e negativos, deve adquiri-las; mas se for alguém que utiliza apenas golpes de dano bruto, elas não serão úteis.

A “Constatação” aumenta o dano dos ataques combinados (que acontecem com certa frequência) e é mais uma técnica que deve ter certa preferência. O mesmo não pode ser dito da “Ponto cego absoluto”, pois ela aumenta o dano dos ataques desferidos pelas costas. Como não temos tanto controle sobre os digimon e seus posicionamentos, essas situações não costumam acontecer com tanta frequência.

A "Espírito de luta” e a “Foco absoluto” possuem bons efeitos na teoria, reduzindo o custo de PO e negando o custo de PM nos golpes especiais. Apesar disso, devo admitir que não consegui perceber se essas melhorias apresentam um bom resultado na prática, pois com a aquisição da “Ganho de PO”, os pontos de ordem sempre se acumulavam rapidamente.

Tipo Usuário de Item

  • Expansão de alcance - Expande a área de efeito dos itens arremessados na batalha;
  • Arremesso rápido - Itens arremessados em batalha voam com mais velocidades e alcançar o seu parceiro rapidamente;
  • Arremesso de outra dimensão - De vez em quando, faz com que o custo seja 0 quando um item é arremessado na batalha;
  • Arremessador de espírito - Aumenta ligeiramente o poder de ordem de um parceiro que agarra um item de combate.
Acredito que se trata de mais um grupo que pode ser ignorado. Enquanto as duas primeiras aptidões não aumentam de forma tão significativa a velocidade e a área dos itens arremessados, a terceira depende muito da sorte, sendo mais um caso em que não consegui visualizar grande mudança, na prática. 

A melhoria “Arremessador de espírito” até se mostra promissora, pois concede poder de ordem sempre que utilizamos um item. Apesar disso, é necessário adquirir as três anteriores para chegar nela, o que vejo como um investimento que não compensa.

Tipo Saque

  • Pegador de itens - Aumenta a taxa de saque de itens após a batalha;
  • Pegador de bit - Aumenta a quantidade de bit que você pode coletar após a batalha;
  • Explorador - Aumenta a taxa de saque de itens após a batalha ainda mais;
  • Mestre do saque - Aumenta ainda mais os bit e a taxa de saque de itens após a batalha.
O tipo saque é mais um agrupamento de fácil entendimento: mais dinheiro e itens são recebidos com as vitórias nas batalhas. Como os combates são uma parte fundamental de Next Order e o dinheiro é muito utilizado, é fundamental adquirir essas quatro capacitações com antecedência.

Tipo Aprendizado

  • Observação de habilidade - Reforça a taxa de aprendizado de habilidade em batalha;
  • Aprendendo com experiência - Reforça a eficácia do aumento de parâmetros após a batalha;
  • Pesquisa de habilidade - Reforça ainda mais a eficácia do aumento de parâmetros após a batalha e a taxa de aprendizado de habilidade em batalha.
Em Digimon World: Next Order, nossos monstros podem aprender muitos ataques diferentes através dos combates. Por esse motivo, “Observação de habilidade” e “Pesquisa de habilidade” devem ser adquiridas nos momentos iniciais, tendo em vista que elas vão agilizar o processo de adquirir ataques melhores.

A maestria “Aprendendo com experiência” também deve receber prioridade e ser adquirida rapidamente, principalmente pelos jogadores que prefiram evoluir através dos confrontos. Desse modo, temos mais uma categoria que merece ser adquirida por completo.

Listinha rápida

Como deu para notar, Digimon World: Next Order apresenta muitas habilidades de domador, possibilitando que as preferências do jogador afetem a jogabilidade em muitos aspectos. Caso ainda tenha ficado dúvidas de quais maestrias devem receber um foco maior, fizemos uma listinha, em ordem de prioridade, com as que consideramos mais importantes:
  • Habilidades "Ordem de defesa", "Defesa alta", "Ganho de PO" e "Segunda ordem" do Tipo Ordem;
  • Todas as habilidades do Tipo Vida;
  • Habilidade "Alto carregamento" do Tipo Transmissor;
  • Todas as habilidades do Tipo Evolução;
  • Todas as habilidades do Tipo Reverso;
  • Todas as habilidades do Tipo Professor;
  • Todas as habilidades do Tipo Aprendizado;
  • Todas as habilidades do Tipo Caminhante;
  • Todas as habilidades do Tipo Saque;
  • Habilidade "Constatação" do Tipo Tático;
  • Todas as habilidades do Tipo Extrator.
Com essas aptidões adquiridas, a aventura se torna muito mais prática e fácil. Quanto às demais habilidades, acredito que variam para cada jogador, dependendo muito de seu estilo de jogo, principalmente as que dizem respeito a pesca e culinária.

E você, leitor(a)? Já adquiriu muitas dessas habilidades? Algumas delas foram indispensáveis na sua missão de salvar o digimundo? Deixe o seu comentário.

Revisão: Cristiane Amarante

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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