Após quatro adiamentos e alguns anos de espera, finalmente as tropas de Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp entrarão nos campos de batalha das telas do Nintendo Switch no dia 21 de abril. Anunciado na E3 de 2021, o título é um remake dos primeiros dois jogos da série Advance Wars, lançados para o Game Boy Advance em 2001 e 2003, e contam os conflitos bélicos entre as quatro principais nações do território de Macro Land.
O jogador assume inicialmente o papel de um conselheiro de guerra que trabalhará em conjunto com Oficiais de Comando de um país chamado Orange Star, que está sob ataque de seu vizinho Blue Moon. Com o desenrolar dos fatos, as nações de Yellow Comet e Green Earth também entram em confronto com o jogador em uma trama que revela um misterioso e inesperado inimigo.
Xadrez Moderno
Advance Wars é um jogo de estratégia tática em turnos no qual dois a quatro exércitos se enfrentam em um campo de batalha representado por um tabuleiro com casas quadradas. O objetivo normalmente é capturar a base inimiga ou abater todas as unidades dos oponentes, mas algumas missões possuem metas específicas, como por exemplo sobreviver por uma quantidade determinada de dias ou defender uma unidade.O jogador tem à sua disposição diversas unidades militares que representam tanques, infantarias, artilharias, unidades aéreas ou unidades navais, cada uma com características próprias de ataque, defesa, alcance, combustível e efetividade contra outras unidades.
Um aspecto interessante é que o jogador assume o papel de um Oficial de Comando (CO) para controlar as unidades, e cada CO tem sua própria personalidade, trilha sonora, vantagens, desvantagens e habilidades únicas, que afetam profundamente o gameplay e a efetividade de suas tropas.
Novidades esperadas
A novidade mais evidente desse remake está em sua estética atualizada, tanto nos visuais quanto no áudio. Uma das características da série Advance Wars é sua forma peculiar de representar a guerra de forma extremamente cartunizada, particularidade que ficou realçada com o desenvolvimento feito pelo estúdio WayForward, conhecido por séries como Shantae, Mighty Switch Force! e River City Girls.Em Re-Boot Camp, a guerra ficou ainda mais colorida e animada, embalada por músicas empolgantes, com personagens cartunescos e unidades militares que se assemelham a brinquedos. Essa ambientação transforma o cenário de guerra, que é algo terrível, em algo mais palatável para toda a família, como costuma ser a orientação na plataforma Nintendo.
Os Commanding Officers receberam uma repaginada no visual e, pela primeira vez na história da franquia, receberão atuação de voz, o que deverá lhes conferir ainda mais personalidade.
Outra novidade interessante é a ferramenta de Fast Forward, que permitirá avançar rapidamente as animações de batalha, poupando o tempo dos jogadores que optarem por não eliminar totalmente a visualização de combate no turno do oponente.
Também será possível resetar turnos para desfazer pequenos erros. Até então o jogador só contava com a habilidade de salvamento para gravar um estado de jogo, e era forçado a retornar até o último ponto salvo caso quisesse desfazer uma ação.
Aproveitando as funcionalidades de conexão do Switch que não existiam no Game Boy Advance, agora será possível disputar partidas em multiplayer local e online para enfrentar comandantes pelo mundo todo.
Recentemente a Nintendo divulgou um vídeo com a visão geral do jogo em que foram apresentados novos modos multiplayer. Os jogos originais também possibilitavam disputas entre jogadores, mas a novidade é que no reboot as disputas podem acontecer pela internet, recurso inexistente no Game Boy Advance. Entretanto, para jogatinas online, cada jogador precisa ter uma cópia do jogo e assinar o serviço Nintendo Switch Online. O clássico modo War Room em que podemos batalhar contra a CPU e gravar recordes também está de volta.
Adormecida, mas nunca esquecida.
Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp é um remake muito bem-vindo de uma franquia adormecida, porém nunca esquecida pelos fãs. Apesar da nova estética não ser uma unanimidade entre jogadores veteranos, acredito que tenha potencial para atrair novos jogadores para a franquia. É muito bom ter a chance de jogar toda a riqueza dos primeiros Advance Wars em um console moderno.Advance Wars 1+2 Re-Boot Camp (Switch)
Desenvolvimento: WayForward
Gênero: Estratégia tático
Lançamento: 10 de fevereiro de 2023
Expectativa: 4/5
Revisão: Thais Santos