Vem aí

Prévia: Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp promete trazer as primeiras batalhas do GBA para o Switch

Após quatro adiamentos e alguns anos de espera, finalmente as tropas de Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp entrarão nos campos de batalha das t... (por Maurício Katayama em 13/04/2023, via Nintendo Blast)


Após quatro adiamentos e alguns anos de espera, finalmente as tropas de Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp entrarão nos campos de batalha das telas do Nintendo Switch no dia 21 de abril. Anunciado na E3 de 2021, o título é um remake dos primeiros dois jogos da série Advance Wars, lançados para o Game Boy Advance em 2001 e 2003, e contam os conflitos bélicos entre as quatro principais nações do território de Macro Land.

O jogador assume inicialmente o papel de um conselheiro de guerra que trabalhará em conjunto com Oficiais de Comando de um país chamado Orange Star, que está sob ataque de seu vizinho Blue Moon. Com o desenrolar dos fatos, as nações de Yellow Comet e Green Earth também entram em confronto com o jogador em uma trama que revela um misterioso e inesperado inimigo.

Xadrez Moderno

Advance Wars é um jogo de estratégia tática em turnos no qual dois a quatro exércitos se enfrentam em um campo de batalha representado por um tabuleiro com casas quadradas. O objetivo normalmente é capturar a base inimiga ou abater todas as unidades dos oponentes, mas algumas missões possuem metas específicas, como por exemplo sobreviver por uma quantidade determinada de dias ou defender uma unidade.

O jogador tem à sua disposição diversas unidades militares que representam tanques, infantarias, artilharias, unidades aéreas ou unidades navais, cada uma com características próprias de ataque, defesa, alcance, combustível e efetividade contra outras unidades.


Um aspecto interessante é que o jogador assume o papel de um Oficial de Comando (CO) para controlar as unidades, e cada CO tem sua própria personalidade, trilha sonora, vantagens, desvantagens e habilidades únicas, que afetam profundamente o gameplay e a efetividade de suas tropas.

Novidades esperadas

A novidade mais evidente desse remake está em sua estética atualizada, tanto nos visuais quanto no áudio. Uma das características da série Advance Wars é sua forma peculiar de representar a guerra de forma extremamente cartunizada, particularidade que ficou realçada com o desenvolvimento feito pelo estúdio WayForward, conhecido por séries como Shantae, Mighty Switch Force! e River City Girls.


Em Re-Boot Camp, a guerra ficou ainda mais colorida e animada, embalada por músicas empolgantes, com personagens cartunescos e unidades militares que se assemelham a brinquedos. Essa ambientação transforma o cenário de guerra, que é algo terrível, em algo mais palatável para toda a família, como costuma ser a orientação na plataforma Nintendo.

Os Commanding Officers receberam uma repaginada no visual e, pela primeira vez na história da franquia, receberão atuação de voz, o que deverá lhes conferir ainda mais personalidade.


Outra novidade interessante é a ferramenta de Fast Forward, que permitirá avançar rapidamente as animações de batalha, poupando o tempo dos jogadores que optarem por não eliminar totalmente a visualização de combate no turno do oponente.

Também será possível resetar turnos para desfazer pequenos erros. Até então o jogador só contava com a habilidade de salvamento para gravar um estado de jogo, e era forçado a retornar até o último ponto salvo caso quisesse desfazer uma ação.


Aproveitando as funcionalidades de conexão do Switch que não existiam no Game Boy Advance, agora será possível disputar partidas em multiplayer local e online para enfrentar comandantes pelo mundo todo.

Recentemente a Nintendo divulgou um vídeo com a visão geral do jogo em que foram apresentados novos modos multiplayer. Os jogos originais também possibilitavam disputas entre jogadores, mas a novidade é que no reboot as disputas podem acontecer pela internet, recurso inexistente no Game Boy Advance. Entretanto, para jogatinas online, cada jogador precisa ter uma cópia do jogo e assinar o serviço Nintendo Switch Online. O clássico modo War Room em que podemos batalhar contra a CPU e gravar recordes também está de volta.

Adormecida, mas nunca esquecida.

Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp é um remake muito bem-vindo de uma franquia adormecida, porém nunca esquecida pelos fãs. Apesar da nova estética não ser uma unanimidade entre jogadores veteranos, acredito que tenha potencial para atrair novos jogadores para a franquia. É muito bom ter a chance de jogar toda a riqueza dos primeiros Advance Wars em um console moderno.

Advance Wars 1+2 Re-Boot Camp (Switch)
Desenvolvimento: WayForward
Gênero: Estratégia tático
Lançamento: 10 de fevereiro de 2023
Expectativa: 4/5

Revisão: Thais Santos

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google