Splatoon (Wii U) e Mario Kart 8 (Wii U) têm servidores online interrompidos para manutenção de emergência

A Nintendo não tem previsão de quando os serviços online de ambos os jogos voltarão ao ar.

em 03/03/2023
Imagem com artes de Mario Kart 8 e Splatoon

A Nintendo anunciou por meio de sua página de suporte de serviços em rede, nesta quinta-feira (02), que fechou temporariamente os servidores de Splatoon (Wii U) e Mario Kart 8 (Wii U). Segundo a empresa, foram detectadas vulnerabilidades nos serviços online dos jogos e uma manutenção emergencial foi iniciada.


Foi revelado no final do ano passado que ambos os games, junto com outros títulos de Nintendo Switch e Nintendo 3DS, possuíam uma vulnerabilidade em seu código de rede, chamada ENLBufferPwn, em que usuários maliciosos podiam executar códigos não autorizados em consoles de outras pessoas de maneira remota. Por meio de uma conexão online via jogos multiplayer, esses usuários eram capazes de invadir plataformas de terceiros, dominando-as por completo.

Enquanto a maior parte dos games afetados tiveram seus códigos corrigidos por meio de atualizações, não havia relatos de que o problema estava sendo arrumado em Splatoon e Mario Kart 8. Agora a Nintendo confirmou oficialmente que trabalha para eliminar essa vulnerabilidade, embora não a tenha classificado nominalmente.

Segundo a empresa, essa manutenção emergencial será longa e, assim, não há previsões de quando a gameplay online dos dois jogos será retomada.

Confira as notas disponibilizadas pela Big N:
Identificamos vulnerabilidades na jogabilidade online para este serviço de rede e iniciamos uma manutenção de emergência temporária.

Esperamos uma duração de manutenção estendida enquanto resolvemos esses problemas e não determinamos quando a jogabilidade online será retomada.

Pedimos sinceras desculpas por este inconveniente e agradecemos sua compreensão.

(Código de erro: 106-0811)

Fonte: Nintendo


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)