Octopath Traveler 2 (Switch): use Partitio para ganhar dinheiro, facilitar lutas e explorar Solistia

O mercador do mais novo Octopath Traveler é uma peça chave do level design do game e saber utilizá-lo pode ajudar muito em sua jornada.

em 12/03/2023

Embora cada um dos oito protagonistas de Octopath Traveler II tenha uma trama própria com cinco capítulos, formar grupos equilibrados e personalizados com outros personagens é fundamental nos combates. Além disso, cada personagem pode contribuir de forma única para a exploração nas cidades e no mundo de Solistia, e alguns dão vantagens bem interessantes nesse aspecto. Partitio Yellowil, o mercador do time, é um personagem chave em ambos os contextos (batalha e exploração) e você certamente irá querer utilizá-lo.

Saiba fazer negócios e usufrua de bons contratos

Todo protagonista de Octopath Traveler II possui uma classe primária (fixa), e a de Partitio Yellowil é a de Mercador. Cada personagem principal possui duas habilidades especiais usadas fora dos combates, as Path Actions, e também alguns poderes latentes (Latent Powers). Ambas são especificidades de cada unidade e nenhum outro personagem poderá tê-las, mesmo que esteja usando outra classe como secundária. Isso significa que mesmo que um outro membro de sua party (como Temenos, por exemplo) use a classe Mercador, jamais substituirá a importância de Partitio no level design do jogo.

As duas Path Actions de Partitio são Negociar (Purchase) e Contratar (Hire). Durante o dia, ele pode convencer NPCs a venderem seus itens e equipamentos (alguns desses, itens raros ou até equipamentos únicos), mesmo que não sejam lojistas. Durante a noite, pode contratá-los para ajudarem nas batalhas. Eu recomendo que sempre tenha alguém contratado consigo, mesmo que seja um NPC fraco, pois ele ainda pode ser útil, nem que seja só para servir de “escudo humano”.


O preço dos produtos e dos serviços depende principalmente da qualidade dos itens e equipamentos ofertados ou do quão poderosos são os NPCs; sempre confira o medidor de força antes de aceitar o contrato. No geral, você conta com a sorte de que Solistia é um mundo bastante razoável para os negócios.

Dificilmente você se sentirá enganado por ter pago muito caro em um contrato, porém os preços dos produtos podem variar um pouco de local para local, e não apenas devido à qualidade. Por isso, fique atento se um equipamento estiver muito caro. Pode valer mais a pena comprar em outro lugar ou então adquirir algo igual ou equivalente na loja. E aqui vai mais uma dica: alguns NPCs locais contratados podem conseguir descontos para você nas lojas da cidade.


Assim como Ochette e Tenemos, a habilidade de contrato de Partitio só permite que ele tenha um acompanhante, o qual o seguirá enquanto anda pelo mundo. Nas batalhas, esse acompanhante só aparecerá se for chamado via o comando Summon, e então ajudará por alguns turnos de forma autônoma; depois poderá ser chamado novamente.

Esses NPCs costumam ser pouco versáteis, pois possuem uma só arma e uma ou duas magias, mas alguns são poderosos, além de especialmente úteis para que, na prática, você faça mais ações durante seus turnos, podendo atingir mais vezes os pontos fracos de seu inimigo. Porém a maior utilidade de Partitio nas batalhas não está no uso desse Path Action, mas sim em seu Latent Power e em algumas habilidades (Skills) de Mercador.

As valiosas habilidades de Partitio

Em batalha, o Latent Power System funciona aproximadamente como o clássico Limit Break de Final Fantasy VII e alguns de seus sucessores. A funcionalidade desse sistema é indicada por um ícone circular no canto superior esquerdo, próximo aos dados de vida do personagem, o qual vai aos poucos ganhando cor até brilhar em uma coloração específica; no caso de Partitio, a cor amarela.

Uma vez que o seu ícone esteja brilhando, você pode usar seus Latent Powers. A melhor parte é que essas ações não consomem sua barra de magia (SP). No caso de Partitio, seu Latent Power se chama “Hoot and Holler” e lhe dá quatro BPs ou “Battle Points” (pontos de ação de turnos acumulados), mas fique atento para não desperdiçar seu poder, pois você só pode armazenar até seis Battle Points.


Quatro BPs é uma quantidade alta o suficiente para usar Boost máximo na ação de seu personagem; isso é uma vantagem e tanto, pois multiplica o dano de uma magia ou, no caso de ação comum, esse Boost pode ser usado para atacar o alvo quatro vezes em vez de apenas uma. Como mercador, Partitio pode usar arco, e você pode lhe dar uma classe secundária com várias outras opções de armas para ele usar (recomendo Warrior). Supondo que seu inimigo seja vulnerável a essa arma, você poderá muita rapidamente quebrar sua defesa e deixá-lo atordoado.

Além disso, esse acúmulo de BP via Latent Power é especialmente útil em conjunto com uma de suas habilidades de mercador, o Donate BP. Essa habilidade permite que você doe de 1 a 4 BPs para seus aliados. O personagem mais poderoso na party é o guerreiro Hikari Ku. Você pode usar Partitio como um suporte para lhe dar BPs e então usar com frequência poderes avassaladores do guerreiro. Veja no trecho de vídeo abaixo um exemplo de como utilizar essa estratégia.


Abaixo estão as demais habilidades da classe mercador:
  • Arrow of Fortune: libera um poderoso ataque de arco em um único inimigo e recebe Job Points (JP)*, e quanto mais dano você causar, mais JP você receberá.
  • Rest: restaura suas barras de ponto de vida (HP) e de SP e cura status negativos (como veneno ou cegueira).
  • Collect: pega dinheiro de um alvo.
  • Ember: causa um ataque de fogo em um alvo.
  • Donate BP: doa 1 a 4 BPs para um aliado.
  • Sidestep: desvia de 1/2/3/4 ataques físicos (a depender do Boost) com uma taxa de sucesso de 100%.
  • Hired Help: paga dinheiro para convocar uma ajuda excepcional contratada para o campo de batalha.
  • Bifelgan's Bounty: [Habilidade Divina] causa dano não elemental a um inimigo e recebe dinheiro equivalente ao dano causado.
*Job Points são pontos utilizados para adquirir novas habilidades ativas e passivas das classes de seus personagem.

Diferente do Latent Power e dos Path Actions, essas habilidades são de mercador, e não de Partitio em particular, então você também pode adquiri-las com outros personagens, se você usar seus JPs e mercador como classe secundária em algum deles. De qualquer forma, vale destacar duas habilidades extremamente úteis: Hired Help e Bifelgan’s Bounty. Essa última pode ser usada em inimigos fracos para fazer muito dinheiro facilmente, e pela habilidade Hired Help você pode contratar um assassino que dá dano máximo (9999)! Mas seu serviço custa uma fortuna, recomendo deixá-lo para o final do jogo.

Quanto às habilidades passivas (Support Skills) dessa classe, temos as seguintes:
  • Grows on Trees: recebe mais dinheiro após uma batalha (efeito não acumulativo).
  • Boost-Start: começa com um BP a mais no início da batalha.
  • Hang Tough: caso não esteja próximo de morrer, um ataque letal o deixará com 1 HP em vez de matá-lo.
  • Full Power: Preenche completamente o medidor de Latent Power do personagem no início da batalha.
Por fim, temos as EX Skills de Partitio (essas são únicas, e não de classe):
  • Negotiate Schedule: Paga ao inimigo para deixá-lo agir durante o turno dele.
  • Share SP: concede a um aliado 25%/50%/75%/100% de todo o seu SP restante.
A primeira dessas habilidades definitivamente prova que em Solistia não é válida a famosa máxima “nem tudo se compra com dinheiro”. Aliás, você pode obtê-la facilmente ao ir no Altar of the Trader, em Wildlands. E a segunda (Share SP) você consegue ao terminar o último capítulo da história de Partitio.

Do comércio para as Grandes Navegações

Por fim, vale dar algumas indicações de viagem. Partitio não é só um comerciante, mas também um viajante. Aliás, é o único protagonista que possui uma série de quests especiais paralelas às principais que podem ser feitas em diferentes cidades do jogo. Essas missões são teoricamente opcionais, mas é preciso fazer pelo menos uma delas para completar o capítulo 3 da história do personagem.

Tais quests podem lhe custar bastante dinheiro e algum tempo, mas possuem recompensas muito boas, e algumas delas exploram aspectos únicos do level design. Uma dessas missões, por exemplo, permite que você customize seu próprio navio para navegar pelo mundo.


No mapa, você as encontrará pelo nome “Scent of Commerce”. Na cidade de Tropu’hapu você pode negociar o tal navio que mencionei, mas fique avisado de que custará 100,000 leaves (dinheiro do jogo).

Outra aquisição interessante, ao menos para amantes de música, é um gramofone, você pode adquiri-lo com um inventor em Winterbloom, mas para isso precisará contratar três músicos e levá-los até lá. Você pode contratar o guitarrista da cidade de Crackridge (somente durante o dia); o pianista da capela da cidade em que encontramos Temenos, Chapel at Flamechurch; e o violinista de Canalbrine, em Tavern at Canalbrine.


E se você não está satisfeito com este guia de Dicas e Truques e quer mais informações para suas viagens e negócios, eu tenho uma boa notícia para você, esse guia está dentro do jogo. No Scent of Commerce da cidade de Sai você pode obter um item chamado Mercantile Manuscript, o que nada mais é que um repositório de muita informação do mundo de Octopath Traveler II.

Em Sai, Partitio precisa achar a bandeira do lendário comerciante Masoud, que dizem ter escrito o tal Mercantile Manuscript catalogando todas as suas jornadas e registrando os conhecimentos que adquiriu sobre o mundo. Depois de achá-lo, Partitio ainda precisará provar que é digno do manuscrito. Felizmente não será uma tarefa tão difícil, basta sair da cidade e ir atrás de sua filha, Masoud's Daughter. Contrate-a por apenas 1,000 leaves e leve-a até ele.

Revisão: Diogo Mendes
Siga o Blast nas Redes Sociais

Doutorando em Filosofia que passa seu tempo livre com piano, livros, PC e portáteis. No Twitter, também é conhecido como Vivi. Interessa-se especialmente por narrativas de ficção científica, realismo mágico e alta fantasia política, e aprecia mecânicas de puzzle, stealth, estratégia e RPG. Seu histórico de análises pode ser conferido no OpenCritic e suas reflexões sobre RPG e game design encontram-se na SUPERJUMP (textos em inglês), bem como no Podcast do Vivi e em seu canal no YouTube.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).