[Atualizado] Nintendo eShops de Nintendo 3DS e Wii U têm vendas descontinuadas

As lojas digitais agora só permitem baixar novamente títulos anteriormente adquiridos.

em 28/03/2023
Arte com o logotipo da Nintendo eShop e fotos do Nintendo 3DS e do Wii U.

Como anunciado previamente, a Nintendo encerrou, no final desta segunda-feira (27), as vendas de jogos e DLCs nas Nintendo eShops de Nintendo 3DS e Wii U. Usuários das lojas digitais não podem mais adquirir jogos ou conteúdos adicionais, além de estarem impossibilitados de baixar softwares gratuitos, como títulos free-to-play, free-to-start e demonstrações.


As eShops permanecem acessíveis, porém agora só é possível baixar novamente games comprados antes deste encerramento. Além disso, atualizações de jogos para os consoles continuam disponíveis. Tais conteúdos serão mantidos nas lojas pelo futuro próximo, assim como a possibilidade de jogar online em ambas as plataformas.

Com a descontinuação, alguns serviços tiveram suas características alteradas. Por exemplo, o aplicativo de armazenamento de Pokémon, Pokémon Bank (3DS), tornou-se gratuito. Já o jogo F2P Nintendo Badge Arcade (3DS), em que jogadores podem obter ícones para customizar o menu HOME do portátil, parou de fornecer duas jogadas gratuitas por dia e não mais rotaciona as garras que capturam os ícones.

A loja de temas para Nintendo 3DS também foi encerrada, porém a Big N disponibilizou dois layouts gratuitos para os usuários nas Américas: "Estrelas - preto e dourado" e "Bolinhas e listras - Amarelo e branco".

Atualização (28/03/2023, às 20h54): a Nintendo estendeu a opção de resgate de códigos de download de jogos nas eShops de Nintendo 3DS e Wii U até à 1h30 do dia 04 de abril (horário de Brasília). Saiba mais na notícia completa.

Fonte: Nintendo Life (1, 2, 3, 4)

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)