Tendo em vista que o jogo pode oferecer um bom desafio, selecionei algumas dicas pequenas, mas úteis para navegar pelo mundo de Tallon IV. Vale destacar que alguns elementos aqui são específicos da edição remasterizada, que adicionou opções bem significativas de qualidade de vida à obra.
Controles para todos os gostos
Uma das adições mais importantes de Metroid Prime Remastered é curiosamente a possibilidade de escolher entre quatro opções de controle. Embora isso possa parecer um detalhe pequeno, faz toda a diferença para a experiência escolher a que melhor se encaixa no seu estilo.
As opções incluem os esquemas Classic, Pointer, Hybrid e Dual Stick. A ideia é que os três primeiros são esquemas pensados para agradar a quem já jogou uma das versões anteriores do jogo ou que gostaria de ter a experiência delas. O estilo original de GameCube é o Classic, que usa o analógico esquerdo para movimentar, ajustando a câmera conforme o jogador usa o sistema de mira para manter o seu alvo no foco da tela.
Já o Pointer é baseado nos controles da Metroid Prime Trilogy (Wii), permitindo mais precisão de mira e controle de câmera através dos controles de movimento. O Hybrid é uma mistura dos dois que mantém o esquema clássico mas adiciona os controles de movimento para mirar.
Porém, para qualquer novato e especialmente pessoas já acostumadas com os controles de jogos em estilo FPS e outros títulos modernos 3D, a melhor opção é a padrão: Dual Stick. Ela permite colocar o controle da câmera no analógico direito, algo já usual na indústria, o que faz com que seja fácil a adaptação para novos jogadores. Para quem quiser usar o giroscópio com esse esquema de controle, basta ativar a opção nas configurações de câmera.
Pistas do futuro próximo
Por ser um jogo em que a exploração é muito importante e é essencial revisitar áreas em busca de novas formas de avançar, Metroid Prime tende a ser um jogo em que é fácil ficar perdido. Nem sempre é fácil saber para onde ir e, em uma jogatina normal, a aparente liberdade de exploração na verdade depende das habilidades que o jogador tem em mãos.
Porém, Metroid Prime Remastered adiciona uma opção de receber pistas para os seus próximos passos. Dessa forma, em vez de ir consultar um detonado ou algo similar na internet, o jogador pode apenas continuar jogando e o título irá indicar no mapa um local de interesse para avançar a campanha.
Isso é feito de uma forma bem inteligente, sendo ativado apenas quando é detectado que o jogador ficou muito tempo sem avançar a trama. Ou seja, há alta probabilidade de ele estar perdido explorando e esse ser o impulso necessário para o jogador ter clareza do que fazer.
Para quem prefere a experiência sem essa ajuda, basta desativar o sistema. Isso também pode ser alterado a qualquer momento no menu, então o jogador pode ativar apenas quando estiver completamente perdido mesmo e depois voltar a explorar sem nenhum auxílio.
Vários outros ajustes no menu
Há também várias outras opções que o jogador pode ajustar no menu para ter uma experiência melhor. Por exemplo, para pessoas com algum tipo de daltonismo, o jogo conta com um sistema detalhado de Color Assist para trocar as cores vermelho, verde e azul por outras tonalidades. Também é possível tirar os avisos de que extras foram desbloqueados, ajustar a sensibilidade da câmera, entre outras coisas.Salvar é essencial
Um detalhe fundamental da experiência de Metroid Prime Remastered é o fato de que não há nenhum tipo de Continue ao morrer. Uma vez derrotado, o jogador terá que restaurar um save e perderá todo o progresso não salvo.
Por conta disso, é fundamental buscar todos os pontos de save do jogo e sempre aproveitá-los como uma forma de respiro na exploração. Não adianta nada explorar 20 áreas novas e ter que voltar desde o início porque um inimigo comum acabou com o resto de vida que você tinha.
Escolha com calma a dificuldade desejada
Logo ao iniciar o jogo, é necessário escolher entre as dificuldades “Casual” e “Normal”. Isso não pode ser ajustado posteriormente, então é importante escolher com calma para não se arrepender depois pelo jogo estar fácil demais ou difícil demais. (Uma dificuldade mais desafiadora também é desbloqueada posteriormente.)
Aproveite o sistema de scan
Uma das bases de Metroid Prime é a capacidade de usar o visor de Samus para escanear objetos, inimigos e até itens consumíveis. É interessante usar o sistema sempre que possível para poder ter o máximo de informações que o jogo possui.
Até mesmo elementos da história são encontrados usando o sistema para vasculhar computadores espalhados pelo planeta. Da mesma forma, esse sistema oferece pistas que podem ser importantes para lidar com inimigos mais avançados.
Explore do seu jeito
A base de Metroid Prime Remastered é a exploração, então não tenha medo de explorar do seu jeito. O jogo oferece vários elementos interessantes e a versão de Switch em especial é uma ótima forma para um novato conhecer a obra. Espero que estas dicas ajudem a tornar a experiência mais tranquila. Aproveite.Revisão: Vitor Tibério