A Entertainment Software Association (ESA) e a ReedPop, organizadoras da E3 2023, anunciaram, nesta quinta-feira (30) que o evento está oficialmente cancelado. A feira estava prevista para acontecer entre os dias 13 e 16 de junho em Los Angeles, nos Estados Unidos.
As primeiras informações sobre o cancelamento da E3 2023 vieram de matéria publicada pelo portal IGN neste dia 30 de março. De acordo com o site, duas fontes declararam que a ESA enviou um e-mail aos seus integrantes anunciando a decisão. O texto diz que a edição deste ano do evento "simplesmente não obteve o interesse sustentado necessário para executá-la de uma maneira que mostrasse o tamanho, a força e o impacto de nossa indústria".
A associação, no entanto, reforçou seu compromisso com a E3, afirmando ser um evento e uma marca amada.
Após a publicação desta matéria, um comunicado oficial sobre o cancelamento foi emitido, assinado por Kyle Marsden-Kish, vice-presidente global de jogos da ReedPop:
"Esta foi uma decisão difícil por causa de todo o esforço que nós e nossos parceiros colocamos para fazer este evento acontecer, mas tivemos que fazer o que é certo para a indústria e o que é certo para a E3. Agradecemos e entendemos que as empresas interessadas não teriam demos jogáveis prontas e que os desafios de recursos tornaram a E3 neste verão um obstáculo que eles não conseguiram superar. Para aqueles que se comprometeram com a E3 2023, lamentamos não poder apresentar a vitrine que você merece e que você espera das experiências de eventos da ReedPop".
A edição desta ano da E3 seria a primeira a acontecer presencialmente desde 2019. Nos últimos anos, o evento teve duas edições canceladas devido à pandemia de Covid-19 (2020 e 2022) e uma versão digital (2021).
Para recuperar a credibilidade na feira, que estava sendo abalada antes mesmo da pandemia, a ESA contratou a ReedPop para organizar o evento em 2023. A companhia é responsável por outros eventos focados em games e cultura pop, como a PAX, a EGX, a New York Comic Con, o Minecraft Festival e o Star Wars Celebration.
No entanto, apurações feitas pela imprensa norte-americana mostraram receio das empresas em participar devido à falta de comunicação clara sobre a estrutura desta E3 e às dificuldades financeiras enfrentadas pelas companhias nos últimos três anos.
Neste início de ano, uma série de grandes nomes da indústria anunciaram que não estariam no pavilhão do evento, como Nintendo, Microsoft, Ubisoft, SEGA e Tencent. Algumas dessas empresas realizarão eventos próprios em junho. A Big N ainda não revelou se pretende transmitir um Direct nesse mês.
Fonte: IGN