Fire Emblem Engage (Switch): Guia de Paralogues - Parte 7: Eirika, the Azure Twin

Conheça a Emblem Eirika e confira dicas de como se dar bem em seu desafio.

em 05/03/2023


Uma das grandes novidades de Fire Emblem Engage é a presença dos Emblems, heróis lendários de outros mundos que ajudaram Alear a combater o Dragão Caído, Sombron, mil anos atrás. Durante a campanha, nossa missão é ajudar o protagonista a recuperar os 12 Emblem Rings, anéis especiais nos quais os Emblems estão adormecidos.


Agora, chegou a hora de conhecê-los mais a fundo no nosso guia de Paralogues, mapas especiais que, uma vez completados, permitem que esses protagonistas passados alcancem seu verdadeiro potencial. Nesta quinta parte, abordaremos Eirika.

Observação: Os Paralogues dos Emblems do Expansion Pass serão abordados futuramente, quando todos forem lançados. O texto contém spoilers de jogos da série.
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Conhecendo a Emblem Eirika

Chamada de Emblem of the Sacred, Eirika está disponível no capítulo 16. Uma vez completado, temos acesso ao seu mapa exclusivo a partir do 17, no qual a personagem propõe um desafio a Alear. Vencê-lo significa aumentar o bond level com a Emblem de 10 para 20, desbloqueando habilidades e armas mais poderosas, incluindo Sieglinde, sua arma-assinatura.

Curiosamente, as habilidades de Eirika são mais voltadas ao suporte que à ofensiva, fornecendo uma miríade de habilidades que garantem Ddg e Avo. No entanto, a protagonista de The Sacred Stones (GBA) possui à disposição uma curiosa Synchro Skill, Night and Day, que permite que o personagem equipando o Emblem Ring da irmã gêmea de Ephraim alterne entre Lunar Brace, que adiciona dano extra com base na Def do oponente, e Solar Brace, que recupera parte do HP da unidade com base no dano causado.

Além disso, a Sieglinde é uma poderosa espada contra Corrupted, fazendo com que esses inimigos sejam derrotados sem esforço, mesmo que a unidade pareada com Eirika não possua tanta Str.

Habilidades

A maior parte das habilidades de Eirika pode ser obtida por meio do sistema Skill Inheritance, disponível na Ring Chamber. Confira-as a seguir.

Night and Day

Use para alternar entre Eirika e Ephraim e suas respectivas habilidades, Lunar Brace/Gentility e Solar Brace/Bravery. Os efeitos são ativados para todos os aliados.

Synchro Skill

Solar Brace

Se a unidade iniciar o combate, recupera HP = 30% do dano causado.

Synchro Skill

Gentility

A unidade recebe 3 a menos de dano.

Custo de SP: 2000

Lunar Brace

Se a unidade inicia o combate com um ataque físico, causa dano adicional equivalente a 20% da Def do oponente.

Custo de SP: 3000

Lunar Brace+

Se a unidade inicia o combate com um ataque físico, causa dano adicional equivalente a 30% da Def do oponente.

Custo de SP: 5000

Gentility+

A unidade recebe 5 a menos de dano.

Custo de SP: 3000

Engage Skill

Sacred Twins: Enquanto no modo Engage com Eirika, muda Lunar Brace para Eclipse Brace e Gentility para Blue Skies. Os efeitos são ativados para todos os aliados.

[Eclipse Brace] Se a unidade iniciar o combate, causa dano extra equivalente a 30% da Def do oponente e recupera HP = 50% do dano causado.

[Blue Skies] A unidade causa 5 a mais de dano e recebe 5 a menos durante o combate.

Bônus por tipos de unidade

Não há

Engage Attack

Twin Strike: Um ataque com espada seguido por um poderoso ataque de lança de Ephraim. Efetivo contra Corrupted.

Bônus por tipos de unidade

[Cavalry] Ephraim causa 50% a mais de dano

[Dragon] +20% de dano.

Habilidade

Bond Level necessário

Tipo

Disponível para Skill Inheritance?

Lunar Brace

1

Habilidade

Sim. Custo de SP: 3000

Dodge +10

1

Engage Skill

Sim. Custo de SP: 500

Night and Day

1

Synchro SKill

Não. Habilidade exclusiva.

Sacred Twins

1

Engage Skill

Não. Habilidade exclusiva.

Twin Strike

Engage Attack

Não. Habilidade exclusiva.

Rapier.

1

Arma. Efetivo contra Armor, Cavalry.

Não. Arma exclusiva

Lance Agility 1

2

Garante Avo +10 em troca de Crit -10 ao equipar lanças

Sim. Custo de SP: 500

Gentility

3

Habilidade

Sim. Custo de SP: 2000

Dodge +15

4

Habilidade

Sim. Custo de SP: 1500

Skill Inheritance        

5

Bônus de Bond Level 5. O personagem pode adquirir habilidades deste Emblem.

Não. Bônus passivo.

Lance Prof.

6

Proficiência em lança necessária para promoção para certas classes.

Não. Bônus passivo.

Lance Agility 2        

7

Garante Avo +15 em troca de Crit -10 ao equipar lanças

Sim. Custo de SP: 1000

Dodge +20

8

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 1500

Sword Prof.

9

Proficiência em espada necessária para promoção para certas classes.

Não. Bônus passivo.

Wind Sword

10

Arma. O dano aumenta conforme o parâmetro Mag do usuário. Pode atacar de qualquer distância. Efetivo contra Flying

Não. Arma exclusiva.

Strong Bond

11

Bônus de Bond Level 10. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage.

Não. Bônus passivo.

Lance Agility 3

12

Garante Avo +20 em troca de Crit -10 ao equipar lanças

Sim. Custo de SP: 2000

Lunar Brace+

13

Habilidade

Sim. Custo de SP: 5000

Dodge +25

14

Habilidade

Sim. Custo de SP: 2000

Sieglinde

15

Arma. Efetivo contra Corrupted

Não. Arma exclusiva

Lance Agility 4

16

Garante Avo +25 em troca de Crit -10 ao equipar lanças

Sim. Custo de SP: 3000

Lance Agility 5

17

Garante Avo +30 em troca de Crit -10 ao equipar lanças

Custo de SP: 4000

Gentility+

18

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 3000

Dodge +30

19

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 2500

Deep Synergy

20

Bônus de Bond Level 20. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage.

Não. Bônus passivo.

Lista de Bond Rings

Assim como os demais Emblems, Eirika tem à disposição 40 Bond Rings, cujo ranque varia de C a S. Diferentemente dos Emblem Rings, os anéis a seguir oferecem apenas bônus nos parâmetros (stats) dos personagens que os equipam, mas alguns garantem uma habilidade exclusiva na raridade S.

Confira a seguir os bônus de ranque S de cada um dos Bond Rings de The Sacred Stones.

Innes

Dex +1, Spd +2, Lck +1

Sure Strike: Se a unidade inicia o combate, os ataques sempre atingirão o alvo. Chance de ativação = (Dex do usuário)%

Marisa

Dex +1, Spd +2, Lck +1

Lethality: Ao acertar um inimigo com um acerto crítico, mata-o instantaneamente. Chance de ativação: 30% (Não aplicável para certos inimigos)

Seth

HP +5, Str +1, Def +1

Ross

HP +5, Str +1, Lck +1

Lute

Mag +2, Lck +1, Res +1

Joshua

HP +2, Dex +1, Spd +2

Tana

Str +1, Spd +2, Lck +1

Amelia

HP +5, Str +1, Lck +1

Gerik

HP +5, Str +1, Dex +1

L'Arachel

Mag +1, Spd +2, Lck +1

Dicas para vencer o Paralogue da Eirika

O Paralogue Dark Ruins assusta pela quantidade assombrosa de inimigos: são 31, não inclusos os reforços, e alguns deles possuem o cajado Freeze, que impede que a unidade afetada se mova por um turno. A movimentação no mapa pode ser um pouco complicada devido às escadarias e corredores estreitos, então o ideal é avançar com cautela. Ao todo, o time é composto por até 12 unidades; além disso, no modo Classic, personagens derrotados são perdidos para sempre.

Não é difícil lidar com Eirika em si: ela só agirá quando os Sages ao seu lado puderem atacar algum personagem do jogador. Apesar de a Emblem possuir uma Spd relativamente alta, garantindo follow-ups com facilidade, seu dano não é preocupante e sua Def é baixa. Usuários de lança e com bons parâmetros defensivos conseguem lidar sem problema algum com a irmã gêmea de Ephraim; a única precaução a ser tomada é evitar deixar unidades do tipo Flying no alcance de Eirika, já que ela pode atacá-los efetivamente com sua Wing Sword.

Em dificuldades mais elevadas, recomenda-se usar unidades com Spd média-alta para evitar os follow-ups da Emblem. Eirika possui três Revival Stones, garantindo a ela três barras de vida extras.

A seguir…

Na parte 8 do nosso guia de Paralogues, abordaremos o Emblem Sigurd, o sétimo que podemos enfrentar em Fire Emblem Engage. Até lá!

Revisão: Davi Sousa
Capa: Thais Santos

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Também conhecida como Lilac, é jornalista e atualmente trabalha com assessoria de imprensa. Fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas.
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