Fire Emblem Engage (Switch): Guia de Paralogues - Parte 5: Byleth, the Instructor

Conheça o Emblem Byleth e confira dicas de como se dar bem em seu desafio.

em 03/03/2023


Uma das grandes novidades de Fire Emblem Engage é a presença dos Emblems, heróis lendários de outros mundos que ajudaram Alear a combater o Dragão Caído, Sombron, mil anos atrás. Durante a campanha, nossa missão é ajudar o protagonista a recuperar os 12 Emblem Rings, anéis especiais nos quais os Emblems estão adormecidos.


Agora, chegou a hora de conhecê-los mais a fundo no nosso guia de Paralogues, mapas especiais que, uma vez completados, permitem que esses protagonistas passados alcancem seu verdadeiro potencial. Nesta quinta parte, abordaremos Byleth.

Observação: Os Paralogues dos Emblems do Expansion Pass serão abordados futuramente, quando todos forem lançados. O texto contém spoilers de jogos da série.
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Conhecendo o Emblem Byleth

Chamado de Emblem of the Academy, Byleth está disponível no capítulo 14. Uma vez completado, temos acesso ao seu mapa exclusivo a partir do 15, no qual o personagem propõe um desafio a Alear. Vencê-lo significa aumentar o bond level com o Emblem de 10 para 20, desbloqueando habilidades e armas mais poderosas, incluindo a Sword of the Creator, sua arma-assinatura.

Fazendo jus ao seu jogo de origem, Three Houses (Switch), as habilidades de Byleth estão voltadas à versatilidade, proporcionando diferentes armas dependendo do tipo de unidade que equipa seu Emblem Ring. O grande trunfo do instrutor de Garreg Mach é seu Engage Attack, Goddess Dance, que permite que todos os aliados adjacentes possam agir novamente no mesmo turno, além de garantir a eles bônus extras em seus parâmetros.

Habilidades

A maior parte das habilidades de Byleth pode ser obtida por meio do sistema Skill Inheritance, disponível na Ring Chamber. Confira-as a seguir.


Divine Pulse

Faz com que um ataque destinado a errar possa acertar o alvo. Chance de ativação: 30%. Aumenta conforme a Lck do usuário.

Custo de SP: 250

Mentorship

Garante 1.2x EXP à unidade e aos aliados adjacentes.

Custo de SP: 250

Lost & Found

Se a unidade termina a ação ou usa o comando Wait próximo a um aliado, pode encontrar um item aleatório ou aumentar o suporte com tal aliado. Chance de ativação: (Lck)%

Custo de SP: 250

Divine Pulse+

Faz com que um ataque destinado a errar possa acertar o alvo. Chance de ativação: 50%. Aumenta conforme a Lck do usuário.

Custo de SP: 500

Engage Skill

Instruct: Garante a aliados dentro de uma área de 2 espaços do usuário bônus em seus parâmetros de acordo com o tipo de unidade do usuário.

Bônus por tipos de unidade

[Qi Adept] Lck+10.

[Armored] Def+5.

[Cavalry] Dex+10.

[Covert] Spd+5.

[Flying] Res+5.

[Mystical] Mag+4.

[Backup] Str+4.

[Dragon] Todos os parâmetros básicos +3.

Engage Attack

Goddess Dance: Use para garantir a todos os aliados adjacentes uma movimentação extra.

Bônus por tipos de unidade

[Qi Adept] Lck +10 por um turno a todos os aliados afetados.

[Cavalry] Dex+10 por um turno a todos os aliados afetados.

[Armored] Def+5 por um turno a todos os aliados afetados.

[Covert] Spd +5 por um turno a todos os aliados afetados.

[Flying] Res+5 por um turno a todos os aliados afetados.

[Mystical] Mag +4 por um turno a todos os aliados afetados.

[Backup] Str +4 por um turno a todos os aliados afetados.

[Dragon] Todos os parâmetros básicos +3 por um turno a todos os aliados afetados.

Habilidade

Bond Level necessário

Tipo

Disponível para Skill Inheritance?

Luck +2

1

Habilidade

Sim. Custo de SP: 100

Divine Pulse

1

Habilidade

Sim. Custo de SP: 250

Instruct

1

Engage Skill

Não. Habilidade exclusiva.

Goddess Dance

1

Engage Attack

Não. Habilidade exclusiva.

Blutgang

1

Arma (Backup). O ataque é reduzido pela Res do oponente. Efetivo contra Dragon, Cavalry

Não. Arma exclusiva

Areadbhar

1

Arma (Cavalry). Se o usuário iniciar o combate, Mt da arma +50%.

Não. Arma exclusiva.

Failnaught

1

Arma (Covert). Se o usuário iniciar o combate, Avo +20. Efetivo contra Dragon, Flying.

Não. Arma exclusiva.

Aegis Shied

1

Arma (Armored). Garante Def +6 e Res +3. Pode reduzir em 50% o dano recebido pela unidade. Chance de ativação = (Dex)%

Não. Arma exclusiva.

Lúin

1

Arma (Flying). Aumenta o dano com base na Spd do usuário. Efetivo contra Dragon.

Não. Arma exclusiva.

Thyrsus

1

Arma (Mystical). Alcance de magias +2. Pode reduzir em 50% o dano recebido pela unidade.

Não. Arma exclusiva.

Rafail Gem

1

Arma (Qi Adept). Torna o usuário imune a ataques críticos e danos provenientes de “Efetivo contra”. Pode reduzir em 50% o dano recebido pelo usuário.

Não. Arma exclusiva.

Aymr

1

Arma (Dragon). Garante o efeito Smash. O usuário não pode atacar primeiro e nem realizar follow-up, mesmo que inicie o combate.

Não. Arma exclusiva.

Luck +4

2

Habilidade

Sim. Custo de SP: 300

Mentorship

3

Habilidade

Sim. Custo de SP: 250

Art Focus 1

4

Habilidade. Garante Hit +10 em troca de Ddg -10 ao equipar soqueiras.

Sim. Custo de SP: 100

Skill Inheritance        

5

Bônus de Bond Level 5. O personagem pode adquirir habilidades deste Emblem.

Não. Bônus passivo.

Art Prof.

6

Proficiência em soqueira necessária para promoção para certas classes.

Não. Bônus passivo.

Art Focus 2        

6

Habilidade. Garante Hit +15 em troca de Ddg -10 ao equipar soqueiras.

Sim. Custo de SP: 300

Art Focus 3

7

Habilidade. Garante Hit +20 em troca de Ddg -10 ao equipar soqueiras.

Sim. Custo de SP: 500

Luck +6

8

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 500

Sword Prof.

9

Proficiência em espada necessária para promoção para certas classes.

Não. Bônus passivo.

Vajra-Mushti

10

Arma. Se o usuário atacar primeiro, realiza dois ataques. Dano reduzido da Def/Res do oponente (o menor valor entre os dois parâmetros).

Não. Arma exclusiva.

Strong Bond

11

Bônus de Bond Level 10. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage.

Não. Bônus passivo.

Art Focus 4

12

Habilidade. Garante Hit +25 em troca de Ddg -10 ao equipar soqueiras.

Sim. Custo de SP: 700

Lost & Found

13

Habilidade

Sim. Custo de SP: 250

Art Focus 5

14

Habilidade. Garante Hit +30 em troca de Ddg -10 ao equipar soqueiras.

Sim. Custo de SP: 1000

Sword of the Creator

15

Arma. O dano aumenta com base na Mag do usuário. Pode atacar de qualquer distância. Efetivo contra Dragon

Não. Arma exclusiva

Luck +8

16

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 1000

Luck +10

17

Habilidade.

Custo de SP: 2000

Divine Pulse+

18

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 500

Luck +12

19

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 3000

Deep Synergy

20

Bônus de Bond Level 20. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage.

Não. Bônus passivo.

Lista de Bond Rings

Assim como os demais Emblems, Byleth tem à disposição 40 Bond Rings, cujo ranque varia de C a S. Diferentemente dos Emblem Rings, os anéis a seguir oferecem apenas bônus nos parâmetros (stats) dos personagens que os equipam, mas alguns garantem uma habilidade exclusiva na raridade S.

Confira a seguir os bônus de ranque S de cada um dos Bond Rings de Three Houses.

Claude

Dex +2, Spd +1, Lck +1

Wind God: Se HP = 100%, garante alcance +1 com arcos.

Dimitri

HP +2, Str +2, Dex +1

Paraselene: Use para atacar um inimigo adjacente e depois se afastar um espaço do inimigo após o combate.

Edelgard

HP +2, Str +2, Def +1

Flickering Flower: Se a unidade iniciar combate, causa Freeze no oponente. Chance de ativação = (dano causado)%

Ferdinand

Str +1, Dex +1, Spd +2

Bernadetta

Str +1, Dex +2, Spd +1

Felix

Str +2, Dex +1, Spd +1

Ingrid

Spd +2, Lck +1, Res +1

Raphael

HP +2, Str +1, Def +1

Lysithea

Mag +2, Dex +1, Spd +1

Flayn

Mag +2, Dex +1, Res +1

Dicas para vencer o Paralogue do Byleth

O Paralogue Sacred Tomb é, provavelmente, o mais inusitado do jogo, já que proteger os cristais presentes no mapa não apenas previne que Byleth e seus aliados não ataquem as unidades do jogador, como também garante, ao completar o mapa, um Talisman. Ao todo, o time é composto por até nove unidades; além disso, no modo Classic, personagens derrotados são perdidos para sempre.

O mapa conta com 27 inimigos, sendo que mais são invocados quando Byleth decide agir. No entanto, o combate contra o Emblem possui uma particularidade: como o instrutor tem à sua disposição uma miríade de armas, ele é capaz de usar equipamentos efetivos contra a maioria dos tipos de unidades presentes no jogo.

No entanto, diferentemente de Ike, Byleth pode sofrer Break e tem uma Def menor. Sendo assim, recomenda-se usar unidades com Atk médio-alto para causar um dano satisfatório no Emblem, sobretudo arqueiros. É importante ter em mente que, em dificuldades mais elevadas, é interessante optar por personagens com Spd média-alta, para garantir follow-ups e eliminar os inimigos com maior rapidez.

Byleth possui três Revival Stones, garantindo a ele três barras de vida extras.

A seguir…

Na parte 6 do nosso guia de Paralogues, abordaremos a Emblem Corrin, quinta que podemos enfrentar em Fire Emblem Engage. Até lá!

Revisão: Diogo Mendes
Capa: Thais Santos

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Também conhecida como Lilac, é jornalista e atualmente trabalha com assessoria de imprensa. Fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas.
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