Uma das grandes novidades de Fire Emblem Engage é a presença dos Emblems, heróis lendários de outros mundos que ajudaram Alear a combater o Dragão Caído, Sombron, mil anos atrás. Durante a campanha, nossa missão é ajudar o protagonista a recuperar os 12 Emblem Rings, anéis especiais nos quais os Emblems estão adormecidos.
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Conhecendo o Emblem Byleth
Chamado de Emblem of the Academy, Byleth está disponível no capítulo 14. Uma vez completado, temos acesso ao seu mapa exclusivo a partir do 15, no qual o personagem propõe um desafio a Alear. Vencê-lo significa aumentar o bond level com o Emblem de 10 para 20, desbloqueando habilidades e armas mais poderosas, incluindo a Sword of the Creator, sua arma-assinatura.
Fazendo jus ao seu jogo de origem, Three Houses (Switch), as habilidades de Byleth estão voltadas à versatilidade, proporcionando diferentes armas dependendo do tipo de unidade que equipa seu Emblem Ring. O grande trunfo do instrutor de Garreg Mach é seu Engage Attack, Goddess Dance, que permite que todos os aliados adjacentes possam agir novamente no mesmo turno, além de garantir a eles bônus extras em seus parâmetros.
Habilidades
A maior parte das habilidades de Byleth pode ser obtida por meio do sistema Skill Inheritance, disponível na Ring Chamber. Confira-as a seguir.
Divine Pulse | Faz com que um ataque destinado a errar possa acertar o alvo. Chance de ativação: 30%. Aumenta conforme a Lck do usuário. | Custo de SP: 250 |
Mentorship | Garante 1.2x EXP à unidade e aos aliados adjacentes. | Custo de SP: 250 |
Lost & Found | Se a unidade termina a ação ou usa o comando Wait próximo a um aliado, pode encontrar um item aleatório ou aumentar o suporte com tal aliado. Chance de ativação: (Lck)% | Custo de SP: 250 |
Divine Pulse+ | Faz com que um ataque destinado a errar possa acertar o alvo. Chance de ativação: 50%. Aumenta conforme a Lck do usuário. | Custo de SP: 500 |
Engage Skill | Instruct: Garante a aliados dentro de uma área de 2 espaços do usuário bônus em seus parâmetros de acordo com o tipo de unidade do usuário. | Bônus por tipos de unidade [Qi Adept] Lck+10. [Armored] Def+5. [Cavalry] Dex+10. [Covert] Spd+5. [Flying] Res+5. [Mystical] Mag+4. [Backup] Str+4. [Dragon] Todos os parâmetros básicos +3. |
Engage Attack | Goddess Dance: Use para garantir a todos os aliados adjacentes uma movimentação extra. | Bônus por tipos de unidade [Qi Adept] Lck +10 por um turno a todos os aliados afetados. [Cavalry] Dex+10 por um turno a todos os aliados afetados. [Armored] Def+5 por um turno a todos os aliados afetados. [Covert] Spd +5 por um turno a todos os aliados afetados. [Flying] Res+5 por um turno a todos os aliados afetados. [Mystical] Mag +4 por um turno a todos os aliados afetados. [Backup] Str +4 por um turno a todos os aliados afetados. [Dragon] Todos os parâmetros básicos +3 por um turno a todos os aliados afetados. |
Habilidade | Bond Level necessário | Tipo | Disponível para Skill Inheritance? |
Luck +2 | 1 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 100 |
Divine Pulse | 1 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 250 |
Instruct | 1 | Engage Skill | Não. Habilidade exclusiva. |
Goddess Dance | 1 | Engage Attack | Não. Habilidade exclusiva. |
Blutgang | 1 | Arma (Backup). O ataque é reduzido pela Res do oponente. Efetivo contra Dragon, Cavalry | Não. Arma exclusiva |
Areadbhar | 1 | Arma (Cavalry). Se o usuário iniciar o combate, Mt da arma +50%. | Não. Arma exclusiva. |
Failnaught | 1 | Arma (Covert). Se o usuário iniciar o combate, Avo +20. Efetivo contra Dragon, Flying. | Não. Arma exclusiva. |
Aegis Shied | 1 | Arma (Armored). Garante Def +6 e Res +3. Pode reduzir em 50% o dano recebido pela unidade. Chance de ativação = (Dex)% | Não. Arma exclusiva. |
Lúin | 1 | Arma (Flying). Aumenta o dano com base na Spd do usuário. Efetivo contra Dragon. | Não. Arma exclusiva. |
Thyrsus | 1 | Arma (Mystical). Alcance de magias +2. Pode reduzir em 50% o dano recebido pela unidade. | Não. Arma exclusiva. |
Rafail Gem | 1 | Arma (Qi Adept). Torna o usuário imune a ataques críticos e danos provenientes de “Efetivo contra”. Pode reduzir em 50% o dano recebido pelo usuário. | Não. Arma exclusiva. |
Aymr | 1 | Arma (Dragon). Garante o efeito Smash. O usuário não pode atacar primeiro e nem realizar follow-up, mesmo que inicie o combate. | Não. Arma exclusiva. |
Luck +4 | 2 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 300 |
Mentorship | 3 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 250 |
Art Focus 1 | 4 | Habilidade. Garante Hit +10 em troca de Ddg -10 ao equipar soqueiras. | Sim. Custo de SP: 100 |
Skill Inheritance | 5 | Bônus de Bond Level 5. O personagem pode adquirir habilidades deste Emblem. | Não. Bônus passivo. |
Art Prof. | 6 | Proficiência em soqueira necessária para promoção para certas classes. | Não. Bônus passivo. |
Art Focus 2 | 6 | Habilidade. Garante Hit +15 em troca de Ddg -10 ao equipar soqueiras. | Sim. Custo de SP: 300 |
Art Focus 3 | 7 | Habilidade. Garante Hit +20 em troca de Ddg -10 ao equipar soqueiras. | Sim. Custo de SP: 500 |
Luck +6 | 8 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 500 |
Sword Prof. | 9 | Proficiência em espada necessária para promoção para certas classes. | Não. Bônus passivo. |
Vajra-Mushti | 10 | Arma. Se o usuário atacar primeiro, realiza dois ataques. Dano reduzido da Def/Res do oponente (o menor valor entre os dois parâmetros). | Não. Arma exclusiva. |
Strong Bond | 11 | Bônus de Bond Level 10. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage. | Não. Bônus passivo. |
Art Focus 4 | 12 | Habilidade. Garante Hit +25 em troca de Ddg -10 ao equipar soqueiras. | Sim. Custo de SP: 700 |
Lost & Found | 13 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 250 |
Art Focus 5 | 14 | Habilidade. Garante Hit +30 em troca de Ddg -10 ao equipar soqueiras. | Sim. Custo de SP: 1000 |
Sword of the Creator | 15 | Arma. O dano aumenta com base na Mag do usuário. Pode atacar de qualquer distância. Efetivo contra Dragon | Não. Arma exclusiva |
Luck +8 | 16 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 1000 |
Luck +10 | 17 | Habilidade. | Custo de SP: 2000 |
Divine Pulse+ | 18 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 500 |
Luck +12 | 19 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 3000 |
Deep Synergy | 20 | Bônus de Bond Level 20. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage. | Não. Bônus passivo. |
Lista de Bond Rings
Assim como os demais Emblems, Byleth tem à disposição 40 Bond Rings, cujo ranque varia de C a S. Diferentemente dos Emblem Rings, os anéis a seguir oferecem apenas bônus nos parâmetros (stats) dos personagens que os equipam, mas alguns garantem uma habilidade exclusiva na raridade S.
Confira a seguir os bônus de ranque S de cada um dos Bond Rings de Three Houses.
Claude | Dex +2, Spd +1, Lck +1 Wind God: Se HP = 100%, garante alcance +1 com arcos. |
Dimitri | HP +2, Str +2, Dex +1 Paraselene: Use para atacar um inimigo adjacente e depois se afastar um espaço do inimigo após o combate. |
Edelgard | HP +2, Str +2, Def +1 Flickering Flower: Se a unidade iniciar combate, causa Freeze no oponente. Chance de ativação = (dano causado)% |
Ferdinand | Str +1, Dex +1, Spd +2 |
Bernadetta | Str +1, Dex +2, Spd +1 |
Felix | Str +2, Dex +1, Spd +1 |
Ingrid | Spd +2, Lck +1, Res +1 |
Raphael | HP +2, Str +1, Def +1 |
Lysithea | Mag +2, Dex +1, Spd +1 |
Flayn | Mag +2, Dex +1, Res +1 |
Dicas para vencer o Paralogue do Byleth
O Paralogue Sacred Tomb é, provavelmente, o mais inusitado do jogo, já que proteger os cristais presentes no mapa não apenas previne que Byleth e seus aliados não ataquem as unidades do jogador, como também garante, ao completar o mapa, um Talisman. Ao todo, o time é composto por até nove unidades; além disso, no modo Classic, personagens derrotados são perdidos para sempre.
O mapa conta com 27 inimigos, sendo que mais são invocados quando Byleth decide agir. No entanto, o combate contra o Emblem possui uma particularidade: como o instrutor tem à sua disposição uma miríade de armas, ele é capaz de usar equipamentos efetivos contra a maioria dos tipos de unidades presentes no jogo.
No entanto, diferentemente de Ike, Byleth pode sofrer Break e tem uma Def menor. Sendo assim, recomenda-se usar unidades com Atk médio-alto para causar um dano satisfatório no Emblem, sobretudo arqueiros. É importante ter em mente que, em dificuldades mais elevadas, é interessante optar por personagens com Spd média-alta, para garantir follow-ups e eliminar os inimigos com maior rapidez.
Byleth possui três Revival Stones, garantindo a ele três barras de vida extras.
A seguir…
Na parte 6 do nosso guia de Paralogues, abordaremos a Emblem Corrin, quinta que podemos enfrentar em Fire Emblem Engage. Até lá!