Shigeru Miyamoto comenta sobre ser comparado a Spielberg e Disney

Uma destas comparações desagrada Miyamoto, a outra o deixa honrado.

em 20/02/2023
Neste mês de fevereiro, foi inaugurado o Super Nintendo World, parque temático localizado no Universal Studios Hollywood, nos Estados Unidos. A abertura contou com a presença de Shigeru Miyamoto, criador de diversas franquias da Big N, que concedeu algumas entrevistas a diversos jornalistas.


À GameSpot, Miyamoto falou sobre as comparações ao cineasta Steven Spielberg e ao lendário Walt Disney. Em suas palavras:
"Tenho sido chamado de Spielberg do mundo dos games, mas na verdade não gosto disso. Eu sou Miyamoto. Miyamoto é Miyamoto e Nintendo é Nintendo. Por outro lado, me sinto muito honrado ao ser comparado ao Disney. Dito isso, sinto que a Disney representa, até certo ponto, uma sensação de segurança, especialmente para as famílias.

Acredito que a Nintendo é bem conhecida pelos videogames, que geralmente não são associados à segurança. Mas o fato da Nintendo ser comparada à Disney realmente me dá a confiança de que chegamos ao ponto de levar a Nintendo a esse patamar e, quem sabe, fornecer essa segurança. Então, é algo que sinto que fomos capazes de alcançar e fico feliz por isso".
Shigeru Miyamoto é criador de franquias como The Legend of Zelda, F-Zero, Star Fox, Donkey Kong e, é claro, Super Mario. Em 2012, suas criações renderam a Miyamoto o prêmio Príncipe das Astúrias na categoria Comunicações e Humanidades, concedido pela fundação espanhola por fazer dos games "uma revolução social, acessíveis a segmentos da sociedade que nunca tinham tomado contato com esta forma de entretenimento, sendo ao mesmo tempo capazes de unir as pessoas sem distinção de sexo, idade ou condição sócio-cultural".


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.