Apesar de diversas iniciativas de dentro e fora da Nintendo para relançar cada vez mais títulos no console, algumas sagas importantes e hidden gems ainda não apareceram (alguns eu diria que nem vão aparecer) sequer em rumores. Apresentarei aqui alguns desses jogos e buscarei, também, mostrar algumas alternativas para quem quer aproveitar algo similar no Switch.
Dementium
Mesmo não sendo referência no que diz respeito a survival horror, a duologia Dementium supre minimamente bem a falta do gênero na biblioteca do DS e 3DS (o primeiro título foi remasterizado para o 3DS). Principalmente por sua inspiração em Silent Hill, eu diria que Dementium acerta bem na ambientação e atmosfera, mesmo na tela pequena, além da direção de arte entregar um visual muito charmoso. Dementium II até foi remasterizado para PC, mas ficou por lá mesmo, o remaster nunca chegou a nenhuma outra plataforma.
Há poucos títulos do gênero disponíveis para Nintendo Switch e mesmo com diversos Silent Hill anunciados ano passado, nenhum foi confirmado para o console. Existe, porém, alguns Resident Evil (Revelations, por exemplo) e Fatal Frame disponíveis na eShop. De indie, temos Horror Bundle: Paratopic + Fatum Betula que conta com 2 jogos de horror desenvolvidos por Bryce Bucher com visual inspirados nos clássicos jogos de horror do Playstation 1.
Rhythm Heaven
A saga Rhythm Heaven se fez presente em diversas plataformas da Nintendo desde o lançamento do seu primeiro título, exclusivo do japão, Rhythm Tengoku (リズム天国). Talvez, até possamos ver esse primeiro título disponibilizado no Nintendo Switch Online, como foi o caso com o Earthbound Beginnings. Até agora, o Switch dispõe de alguns poucos de ritmo, entre eles, destacam-se: MUSYNX (não disponível na eShop brasileira), KINGDOM HEARTS Melody of Memory (não disponível na eshop brasileira), GROOVE COASTER WAI WAI PARTY!!!! e Theatrhythm Final Bar Line.
Metal Gear Solid
Um dos gêneros mais escassos no Switch (e na indústria, no geral) é o stealth. Infelizmente, o port incrível que o 3DS recebeu não foi o suficiente para garantir uma entrada da franquia na 8ª geração da Nintendo. Eu diria que o que impede Metal Gear Solid de retornar (saga essa que não dá as caras desde 2018 com Metal Gear Survive) é o remake que aparece através de rumores por anos. Provavelmente, remasterizar Metal Gear ao mesmo tempo em que um remake está sendo desenvolvido pode não ser a melhor das escolhas para as vendas de ambos os títulos.
Nesse caso, um dos poucos jogos de stealth que temos no Switch é Hitman III, mas se trata de uma cloud version. Sendo assim, deixarei aqui a sugestão de Aragami, duologia que está disponível para o Switch (ambos contam com co-op online, aliás).
Shin Megami Tensei: Devil Survivor
A Atlus sempre explorou muito bem os portáteis da Nintendo, com Devil Survivor não foi diferente, a duologia spin-off foi lançada para DS e remasterizada para Nintendo 3DS e ainda não deu as caras no Switch nem com uma sequência (diferentemente de Devil Summoner: Soul Hackers, que também foi remasterizado para o 3DS e teve sequência no Nintendo Switch).
JRPG não falta no Nintendo Switch, mas dentre os vários disponíveis, eu recomendo: Live A Live, Persona 5 Royal, Dungeon Encounters e STAR OCEAN First Departure R.
Será que esses jogos podem vir mesmo?
Mesmo com uma biblioteca incrível, é difícil escapar das tendências da indústria, sendo assim, gêneros mais "sumidos" no geral podem ficar sumidos no Switch também, como é o caso de survival horrors (que tem retornado pouco a pouco desde Alien Isolation, como apontado nesta matéria) e stealth que tem sido mantido, principalmente, pela IO Interactive com a trilogia Hitman. Mesmo assim, nada impede que os ventos soprem novamente a favor desses gêneros e de muitos outros (como os de ritmo que, apesar de se manterem fortes no oriente, foi muito atenuado no Ocidente com o abandono de franquias como Guitar Hero e Rock Band).
É bastante provável que alguns dos jogos citados estejam para ser anunciados, mas por enquanto, aproveitemos com as recomendações acima.
Revisão: Diogo Mendes