Dicas e Truques

Fire Emblem Engage (Switch): Guia de Paralogues - Parte 4: Ike, the Radiant Hero

Conheça o Emblem Ike e confira dicas de como se dar bem em seu desafio.



Uma das grandes novidades de Fire Emblem Engage é a presença dos Emblems, heróis lendários de outros mundos que ajudaram Alear a combater o Dragão Caído, Sombron, mil anos atrás. Durante a campanha, nossa missão é ajudar o protagonista a recuperar os 12 Emblem Rings, anéis especiais nos quais os Emblems estão adormecidos.


Agora, chegou a hora de conhecê-los mais a fundo no nosso guia de Paralogues, mapas especiais que, uma vez completados, permitem que esses protagonistas passados alcancem seu verdadeiro potencial. Nesta quarta parte, abordaremos Ike.

Observação: Os Paralogues dos Emblems do Expansion Pass serão abordados futuramente, quando todos forem lançados. O texto contém spoilers de jogos da série.
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Conhecendo o Emblem Ike

Chamado de Emblem of Radiance, Ike está disponível no capítulo 13. Uma vez completado, temos acesso ao seu mapa exclusivo a partir do 14, no qual o personagem propõe um desafio a Alear. Vencê-lo significa aumentar o bond level com a Emblem de 10 para 20, desbloqueando habilidades e armas mais poderosas, incluindo a Ragnell, sua arma-assinatura.

Fazendo jus ao seu jogo de origem, Path of Radiance (GC), as habilidades de Ike estão voltadas à defesa e  retaliação. Seu grande diferencial é proporcionar ao personagem equipando seu Emblem Ring a capacidade de usar o dano recebido durante os combates em poder de ataque, mas Ike também conta com um forte Engage Attack, Great Aether, que abrange uma grande área ao redor do usuário e ainda recupera HP baseando-se no dano causado aos oponentes.

Habilidades

A maior parte das habilidades de Ike pode ser obtida por meio do sistema Skill Inheritance, disponível na Ring Chamber. Confira-as a seguir.


Demolish Destrói obstáculos em um único ataque quando usado o comando Destroy. Custo de SP: 200
Resolve Se o HP da unidade for 75% ou menos após o combate, garante Def/Res +5 enquanto o HP da unidade continuar inferior a 75%. Custo de SP: 1000
Reposition Use para mover um aliado adjacente para o lado oposto da unidade. Custo de SP: 200
Wrath No início do combate, para cada HP que a unidade perdeu, garante Crit +1 durante o combate. Máximo: +30. Custo de SP: 2000
Resolve+ Se o HP da unidade for 75% ou menos após o combate, garante Def/Res +7 enquanto o HP da unidade continuar inferior a 75%. Custo de SP: 2000
Engage Skill Laguz Friend: A unidade recebe 50% a menos de dano recebido, mas sua Avo é zerada. Bônus por tipos de unidade [Dragon]
-10% de dano recebido.
Engage Attack Great Aether: Use para receber Def/Res +5, mas a unidade não pode revidar por um turno. No próximo turno, ataca em uma área de 2 espaços ao redor da unidade e recupera HP = 30% do dano causado. Funciona apenas com espadas e machados. Bônus por tipos de unidade [Dragon]
Dano +1 por golpe recebido.
[Flying] Garante Res +5
[Armored] Garante Def +5

Habilidade Bond Level Necessário Tipo Disponível para Skill Inheritance?
Defense +1 1 Habilidade Sim. Custo de SP: 100
Demolish 1 Habilidade Sim. Custo de SP: 200
Resolve 1 Habilidade Sim. Custo de SP: 1000
Laguz Friend 1 Engage Skill Não. Habilidade exclusiva.
Great Aether 1 Engage Attack Não. Habilidade exclusiva.
Hammer 1 Arma. Causa efeito Smash nos oponentes. A unidade não pode realizar follow-up ou atacar primeiro, mesmo se iniciar o combate. Efetivo contra Armored. Não. Habilidade exclusiva.
Defense +2 2 Habilidade Sim. Custo de SP: 300
Reposition 3 Habilidade Sim. Custo de SP: 200
Axe Power 1 4 Habilidade. Garante Atk +2 em troca de Avo -10 ao equipar machados. Sim. Custo de SP: 1000
Skill Inheritance 5 Bônus de Bond Level 5. O personagem pode adquirir habilidades deste Emblem. Não. Bônus passivo.
Axe Prof. 6 Proficiência em machado necessária para promoção para certas classes. Não. Bônus passivo.
Axe Power 2 7 Habilidade. Garante Atk +4 em troca de Avo -10 ao equipar machados. Sim. Custo de SP: 2000
Defense +3 8 Habilidade Sim. Custo de SP: 500
Sword Prof. 9 Proficiência em espada necessária para promoção para certas classes. Não. Bônus passivo.
Urvan 10 Arma. Garante Res +3. Não. Arma exclusiva.
Strong Bond 11 Bônus de Bond Level 10. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage. Não. Bônus passivo.
Axe Power 3 12 Habilidade. Garante Atk +6 em troca de Avo -10 ao equipar machados. Sim. Custo de SP: 3000
Wrath 13 Habilidade. Sim. Custo de SP: 2000
Axe Power 4 14 Habilidade. Garante Atk +8 em troca de Avo -10 ao equipar machados. Sim. Custo de SP: 4000
Ragnell 15 Arma. Garante Def +5. A unidade pode atacar de qualquer distância. Não. Arma exclusiva
Defense +4 16 Habilidade. Sim. Custo de SP: 1000
Axe Power 5 17 Habilidade. Garante Atk +10 em troca de Avo -10 ao equipar machados. Sim. Custo de SP: 5000
Resolve+ 18 Habilidade. Sim. Custo de SP: 2000
Defense +5 19 Habilidade. Sim. Custo de SP: 2000
Deep Synergy 20 Bônus de Bond Level 20. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage. Não. Bônus passivo.

Lista de Bond Rings

Assim como os demais Emblems, Ike tem à disposição 40 Bond Rings, cujo ranque varia de C a S. Diferentemente dos Emblem Rings, os anéis a seguir oferecem apenas bônus nos parâmetros (stats) dos personagens que os equipam, mas alguns garantem uma habilidade exclusiva na raridade S.

Confira a seguir os bônus de ranque S de cada um dos Bond Rings de Path of Radiance.

Soren Mag +1, Dex +2, Res +1
Wind Adept: Se a unidade iniciar o combate com Wind equipado, pode atacar duas vezes.
Porcentagem de ativação = Dex da unidade. Exclui Elwind e Excalibur.
Mia Dex +1, Spd +2, Lck +1
Shove: Use para empurrar um aliado adjacente com menos Bld um espaço extra.
Mist Spd +2, Lck +1, Res +1
Titania Str +1, Dex +1, Spd +2
Shinon Str +1, Dex +2, Def +1
Gatrie Dex +1, Lck +1, Res +2
Ilyana HP +2, Spd +2, Lck +1
Lethe HP +5, Dex +1, Spd +1
Ranulf HP +5, Str +1, Def +1
Greil Str +2, Def +1, Bld +1

Dicas para vencer o Paralogue do Ike

O Paralogue Fort of Hope é, provavelmente, um dos mais trabalhosos do jogo, ainda mais quando não temos o Emblem Ring de Ike durante o combate. Ao todo, o time é composto por até nove unidades; além disso, no modo Classic, personagens derrotados são perdidos para sempre.

O mapa conta com 26 inimigos, sendo que mais são invocados quando Ike decide agir. Esses reforços podem acarretar uma grande dor de cabeça, pois a maioria é composta por unidades do tipo Armored, que possuem Def altíssima e não sofrem o estado Break.

Outro fator que deixa a batalha mais acirrada é o fato de a Ragnell de Ike permitir que o Emblem ataque a distância, sendo uma ameaça para unidades dos tipos Covert e Mysticals, já que elas preferem não engajar combate próximo ao alvo. O Emblem também pode ser um grande desafio, pois duas de suas armas, Ragnell e Urvan, lhe oferecem parâmetros defensivos adicionais (Def e Res, respectivamente) e pelo fato de Ike ser tratado como Armored, não podendo, dessa forma, sofrer Break. 

Os melhores tipos de unidades para este Paralogue são aquelas que sejam capazes de causar dano mágico aos oponentes, seja com tomos ou armas como Levin Sword. No entanto, é importante ter em mente que, em dificuldades mais elevadas, é interessante optar por personagens com Spd média-alta, para garantir follow-ups e eliminar os inimigos com maior rapidez.

Ike possui duas Revival Stones, garantindo a ele duas barras de vida extras.

A seguir…

Na parte 5 do nosso guia de Paralogues, abordaremos o Emblem Byleth, o quarto que podemos enfrentar em Fire Emblem Engage. Até lá!

Revisão: Cristiane Amarante
Capa: Thais Santos


Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
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