Dicas e Truques

Fire Emblem Engage (Switch): Guia de Paralogues - Parte 2: Lucina, the Exalt

Conheça a Emblem Lucina e confira dicas de como se dar bem em seu desafio.

Uma das grandes novidades de Fire Emblem Engage é a presença dos Emblems, heróis lendários de outros mundos que ajudaram Alear a combater o Dragão Caído, Sombron, mil anos atrás. Durante a campanha, nossa missão é ajudar o protagonista a recuperar os 12 Emblem Rings, anéis especiais nos quais os Emblems estão adormecidos.


Agora, chegou a hora de conhecê-los mais a fundo no nosso guia de Paralogues, mapas especiais que, uma vez completados, permitem que esses protagonistas passados alcancem seu verdadeiro potencial. Nesta primeira parte, abordaremos a inspiração por trás deles.

Observação: Os Paralogues dos Emblems do Expansion Pass serão abordados futuramente, quando todos forem lançados. O texto contém spoilers de jogos da série.
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Conhecendo a Emblem Lucina

Chamada de Emblem of Awakening, Lucina está disponível no capítulo 11. Uma vez completado, temos acesso ao seu mapa exclusivo a partir do 12, no qual a personagem propõe um desafio a Alear. Vencê-lo significa aumentar o bond level com a Emblem de 10 para 20, desbloqueando habilidades e armas mais poderosas, incluindo a Parallel Falchion, sua arma-assinatura.

Fazendo jus ao seu jogo de origem, Awakening (3DS), as habilidades de Lucina estão voltadas à mecânica de Chain Attack. Seu grande diferencial é "forçar" unidades que não são do tipo Backup a realizar ataques em sequência graças às Synchro Skills Dual Assist e Dual Support, mas, para isso, é interessante que o personagem equipando o Emblem Ring de Lucina esteja próximo a aliados.

Habilidades

A maior parte das habilidades de Lucina podem ser obtidas por meio do sistema Skill Inheritance, disponível na Ring Chamber. Confira-as a seguir.

Dual Assist Se a unidade é capaz de fazer um Chain Attack, ela o fará sempre que aliados atacarem inimigos que a unidade possa alcançar. Chance de ativação = 35%. Custo de SP: 1000
Dual Support Garante bônus a Avo que aumenta com o nível de suporte com aliados adjacentes. Máximo: +90. Custo de SP: 2000
Dual Assist+ Se a unidade é capaz de fazer um Chain Attack, ela o fará sempre que aliados atacarem inimigos que a unidade possa alcançar. Chance de ativação = 70%. Custo de SP: 2000
Engage Skill Bonded Shield: Previne ataques a aliados adjacentes à unidade até o próximo turno. Chance de ativação: 80%. Bônus por tipos de unidade [Armored] Ativação = 100% para aliados do tipo Armored. [Flying] Ativação = 100% para aliados do tipo Flying. [Qi Adept] Ativação = 100% [Cavalry] Ativação = 100% para aliados do tipo Cavalry [Dragon] Chance de ativação +10%.
Engage Attack All for one: Ataca um inimigo adjacente. Todos os aliados dentro de 2 espaços ativam Chain Attack. Funciona apenas com espadas. Bônus por tipos de unidade [Backup] Alcance +1. [Dragon] Chain Attacks de aliados sempre acertam o alvo.

Habilidade Bond Level Necessário Tipo Disponível para Skill Inheritance?
Dexterity +1 1 Habilidade Sim. Custo de SP: 100
Bonded Shield 1 Engage Skill Não. Habilidade exclusiva.
All for One 1 Engage Attack Não. Habilidade exclusiva.
Noble Rapier 1 Arma. Efetivo contra Armored e Cavalry Não. Habilidade exclusiva.
Dual Strike 1 Habilidade Não. Habilidade exclusiva.
Dexterity +2 2 Habilidade Sim. Custo de SP: 300
Dual Assist 3 Habilidade Sim. Custo de SP: 1000
Bow Agility 1 4 Habilidade. Garante Avo +10 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. Sim. Custo de SP: 500
Skill Inheritance 5 Bônus de Bond Level 5. O personagem pode adquirir habilidades deste Emblem. Não. Bônus passivo.
Sword Prof. 6 Proficiência em espada necessária para promoção para certas classes. Não. Bônus passivo.
Bow Agility 2 7 Habilidade. Garante Avo +15 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. Sim. Custo de SP: 1000
Bow Prof. 8 Proficiência em arco necessária para promoção para certas classes. Não. Bônus passivo.
Dexterity +3 9 Habilidade. Sim. Custo de SP: 500
Bow Agility 1 4 Habilidade. Garante Avo +10 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. Sim. Custo de SP: 500
Parthia 10 Arma. Garante Res +5 e dobra a experiência adquirida pela unidade. Efetivo contra Flying. Não. Arma exclusiva.
Strong Bond 11 Bônus de Bond Level 10. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage. Não. Bônus passivo.
Bow Agility 3 12 Habilidade. Garante Avo +20 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. Sim. Custo de SP: 2000
Dual Support 13 Habilidade. Garante Avo +10 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. Sim. Custo de SP: 2000
Bow Agility 4 14 Habilidade. Garante Avo +25 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. Sim. Custo de SP: 3000
Parallel Falchion 15 Arma. Efetivo contra Dragon. Não. Arma exclusiva
Dexterity +4 16 Habilidade. Sim. Custo de SP: 1000
Bow Agility 5 17 Habilidade. Garante Avo +30 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. Sim. Custo de SP: 5000
Dual Assist+ 18 Habilidade. Sim. Custo de SP: 2000
Dexterity +5 19 Habilidade. Sim. Custo de SP: 2000
Deep Synergy 20 Bônus de Bond Level 20. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage. Não. Bônus passivo.

Lista de Bond Rings

Assim como os demais Emblems, Lucina tem à disposição 40 Bond Rings, cujo ranque varia de C a S. Diferentemente dos Emblem Rings, os anéis a seguir oferecem apenas bônus nos parâmetros (stats) dos personagens que os equipam, mas alguns garantem uma habilidade exclusiva na raridade S.

Confira a seguir os bônus de ranque S de cada um dos Bond Rings de Awakening.

Chrom HP +5, Dex +1, Spd +1 Rightful Ruler: Adiciona 5% à chance de ativação para habilidades com chance de ativação.
Lissa Mag +1, Lck +2, Res +1 Healtouch: Quando a unidade usa um cajado para curar um aliado, restaura +5 HP adicionais.
Gaius Str +1, Dex +1, Spd +2
Cordelia Str +2, Lck +1, Def +1
Nowi Str +1, Lck +2, Def +1
Tharja Mag +1, Spd +2, Def +1
Owain HP +5, Mag +1, Spd +1
Inigo Dex +1, Spd +1, Lck +2
Severa Str +2, Spd +1, Def +1
Morgan Mag +2, Lck +1, Res +1

Dicas para vencer o Paralogue da Lucina

Embora não sofra nenhuma interferência de terreno, o Paralogue Arena of the Gods pode ser bastante desafiador, especialmente porque não é possível usar o Emblem Ring de Lucina durante o combate. Além disso, o jogador só pode usar seis unidades para completar o mapa e, no modo Classic, personagens derrotados são perdidos para sempre.

Ao todo, o mapa conta com nove inimigos, sendo que mais são invocados ao iniciar o ataque contra Lucina. Esses reforços podem acarretar uma grande dor de cabeça, pois, graças à habilidade Dual Assist de Lucina, eles poderão ativar Chain Attack quando a personagem atacar.

Outro fator que deixa a batalha mais acirrada é o fato de Lucina contar com três armas —  Noble Rapier, Parthia e Parallel Falchion —, dando a ela vasta cobertura contra vários tipos de unidades, especialmente a Falchion, que é mortal contra Alear. Dessa forma, é ideal primeiro eliminar todos os inimigos antes de atacar Lucina e, uma vez feito isso, a melhor opção é ignorar os reforços invocados por ela.


Os melhores tipos de unidades para este Paralogue são Qi Adepts, que podem causar Break em arqueiros e magos, e Mysticals, já que muitos inimigos têm Res baixa. No entanto, é importante ter em mente que, em dificuldades mais elevadas, é interessante optar por personagens com Spd média-alta.

Lucina possui uma Revival Stone, garantindo a ela uma barra de vida extra.

A seguir…

Na parte 3 do nosso guia de Paralogues, abordaremos a Emblem Lyn, a segunda que podemos enfrentar em Fire Emblem Engage. Até lá!

Revisão: Davi Sousa
Capa: Thais Santos

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
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