Uma das grandes novidades de Fire Emblem Engage é a presença dos Emblems, heróis lendários de outros mundos que ajudaram Alear a combater o Dragão Caído, Sombron, mil anos atrás. Durante a campanha, nossa missão é ajudar o protagonista a recuperar os 12 Emblem Rings, anéis especiais nos quais os Emblems estão adormecidos.
Agora, chegou a hora de conhecê-los mais a fundo no nosso guia de Paralogues, mapas especiais que, uma vez completados, permitem que esses protagonistas passados alcancem seu verdadeiro potencial. Nesta primeira parte, abordaremos a inspiração por trás deles.
Observação: Os Paralogues dos Emblems do Expansion Pass serão abordados futuramente, quando todos forem lançados. O texto contém spoilers de jogos da série.
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Conhecendo a Emblem Lucina
Chamada de Emblem of Awakening, Lucina está disponível no capítulo 11. Uma vez completado, temos acesso ao seu mapa exclusivo a partir do 12, no qual a personagem propõe um desafio a Alear. Vencê-lo significa aumentar o bond level com a Emblem de 10 para 20, desbloqueando habilidades e armas mais poderosas, incluindo a Parallel Falchion, sua arma-assinatura.
Fazendo jus ao seu jogo de origem, Awakening (3DS), as habilidades de Lucina estão voltadas à mecânica de Chain Attack. Seu grande diferencial é "forçar" unidades que não são do tipo Backup a realizar ataques em sequência graças às Synchro Skills Dual Assist e Dual Support, mas, para isso, é interessante que o personagem equipando o Emblem Ring de Lucina esteja próximo a aliados.
Habilidades
A maior parte das habilidades de Lucina podem ser obtidas por meio do sistema Skill Inheritance, disponível na Ring Chamber. Confira-as a seguir.
Dual Assist | Se a unidade é capaz de fazer um Chain Attack, ela o fará sempre que aliados atacarem inimigos que a unidade possa alcançar. Chance de ativação = 35%. | Custo de SP: 1000 |
Dual Support | Garante bônus a Avo que aumenta com o nível de suporte com aliados adjacentes. Máximo: +90. | Custo de SP: 2000 |
Dual Assist+ | Se a unidade é capaz de fazer um Chain Attack, ela o fará sempre que aliados atacarem inimigos que a unidade possa alcançar. Chance de ativação = 70%. | Custo de SP: 2000 |
Engage Skill | Bonded Shield: Previne ataques a aliados adjacentes à unidade até o próximo turno. Chance de ativação: 80%. | Bônus por tipos de unidade [Armored] Ativação = 100% para aliados do tipo Armored. [Flying] Ativação = 100% para aliados do tipo Flying. [Qi Adept] Ativação = 100% [Cavalry] Ativação = 100% para aliados do tipo Cavalry [Dragon] Chance de ativação +10%. |
Engage Attack | All for one: Ataca um inimigo adjacente. Todos os aliados dentro de 2 espaços ativam Chain Attack. Funciona apenas com espadas. | Bônus por tipos de unidade [Backup] Alcance +1. [Dragon] Chain Attacks de aliados sempre acertam o alvo. |
Habilidade | Bond Level Necessário | Tipo | Disponível para Skill Inheritance? |
---|---|---|---|
Dexterity +1 | 1 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 100 |
Bonded Shield | 1 | Engage Skill | Não. Habilidade exclusiva. |
All for One | 1 | Engage Attack | Não. Habilidade exclusiva. |
Noble Rapier | 1 | Arma. Efetivo contra Armored e Cavalry | Não. Habilidade exclusiva. |
Dual Strike | 1 | Habilidade | Não. Habilidade exclusiva. |
Dexterity +2 | 2 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 300 |
Dual Assist | 3 | Habilidade | Sim. Custo de SP: 1000 |
Bow Agility 1 | 4 | Habilidade. Garante Avo +10 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. | Sim. Custo de SP: 500 |
Skill Inheritance | 5 | Bônus de Bond Level 5. O personagem pode adquirir habilidades deste Emblem. | Não. Bônus passivo. |
Sword Prof. | 6 | Proficiência em espada necessária para promoção para certas classes. | Não. Bônus passivo. |
Bow Agility 2 | 7 | Habilidade. Garante Avo +15 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. | Sim. Custo de SP: 1000 |
Bow Prof. | 8 | Proficiência em arco necessária para promoção para certas classes. | Não. Bônus passivo. |
Dexterity +3 | 9 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 500 |
Bow Agility 1 | 4 | Habilidade. Garante Avo +10 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. | Sim. Custo de SP: 500 |
Parthia | 10 | Arma. Garante Res +5 e dobra a experiência adquirida pela unidade. Efetivo contra Flying. | Não. Arma exclusiva. |
Strong Bond | 11 | Bônus de Bond Level 10. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage. | Não. Bônus passivo. |
Bow Agility 3 | 12 | Habilidade. Garante Avo +20 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. | Sim. Custo de SP: 2000 |
Dual Support | 13 | Habilidade. Garante Avo +10 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. | Sim. Custo de SP: 2000 |
Bow Agility 4 | 14 | Habilidade. Garante Avo +25 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. | Sim. Custo de SP: 3000 |
Parallel Falchion | 15 | Arma. Efetivo contra Dragon. | Não. Arma exclusiva |
Dexterity +4 | 16 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 1000 |
Bow Agility 5 | 17 | Habilidade. Garante Avo +30 em troca de Crit -10 ao equipar arcos. | Sim. Custo de SP: 5000 |
Dual Assist+ | 18 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 2000 |
Dexterity +5 | 19 | Habilidade. | Sim. Custo de SP: 2000 |
Deep Synergy | 20 | Bônus de Bond Level 20. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage. | Não. Bônus passivo. |
Lista de Bond Rings
Assim como os demais Emblems, Lucina tem à disposição 40 Bond Rings, cujo ranque varia de C a S. Diferentemente dos Emblem Rings, os anéis a seguir oferecem apenas bônus nos parâmetros (stats) dos personagens que os equipam, mas alguns garantem uma habilidade exclusiva na raridade S.
Confira a seguir os bônus de ranque S de cada um dos Bond Rings de Awakening.
Chrom | HP +5, Dex +1, Spd +1 Rightful Ruler: Adiciona 5% à chance de ativação para habilidades com chance de ativação. |
Lissa | Mag +1, Lck +2, Res +1 Healtouch: Quando a unidade usa um cajado para curar um aliado, restaura +5 HP adicionais. |
Gaius | Str +1, Dex +1, Spd +2 |
Cordelia | Str +2, Lck +1, Def +1 |
Nowi | Str +1, Lck +2, Def +1 |
Tharja | Mag +1, Spd +2, Def +1 |
Owain | HP +5, Mag +1, Spd +1 |
Inigo | Dex +1, Spd +1, Lck +2 |
Severa | Str +2, Spd +1, Def +1 |
Morgan | Mag +2, Lck +1, Res +1 |
Dicas para vencer o Paralogue da Lucina
Embora não sofra nenhuma interferência de terreno, o Paralogue Arena of the Gods pode ser bastante desafiador, especialmente porque não é possível usar o Emblem Ring de Lucina durante o combate. Além disso, o jogador só pode usar seis unidades para completar o mapa e, no modo Classic, personagens derrotados são perdidos para sempre.
Ao todo, o mapa conta com nove inimigos, sendo que mais são invocados ao iniciar o ataque contra Lucina. Esses reforços podem acarretar uma grande dor de cabeça, pois, graças à habilidade Dual Assist de Lucina, eles poderão ativar Chain Attack quando a personagem atacar.
Outro fator que deixa a batalha mais acirrada é o fato de Lucina contar com três armas — Noble Rapier, Parthia e Parallel Falchion —, dando a ela vasta cobertura contra vários tipos de unidades, especialmente a Falchion, que é mortal contra Alear. Dessa forma, é ideal primeiro eliminar todos os inimigos antes de atacar Lucina e, uma vez feito isso, a melhor opção é ignorar os reforços invocados por ela.
Os melhores tipos de unidades para este Paralogue são Qi Adepts, que podem causar Break em arqueiros e magos, e Mysticals, já que muitos inimigos têm Res baixa. No entanto, é importante ter em mente que, em dificuldades mais elevadas, é interessante optar por personagens com Spd média-alta.
Lucina possui uma Revival Stone, garantindo a ela uma barra de vida extra.
A seguir…
Na parte 3 do nosso guia de Paralogues, abordaremos a Emblem Lyn, a segunda que podemos enfrentar em Fire Emblem Engage. Até lá!
Revisão: Davi Sousa
Capa: Thais Santos