Fire Emblem Engage (Switch): Possíveis teorias a respeito dos Emblems e outros easter eggs

A nova entrada da franquia é um prato cheio para os fãs de longa data.

em 16/02/2023
Os jogos da franquia Fire Emblem sempre tiveram uma lore fantástica, com jogos se conectando de formas que nunca imaginamos. A nova entrada, Fire Emblem Engage, também presta sua homenagem aos títulos mais antigos — e não apenas com a presença dos Emblems.


De modo geral, o 17º Fire Emblem abre espaço para várias teorias, sem mencionar inúmeros easter eggs que estão escondidos nos mais de 20 capítulos de aventuras em Elyos. Confira algumas curiosidades escondidas a seguir, mas tenha em mente que algumas podem ser consideradas spoilers.

Teorias não confirmadas

As informações que seguem são teorias que eu mesma teci conforme avancei no jogo. Não são informações confirmadas e muito menos easter eggs e, dessa forma, não devem ser tratadas como oficiais; de todo modo, julgo interessante compartilhá-las com outros fãs de Fire Emblem, uma vez que podem gerar debates interessantes.

Uma possível referência a Anri

Alear possuir o Emblem Ring de Marth não parece ser mera coincidência. O primeiro herói de Fire Emblem é descendente de Anri, herói que, na saga de Archanea, empunhou a Falchion para derrotar o Medeus pela primeira vez.

Desse modo, Alear ter como Emblem principal Marth pode ser uma referência ao feito de Anri, já que, antes de seu sono profundo de mil anos, o protagonista de Engage foi o único capaz de derrotar Sombron, o Dragão Caído. Além disso, na história do 17º Fire Emblem, temos novamente a missão de reunir aliados para acabar com a ameaça de um dragão maligno, um possível indicativo à saga de Marth por Archanea.

Lumera e Sigurd também deixaram seus filhos para trás

Outra teoria interessante que quero compartilhar é o fato de Lumera e Sigurd deixarem seus filhos para trás devido a ataques inimigos; dessa forma, o fato de o Emblem Ring de Sigurd estar em posse de Lumera pode ser uma relação ao clímax da primeira parte de Genealogy of the Holy War, quando Sigurd é morto por Arvis.

Firene pode ser uma referência a Zofia

Em Engage, Firene é conhecido como o país de abundância e paz, onde as pessoas vivem dos recursos naturais, sobretudo a agricultura, e desconhecem a guerra. Do mesmo modo, em Gaiden e Shadows of Valentia, Zofia é um país abençoado pela deusa Mila, venerada por sua benevolência aos mortais.

Sendo assim, não parece ser coincidência que o Emblem Ring de Celica esteja em posse de Céline, princesa de Firene. Em seu jogo de origem, a sacerdotisa-guerreira é a reencarnação de Mila e prefere a diplomacia à guerra, postura também adotada por Céline.

Easter eggs: referências escondidas

Os easter eggs abaixo são pequenas referências diretas aos outros jogos da franquia, tais quais os paralogues dos Emblems. Como são vários, escolhi apenas os mais curiosos.
  • Arquétipo de vermelho e verde: assim como em diversos Fire Emblem, Clanne e Framme também representam os fiéis escudeiros dos personagens principais, característica que surgiu com Cain e Abel no primeiro Fire Emblem;
  • Aparentemente, a ordem importa: os cinco primeiros Emblems em posse de Alear e companhia (Marth, Celica, Sigurd, Leif e Roy) representam jogos que só foram lançados no Japão. Em contrapartida, os demais Emblems são de jogos com localização para o inglês;
  • Sempre tem um aldeão: assim como Donnel e Mozu, de Awakening e Fates, respectivamente, Jean é o aldeão da vez, possuindo seu próprio paralogue e uma skill exclusiva que amplia o crescimento de seus parâmetros.
E aí? Curtiu as teorias e os easter eggs presentes em Fire Emblem Engage que elenquei? Se você tiver outras curiosidades não mencionadas nesta matéria, vamos discuti-las nos comentários!

Revisão: Thais Santos
Siga o Blast nas Redes Sociais

Também conhecida como Lilac, é jornalista e atualmente trabalha com assessoria de imprensa. Fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).