Rumor: Nintendo não participará da E3 2023, de acordo com IGN

O portal também afirma que Sony e Microsoft não estarão no evento, segundo fontes.

em 31/01/2023
Logotipo da E3, com E maiúsculo em vermelho e 3 em amarelo. No fundo, há um padrão geométrico preto.

O site norte-americano IGN publicou, nesta segunda-feira (30), uma matéria em que afirma que diferentes fontes anônimas confirmaram à sua reportagem que Nintendo, Sony e Microsoft não estarão presentes na E3 2023, planejada para o mês de junho.


De acordo com esses informantes, as três principais fabricantes de hardwares não se associarão à feira neste ano, seja por meio de apresentações digitais ou com estandes no pavilhão do Los Angeles Convention Center. Isso não descarta, no entanto, que as empresas realizem seus próprios eventos virtuais em junho de maneira independente à Entertainment Software Association (ESA), organizadora da E3.

Em um post recapitulando os anúncios realizados no Developer_Direct da última quarta-feira (25), a Microsoft confirmou que estará em Los Angeles durante o verão norte-americano para realizar um showcase. Não se sabe se Nintendo e Sony pretendem realizar algo similar.

Enquanto a fabricante do PlayStation não participa oficialmente do evento desde 2019, a Big N sempre esteve presente, até mesmo quando deixou de realizar conferências de imprensa para se dedicar ao formato Nintendo Direct. Além de montar estandes nos anos em que a feira foi presencial, a empresa vinculou seus anúncios online de junho à convenção.

Segundo a IGN, suas fontes afirmam que empresas estão frustradas com a maneira como a ESA administrou a E3 nos últimos três anos. Em 2020 e 2022, o evento foi cancelado pela organização e, em 2021, foi sediado de forma virtual. Para 2023, o grupo contratou a empresa ReedPop – responsável por eventos como PAX, EGX e New York Comic Con – para coproduzir a feira.

Mesmo com essa ação, as fontes dizem que as publishers estão cautelosas quanto às suas participações, pois não há um fluxo de informação claro com a organização. De acordo com eles, não há "uma compreensão do que esse show vai ser ou como ele vai se encaixar".

Procuradas, Nintendo, Sony e Microsoft não se pronunciaram. A ReedPop enviou a seguinte nota à reportagem:
"A E3 é um evento tão significativo para a indústria de jogos e estar a cargo de um importante marco cultural não é uma responsabilidade que a ReedPop assume de ânimo leve. Desde que a ReedPop assumiu o contrato para comandar a E3 há seis meses, trabalhamos diligentemente com os membros da ESA com base em seus comentários para criar um novo tipo de E3 que apoie seus objetivos e necessidades.

Este processo levou tempo devido à enorme quantidade de partes interessadas oferecendo contribuições, embora reconhecemos que poderíamos ter sido mais transparentes com as perguntas para as quais ainda estávamos finalizando as respostas. Continuamos a trabalhar incansavelmente para criar um show que reúna a indústria global de jogos. Acreditamos ter criado um novo formato para o evento que atende às necessidades da indústria e de seus fãs, e estamos comprometidos em construí-lo e fazê-lo crescer nos próximos anos.

Como passamos grande parte de 2022 refinando como a E3 2023 tomaria forma, refletindo sobre o feedback que solicitamos, não enviamos um único contrato a um expositor até o início deste mês. Recebemos um enorme interesse e compromissos verbais de muitas das maiores empresas do setor e, quando estivermos prontos para anunciar os expositores, estamos confiantes de que será uma programação que fará com que a viagem a Los Angeles valha a pena para a indústria e os consumidores."
Como ainda não houve declarações oficiais das empresas envolvidas, trate essa informação como rumor.

A E3 2023 acontecerá entre os dias 13 e 16 de junho de 2023, no Los Angeles Convention Center, nos Estados Unidos.

Fonte: IGN
Siga o Blast nas Redes Sociais

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)