Análise: Fire Emblem Engage - Expansion Pack (Switch): Wave 1 é uma ótima pedida para um início de campanha mais confortável

O conteúdo proporcionado pela primeira leva do Expansion Pack ajuda a deixar a campanha menos dependente de RNG.

em 29/01/2023
Fire Emblem Engage chegou ao Switch no último dia 20 de janeiro e, junto com o jogo, a primeira leva do Expansion Pass, que compreende um total de quatro partes. Nesta primeira, temos acesso a dois Emblem Bracelets, Edelgard e Tiki, alguns itens consumíveis e cosméticos. Confira a seguir o impacto que eles possuem na campanha.

Itens adicionais

Ao desbloquearmos Somniel, recebemos como bônus da primeira leva uma unidade dos seguintes consumíveis:
  • Boots (Mov +1);
  • Seraph Robe (HP +5);
  • Energy Drop (Str +2);
  • Spirit Dust (Mag +2);
  • Secret Book (Dex +2);
  • Speedwing (Spd +2);
  • Goddess Icon (Lck +2);
  • Dracoshield (Def +2);
  • Talisman (Res +2).
Diferentemente de outros consumíveis, como os tônicos vendidos na loja de itens, os efeitos são permanentes. Desse modo, dependendo da dificuldade do jogo, o uso desses stats boosters pode ser de grande valia durante a campanha, especialmente no início da aventura em Elyos, que pode ser bastante desafiador.


Além disso, ao desbloquearmos o acesso à Boutique, podemos logo alterar a aparência dos personagens com os equipamentos visuais Rare Set (Rare Apron para mulheres e Rare Set para homens), Frilled Band e Big Ribbon (mulheres), Round Specs e Single Earring (homens). Essas roupas não garantem nenhum bônus aos parâmetros das unidades e só alteram seus visuais em Somniel.

Pode-se concluir, então, que do Dentre os itens bônus da primeira leva DLC, os mais atrativos são os consumíveis, que causam um impacto maior na campanha como um todo.

Emblem of Rivals: Edelgard, Dimitri e Claude

Outra novidade da primeira leva do Expansion Pass é a introdução do Emblem Bracelet de Edelgard, que traz consigo Dimitri e Claude. Logo de início, chama a atenção o potencial do Emblem: ao ser equipado por um personagem, permite que este ganhe 20% de EXP a mais nas batalhas, graças à habilidade Lineage.

Assim como os demais Emblems obtidos durante a campanha principal, este Emblem Bracelet também está disponível para Skill Inheritance, fazendo com que a habilidade Lineage, desbloqueada no nível de afinidade (bond level) 3 possa ser obtida pelos demais personagens a partir do momento que eles obtiverem afinidade nível 5 com Edelgard.

Outra excelente habilidade deste Emblem Bracelet é Weapon Sync+. Desbloqueável no bond level 17, ela garante Atk +7 em uma das duas ocasiões: caso a arma utilizada pelo personagem seja a mesma do Emblem equipado ou se a unidade estiver com o modo Engage ativado.

Em termos de performance em combate, o Emblem Bracelet garante Atk +5, Dex +4 e Def +3 quando equipado por um personagem. Se levarmos em consideração a dificuldade de Engage como um todo, são números bastante expressivos, especialmente em Atk e Def, essenciais para determinar se um oponente será derrotado rapidamente ou se a unidade sobreviverá a um ataque físico do inimigo.

O Emblem of Rivals possui uma mecânica curiosa: por conter três Emblems em um único bracelete, ao início de cada turno, durante a fase do jogador, a Synchro Skill Friendly Rivalry é ativada. Ela faz com que Edelgard, Dimitri e Claude troquem de lugar aleatoriamente, expandindo o leque de opções durante o combate com as habilidades Gambit:
  • Flame Gambit (Edelgard): Ao atacar um inimigo, tanto o espaço ocupado por ele quanto os demais ao redor do alvo causam dano extra às unidades, sejam elas inimigas ou aliadas. O fogo desaparece automaticamente;
  • Poison Gambit (Claude): Ao atacar um inimigo, envenena o alvo e todos os inimigos ao seu redor após o combate, causando dano extra até a conclusão da batalha ou uso de item (Antitoxin) ou habilidade de cura (Restore);
  • Shield Gambit (Dimitri): Ao ativar, o primeiro ataque de oponentes que atacam a distância é negado durante a fase do inimigo. Só tem efeito para o personagem equipando o Emblem Bracelet.

Considerando o bond level 20, que é o máximo, o personagem equipando este Emblem Bracelet tem acesso às armas-assinaturas de Edelgard, Dimitri e Claude, respectivamente, Aymr, Areadbhar e Failnaught. Embora elas só possam ser utilizadas quando o estado Engage é ativado, a unidade tem à disposição três tipos diferentes de armas: machado, lança e arco.
  • Aymr: Efetivo contra dragões, é uma arma do tipo Smash, capaz de empurrar o inimigo um espaço após o combate. Alcance: 1;
  • Areadbhar: Adiciona 50% do Mt da arma durante o ataque do personagem, caso este inicie o combate. Alcance: 1;
  • Failnaugth: Efetivo contra dragões e inimigos voadores, garante Avo +20 caso o personagem inicie o combate. Alcance: 2-3.
Ainda a respeito do estado Engage, o personagem tem à disposição três Combat Arts:
  • Raging Storm: Após o combate, o personagem pode realizar outra ação. Consome as três barras de Engage. Alcance: 1;
  • Atrocity: O ataque dobra o Mt da arma. Consome uma barra de Engage. Alcance: 1;
  • Fallen Star: Ignora os ataques do oponente durante a fase do inimigo. Consome uma barra de Engage. Alcance: 2-3.
Por fim, o Engage Attack do Emblem of Rivals, Houses Unite, causa 50% a mais de dano ao atacar com Aymr, Areadbhar e Failnaught em sequência, garantindo um estrago devastador.

Emblem of Dragons: Tiki e Silver Card

O Bracelet of the Ancestor, no qual reside Emblem Tiki, é a segunda novidade da primeira leva do Expansion Pack. Diferentemente do trio de Three Houses, suas habilidades estão mais voltadas ao suporte, mas o grande destaque é a Synchro Skill Starsphere, que garante ao portador do bracelete um aumento significativo nos parâmetros ao subir de nível; em suma, seu funcionamento é similar ao da habilidade exclusiva de Jean, Expertise. Assim como Lineage, Starsphere também pode ser obtida por meio do sistema de Skill Inheritance.

Além disso, quando o estado Engage é ativado, o personagem assume a forma dracônica de Tiki, com bônus de +10 em seu HP e +5 em seus outros parâmetros; contudo, é necessário levar em consideração que, uma vez ativado o estado Engage, a forma dracônica ganha desvantagem contra habilidades e armas efetivas contra dragões. Além disso, o personagem tem à disposição três tipos diferentes de armas:
  • Eternal Claw: Alta chance de Crit. Alcance: 1;
  • Tail Smash: Efeito Smash com alto Ph Atk. Alcance: 1;
  • Fog Breath: Ignora 50% da Def do oponente e cria névoa em área ao redor do alvo. Efetivo contra dragões. Alcance: 1.

Outra diferença está no modo de obtenção da Emblem Tiki: ao contrário de Edelgard, disponível em evento em Somniel a partir do capítulo 6, o Dragão Divino inaugura o primeiro Divine Paralogue, uma série de paralogues (histórias paralelas) especiais baseados nos Emblems DLC. Ou seja, para obter o bracelete, é necessário primeiro derrotar Tiki em seu mapa exclusivo, que tem uma dificuldade elevada, mas que, ao mesmo tempo, é uma ótima oportunidade de grinding

É também em seu Divine Paralogue que o jogador pode obter o Silver Card, um item que concede um desconto de 30% nos itens das lojas em Somniel, ajudando a economizar Gold.

Uma ótima pedida para uma jornada menos dependente de RNG

Se o conteúdo desbloqueável da primeira leva do Expansion Pack de Fire Emblem Engage se resumisse apenas ao Silver Card e os demais itens, com certeza a compra do pacote DLC não seria recomendada logo de início. No entanto, a adição de dois Emblems poderosos com habilidades que facilitam a evolução dos personagens, a Wave 1 vale a pena por trazer, acima de tudo, um novo leque de opções no âmbito estratégico do jogo.

Prós

  • Emblem Edelgard e Emblem Tiki possuem habilidades poderosas, tanto em combate quanto em termos de evolução de personagens;
  • Emblems adicionais são obtidos logo no início da campanha;
  • Divine Paralogue de Tiki tem uma dificuldade elevada, mas é uma boa pedida para grinding;
  • Silver Card é um item permanente que garante 30% de descontos nas lojas em Somniel, ajudando a economizar Gold.

Contras

  • Itens consumíveis e roupas adicionais da Boutique não são muito atrativos a longo prazo, podendo ser facilmente ignorados/dispensados.
Fire Emblem Engage - Expansion Pack: Wave 1 — Switch — Nota: 8.5
Revisão: Vitor Tibério
Análise produzida com cópia digital obtida pela redatora
Siga o Blast nas Redes Sociais

Também conhecida como Lilac, é jornalista e atualmente trabalha com assessoria de imprensa. Fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).