Recentes atualizações de jogos da Nintendo para Switch e 3DS corrigem vulnerabilidade "crítica" de segurança

Jogos eram afetados por vulnerabilidade que permitia a execução de códigos remotamente por meio de conexão online.

em 28/12/2022
Tela de atualização do Nintendo Switch, com o texto "Uma nova atualização está disponível. O download começará agora". O usuário pode escolher as opções "Iniciar software", "Cancelar" ou "Baixar".

Nos últimos meses, a Nintendo disponibilizou atualizações para alguns de seus jogos mais antigos de Nintendo Switch e Nintendo 3DS, como Mario Kart 7 (3DS), ARMS (Switch), Splatoon 2 (Switch), Super Mario Maker 2 (Switch) e Aminal Crossing: New Horizons (Switch). Embora a empresa não tenha revelado oficialmente o propósito desses updates, dataminers acreditaram que os patches corrigiam brechas de segurança encontradas em código compartilhado pelos jogos.


No último dia 24 de dezembro, foi revelado o motivo desses patches. De acordo com os desenvolvedores PabloMK7, Rambo6Glaz e Fishguy6564, esses e outros títulos da Nintendo possuíam uma vulnerabilidade em seu código de rede que permitia que usuários maliciosos executassem códigos não autorizados em consoles de outras pessoas de maneira remota.

Chamada ENLBufferPwn, essa vulnerabilidade é considerada crítica, atingindo pontuação de 9.8/10 na escala da calculadora CVSS 3.1, um sistema de medição de gravidade de problemas de segurança em sistemas.

De acordo com o relato publicado pelos desenvolvedores, por meio de um buffer overflow, usuários conseguem executar comandos nos consoles de outras pessoas ao se conectarem com elas em sessões de multiplayer online. O ataque pode realizar modificações simples na memória do jogo – como abrir e fechar o Menu HOME do 3DS repetidamente – ou até mesmo controlar em definitivo a plataforma de outros jogadores.

O exploit foi descoberto em 2021 e relatado à Nintendo por PabloMK7, Rambo6Glaz e Fishguy6564 em 2021/2022. Os seguintes jogos foram afetados:
Os desenvolvedores indicam que pode haver mais jogos da Big N com a vulnerabilidade presente.


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)