Pokémon Scarlet/Violet trouxe um mundo aberto à série de Pokémon e uma nova estrutura em termos de jogabilidade. O jogo nos permite navegar por três histórias principais durante sua campanha: Victory Road, Operation Starfall e Path of Legends.
Este guia de estratégias é a terceira e última matéria de uma série cobrindo cada uma destas tramas para lhe auxiliar a progredir por elas sem maiores problemas. Cobrimos da melhor ordem para realizar os eventos, já que todos os chefes possuem níveis pré-determinados, às estratégias que podem ser utilizadas. Nesta última parte, focamos no Operation Starfall, o caminho em que devemos lutar contra os membros da Equipe Star.
Ordem dos eventos
Abaixo, você consegue visualizar a ordem recomendada para enfrentar os inúmeros chefes do jogo, baseada nos níveis de cada um. Já focamos nos ginásios, nos titãs e falamos somente da Equipe Star neste guia. Você pode conferir as matérias anteriores clicando abaixo de acordo com o evento que você queira ler sobre.
- Ginásio de Cortondo, Katy (Tipo Inseto)
- O Titã do Penhasco Pedregoso, Klawf (Tipo Pedra)
- Ginásio de Artazon, Brassius (Tipo Grama)
- O Titã do Céu Aberto, Bombirdier (Tipo Voador)
- Esquadrão do tipo Noturno da Equipe Star
- Ginásio de Levincia, Iono (Tipo Elétrico)
- Esquadrão do tipo Fogo da Equipe Star
- O Titã Metálico da Emboscada, Orthworm (Tipo Metal)
- Ginásio de Cascarrafa, Kofu (Tipo Água)
- Esquadrão do tipo Veneno da Equipe Star
- Ginásio de Medali, Larry (Tipo Normal)
- Ginásio de Montenevera, Ryme (Tipo Fantasma)
- O Trêmulo Titã Terrestre, Great Tusk/Iron Treads (Tipo Terra)
- Ginásio de Alfornada, Tulip (Tipo Psíquico)
- Ginásio de Glaseado, Grusha (Tipo Gelo)
- Esquadrão do tipo Fada da Equipe Star
- O Falso Titã Dragão, Dondozo/Tatsugiri (Tipos Água e Dragão)
- Esquadrão do tipo Lutador da Equipe Star
Esquadrão do tipo Noturno da Equipe Star
A primeira base da Equipe Star que recomendamos derrubar se encontra pelo lado oeste de Paldea, mais especificamente na área da Província do Oeste - Área Um. Quando você chegar no local, terá algumas orientações de Cassiopeia por seu celular e a ajuda ativa de Clivel.
Antes de invadir a base, é necessário passar pelo portão e por uma batalha enfrentando o guardião. É uma batalha bem simples contra um treinador da Equipe Star, que usa o seguinte time:
Treinadores da Base:
#1 - Murkrow (Noturno/Voador) - Nível 19
Ao concluir a luta, você estará apto a invadir o esquadrão do tipo Noturno. As invasões da Equipe Star utilizam a mecânica de batalhas “Let’s Go”, em que você manda um Pokémon da sua equipe para fora da pokébola e eles lutam contra os monstrinhos de forma automática. A ideia é derrotar 30 Pokémon que estarão pelo mapa em menos de 10 minutos utilizando três monstrinhos da sua equipe.
Para ter sucesso durante a invasão, recomendamos que você coloque três monstrinhos que tenham vantagem de tipo e estejam em um nível acima do recomendado. No caso deste esquadrão, tente utilizar monstrinhos do tipo Fada, Lutador ou Inseto, por volta do nível 20.
Quando estiver com os três escolhidos no topo da sua party, interaja com o portão para adentrar e iniciar a invasão. Utilize o botão R para soltar seus Pokémon e, caso algum monstrinho esteja com pouco HP ou nocauteado, interaja com as máquinas de itens de cura ou com Clive. Caso os três membros da sua equipe sejam nocauteados, você terá de refazer a luta, portanto cuidado!
Quando isso finalizar, você enfrentará o líder do esquadrão, Giacomo. Ele utiliza o seguinte time:
Pawniard (Noturno/Metal) - Nível 21
Golpes: Metal Claw, Fury Cutter, Aerial Ace
Segin Starmobile (Noturno) - Nível 20
Golpes: Wicked Torque, Snarl, Metal Sound, Swift
Todos os membros da Equipe Star utilizam algum Starmobile, um enorme carro que é “abastecido” por um Revavroom, o Pokémon motor. O Starmobile de Giacomo possui a habilidade Intimidate (diminui o ataque do adversário), portanto, cuidado ao usar monstrinhos que usam golpes físicos. Tipos Lutadores devem ter imensa vantagem contra Pawniard, mas quanto ao carro as recomendações que demos na parte da invasão ainda se aplicam.
Caso você não tenha monstrinhos adequados à batalha, seguem algumas opções de captura pela Província do Oeste - Área Um que podem ajudar:
Localidade: Província do Oeste - Área Um
Opções de captura: Mankey (Lutador), Marill (Água/Fada), Makuhita (Lutador), Combee (Inseto/Voador), Flabebé (Fada), Crabrawler (Lutador), Falinks (Lutador), Nymble (Inseto).
Prêmio ao finalizar a invasão: você receberá a Star Badge e o TM 62 contendo o golpe Foul Play. Cassiopeia irá transferir 5000 LP para sua conta e fornecer novas receitas de TM.
Esquadrão do tipo Fogo da Equipe Star
O segundo esquadrão da Equipe Star fica ao lado oposto, na Província do Leste - Área Um. Mela é quem comanda essa base e os monstrinhos aqui usados são todos do tipo Fogo, por isso, é bom já checar se sua equipe possui Pokémon que conseguem superar esta tipagem.
Nossa recomendação é usar monstrinhos do tipo Terra, Pedra ou Água e que estejam por volta do nível 26. Lembrando que o esquema da base anterior se repete aqui (e em todas as outras): há uma parte de invasão utilizando a mecânica “Let’s Go” e uma segunda parte lutando contra o líder do esquadrão.
Assim que você chegar à base, haverá uma pequena luta contra um Grunt que estará protegendo o portão. Ele utiliza em seu time:
Treinadores da Base:
#1 - Houndour (Fogo/Noturno) - Nível 25
Derrotando-o, inicie a invasão com os três monstrinhos no topo da sua party conforme nossas recomendações de tipo e nível. Lembre-se das opções de cura caso você entre em apuros e complete a missão antes de dez minutos. Feito isso, iniciaremos a batalha contra Mela:
Torkoal (Fogo) - Nível 27
Golpes: Flame Wheel, Clear Smog
Schedar Starmobile (Fogo) - Nível 26
Golpes: Blazing Torque, Overheat, Metal Sound, Swift
Torkoal deve iniciar a batalha colocando o clima de sol forte com sua habilidade, o que faz com que golpes do tipo Fogo fiquem mais fortes, enquanto o Starmobile de Mela terá a habilidade Speed Boost, que aumenta a velocidade a cada turno. Evite usar monstrinhos que tomem dano neutro ou super efetivo de Fogo, por causa do clima, e derrube o carro rapidamente antes que ele fique muito acelerado com sua habilidade.
Caso você não tenha monstrinhos adequados à batalha, seguem algumas opções de captura pela Província do Oeste - Área Um que podem ajudar:
Localidade: Província do Leste - Área Um
Opções de captura: Shellos (Água/Terra), Nacli (Pedra), Veluza (Água/Psíquico)
Prêmio ao finalizar a invasão: você receberá a Star Badge e o TM 38 contendo o golpe Flame Charge. Cassiopeia irá transferir 6000 LP para sua conta e fornecer novas receitas de TM.
Esquadrão do tipo Veneno da Equipe Star
A terceira base da Team Star é comandada por Atticus e fica na Tagtree Thicket, na área leste da região. A base do tipo Veneno estará protegida por uma pequena criança treinadora que utilizará o seguinte time para defendê-la de você:
Treinadores da Base:
#1 - Gulpin (Veneno) - Nível 30, Shroodle (Normal/Veneno) - Nível 31
Esteja preparado com seu grupo de monstrinhos dos tipos Psíquico e Terra, e tenha certeza que eles estejam por volta do nível 31. Colocando os três escolhidos no topo da party, inicie a invasão que segue as mesmas regras das anteriores: 10 minutos, derrote 30 Pokémon com seus escolhidos e utilize os mecanismos de cura se necessário.
Ao derrotar os Grunts, Atticus aparecerá e a batalha principal se iniciará:
Skuntank (Veneno/Noturno) - Nível 32
Golpes: Sucker Punch, Toxic, Venoshock
Muk (Veneno) - Nível 32
Golpes: Sludge Wave, Mud-Slap
Revavroom (Veneno/Metal) - Nível 33
Golpes: Iron Head, Sludge, Assurance, Bulldoze
Navi Starmobile (Veneno) - Nível 32
Golpes: Spin Out, Noxious Torque, Flame Charge, Smog
Não utilize monstrinhos ou golpes do tipo Psíquico contra Skuntank, o tipo Terra é mais eficaz contra ele. Muk pode cair com os tipos Psíquico e Terra, enquanto Revavroom leva dano quádruplo do tipo Terra.
Quanto ao Navi Starmobile, ele pode cair pelos mesmos tipos que Muk, mas tome cuidado com sua habilidade Toxic Debris: ao tomar dano, ele coloca Toxic Spikes no campo, o que pode envenenar o seu próximo monstrinho caso ele toque no chão. Aliás, recomendamos que você tenha um estoque de antídotos para essa batalha para evitar envenenamento tanto de golpes quanto dos Toxic Spikes.
Caso você não tenha monstrinhos adequados à batalha, seguem algumas opções de captura pela Tagtree Thicket (no caso, a Província do Leste - Área Três) que podem ajudar:
Localidade: Província do Leste - Área Três
Opções de captura: Dugtrio (Terra), Larvitar (Pedra/Terra, exclusivo da Scarlet), Barboach (Água/Terra).
Prêmio ao finalizar a invasão: você receberá a Star Badge e o TM 102 contendo o golpe Gunk Shot. Cassiopeia irá transferir 7000 LP para sua conta e fornecer novas receitas de TM.
Esquadrão do tipo Fada da Equipe Star
O quarto esquadrão recomendado fica no extremo norte de Paldea, na Província do Norte - Área Três. Enfrentaremos o time da Equipe Star focado no tipo Fada, que é controlado pelo garoto rico Ortega. Ao encontrar a base, mais uma vez será necessário superar um treinador que está protegendo o portão, ele utiliza estes Pokémon:
Treinadores da Base:
#1 - Morgrem (Noturno/Fada) - Nível 48, Hattrem (Psíquico/Fada) - Nível 49
Tendo o caminho livre para adentrar à base após a vitória, prepare seu time para mais uma invasão, seguindo as mesmas regras. Tenha no seu time os três primeiros monstrinhos da equipe por volta do nível 50 e compartilhando os tipos Veneno e/ou Metal.
Ortega aparecerá assim que você derrotar os Grunts em menos de 10 minutos, para uma grande batalha utilizando o seguinte time:
Azumarill (Água/Fada) - Nível 50
Golpes: Aqua Tail, Play Rough, Bounce, Charm
Wigglytuff (Normal/Fada) - Nível 50
Golpes: Body Slam, Play Rough, Gyro Ball, Charm
Dachsbun (Fada) - Nível 51
Golpes: Crunch, Play Rough, Baby-Doll Eyes, Mud-Slap
Ruchbah Starmobile (Fada) - Nível 50
Golpes: Steel Roller, Magical Torque, Confuse Ray, Spin Out
Wigglytuff, Dachsbun e o Starmobile podem cair para os golpes do tipo Veneno e Metal, enquanto Azumarill leva neutro de Metal mas, em contrapartida, sofre contra os tipos Grama e Elétrico. A habilidade do carro especial é Misty Surge, que coloca Misty Terrain e beneficia os Pokémon Fada, mas em geral deve ser uma batalha tranquila caso você esteja seguindo nossas recomendações.
Caso você não tenha monstrinhos adequados à batalha, seguem algumas opções de captura pela Província do Norte - Área Três que podem ajudar:
Localidade: Província do Norte - Área Três
Opções de captura: Salazzle (Veneno/Fogo), Copperajah (Metal), Tinkatuff (Fada/Metal)
Prêmio ao finalizar a invasão: você receberá a Star Badge e o TM 79 contendo o golpe Dazzling Gleam. Cassiopeia irá transferir 10000 LP para sua conta e fornecer novas receitas de TM.
Esquadrão do tipo Lutador da Equipe Star
A última base que iremos invadir é a liderada por Eri que foca no tipo Lutador. O esquadrão se encontra por volta da Província do Norte - Área Dois, próximo da base anterior. Ao chegar no local, mais uma vez teremos uma batalha rápida inicial contra um membro da Equipe Star que guarda o portão:
Treinadores da Base:
#1 - Croagunk (Veneno/Lutador) - Nível 54, Primeape (Lutador) - Nível 55
Ganhando a batalha, posicione seu time para realizar sua última invasão. Coloque monstrinhos do tipo Fada, Psíquico ou Voador no topo da sua equipe e certifique-se que eles possuem o nível por volta de 55.
Derrotando os monstrinhos adversários em menos de 10 minutos, você conseguirá a oportunidade de lutar contra a líder Eri:
Toxicroak (Veneno/Lutador) - Nível 55
Golpes: Poison Jab, Brick Break, Sucker Punch
Passimian (Lutador) - Nível 55
Golpes: Close Combat, Rock Tomb, Seed Bomb
Lucario (Lutador/Metal) - Nível 55
Golpes: Dragon Pulse, Aura Sphere, Dark Pulse
Annihilape (Lutador/Fantasma) - Nível 56
Golpes: Rage Fist, Close Combat, Ice Punch, Fire Punch
Caph Starmobile (Lutador) - Nível 56
Golpes: Shift Gear, Combat Torque, High Horsepower, Spin Out
Todos os monstrinhos, exceto Lucario, podem cair contra golpes e Pokémon do tipo Voador, enquanto que para o Lucario seria bom ter uma alternativa com tipo Fogo em sua equipe. Tome cuidado com o Starmobile de Eri, pois ele é o mais perigoso: possui a habilidade Stamina, que aumenta a defesa a cada dano recebido, e o golpe Shift Gear que aumenta a velocidade e ataque quando usado.
Combinando os buffs da habilidade e do golpe, o carro pode ficar perigoso de derrubar, portanto, tente nocauteá-lo o mais rápido possível. Fique atento também com o ataque Rage Fist de Annihilape, que aumenta seu dano a cada golpe recebido e pode destruir times caso você não o derrube rapidamente.
Caso você não tenha monstrinhos adequados à batalha, seguem algumas opções de captura pela Província do Norte - Área Dois que podem ajudar:
Localidade: Província do Norte - Área Dois
Opções de captura: Scyther (Inseto/Voador), Jumpluff (Grama/Voador), Grumpig (Psíquico), Hawlucha (Voador/Lutador), Noivern (Dragão/Voador).
Prêmio ao finalizar a invasão: você receberá a Star Badge e o TM 167 contendo o golpe Close Combat. Cassiopeia irá transferir 20000 LP para sua conta e fornecer novas receitas de TM.
Encontre seu tesouro
Com isso, finalizamos todas as dicas para as três campanhas da história principal de Pokémon Scarlet/Violet. Qualquer dúvida quanto a algum chefe, fique livre para deixar nos comentários. Também nos diga qual parte do jogo você teve maior ou menor dificuldade e conte a razão!
Revisão: Cristiane Amarante