Pokémon Scarlet/Violet (Switch) Melhor time para a região de Paldea - Versão Pokédex Regional

Supere os desafios da nona geração de Pokémon utilizando Pokémon de todas as gerações.

em 24/12/2022


As crianças já brincaram e agora é hora dos adultos. Anteriormente, tivemos a exibição do melhor time apenas com os novos Pokémon para apresentar a equipe capaz de superar os desafios da região de Paldea.

Contudo, ao considerarmos somente os novos monstrinhos, é evidente que há outro Pokémon da mesma função e melhor, mas por não ser da nona geração, acabou ficando de fora. Tendo isso em mente, montamos uma equipe considerando todos os Pokémon presentes, com algumas exceções.

Vale lembrar que o inicial será mantido, ou seja, mesmo que o time todo seja composto por Pokémon de outras gerações, nosso primeiro Pokémon será mantido. Faremos futuramente uma versão para cada inicial, assim, caso você não se identifique com o que será escolhido para esta composição, terá uma equipe para o seu primeiro monstrinho favorito de Paldea.

Sem mais delongas, fique agora com o melhor time da nona geração, versão Pokédex nacional. Boa leitura!

Critérios

Antes de começar, gostaríamos de apresentar os fatores que consideramos para a montagem da equipe. A fim de que o time seja capaz de superar tudo e todos que enfrentamos durante nossa jornada, os seis integrantes serão enquadrados nos seguintes critérios de avaliação:

  • Os Pokémon presentes na equipe podem ser encontrados em ambas as versões, ou seja, não teremos monstrinhos exclusivos de uma determinada versão;
  • Os Pokémon lendários, míticos e paradoxais não farão parte da equipe, haja vista que são extremamente fortes e desbalanceados, concedendo uma vantagem acima do aceitável para o jogador;
  • Todos os TMs utilizados podem ser obtidos antes de vencermos a Elite Four e campeã;
  • Egg Moves e Move Tutors também não serão considerados.

Inicial - Skeledirge

Ao analisarmos todos os desafios que compõem as três histórias presentes nas versões Scarlet/Violet, não há como negar: o Fuecoco é a melhor opção para iniciarmos nossa jornada. Nas Tera Raids, a coisa fica ainda melhor, podendo ser usado em praticamente todas no início do jogo e com isso, acumular recursos torna-se uma tarefa mais fácil.

O tipo FIRE tradicionalmente possui bons iniciais e que quase sempre figuram nas melhores equipes para suas versões. Para você ter uma ideia de como realmente são ótimos no que fazem, das nove gerações, os iniciais do tipo FIRE são a melhor escolha em cinco delas (TyphlosionInfernapeEmboarCinderade e Skeledirge).


Por conta de sua combinação de tipos, FIRE/GHOST, o Skeledirge pode ser utilizado em praticamente qualquer batalha importante, salvo as que possuem o tipo WATER como base. Sendo bem sincero, não esperava que esse Pokémon tivesse um desempenho magnífico.

Estatisticamente falando, o Skeledirge é um tanque, com base alta de HP, Defense e Special Attack. Seu golpe exclusivo, Torch Song, aumenta o Special Attack do jacaré de fogo toda vez que acerta seu alvo.

Do ponto de vista da campanha, isso é ótimo, afinal de contas, ficar cada vez mais forte contra a máquina é sempre proveitoso. Seu arsenal ainda conta com golpes como Shadow BallEarth PowerSnarlWill-o-WispFlamethrowerHyper Voice e Hex.

Sugestão de Moveset para Skeledirge

Lucario

Assim como o Skeledirge, todos os grandes desafios das três campanhas podem ser vencidos facilmente quando temos um Lucario na equipe. Inclusive, o tipo FIGHTING é muito forte contra os chefes de Paldea. Adicionalmente, o tipo STEEL presente sem sua combinação permite que o Lucario faça frente a Pokémon do tipo FAIRY, algo que os outros colegas lutadores não conseguem.

No quesito golpes, o chacal de Sinnoh é, sem sombra de dúvidas, o mais versátil dentre os seis integrantes da equipe. É impressionante a quantidade de movimentos que este Pokémon pode utilizar. Dessa forma, é quase impossível não acertar um adversário para causar, ao menos, dano neutro.


Para complementar seu movepool mais que vasto, suas capacidades ofensivas são absurdas, com bases de 110 pontos em Attack e 115 em Special Attack. Ou seja, não importa se o adversário é bom em uma defesa específica, o Lucario será capaz de nocauteá-lo onde dói mais.

Devido às recentes mudanças no funcionamento de algumas habilidades, Inner Focus agora impede que o efeito de Intimidade seja ativado e, por consequência, não haverá redução de Attack, permitindo que o Lucario seja uma boa resposta a Pokémon com essa habilidade.

Sugestão de Moveset para Lucario

Gyarados

Com base em todos os Pokémon do tipo WATER presentes na região de Paldea, há duas certezas: ótimas opções disponíveis e que o Gyarados é unanimidade entre elas. Com excelente combinação de tipos em WATER/FLYING, a serpente marinha de Kanto destrói tudo e todos por onde passa.

Treinar um Magikarp até o Lv.20 nem sempre é uma tarefa fácil. Para nossa sorte, a cada nova geração, torna-se cada vez mais fácil alcançar essa marca e, quando isso ocorre, nossa vitória é certa. Sua habilidade, Intimidate, reduz o Attack do adversário quando Gyarados entra em campo. Esse recurso é muito útil para sua equipe e para o próprio Gyarados, que não possui uma defesa considerada boa.


No departamento ofensivo, temos apenas alegrias: golpes como Waterfall, Ice Fang, Earthquake, Crunch, Outrage e Iron Head compõem seu excelente movepool. Sua principal arma, entretanto, não é um golpe direto, e sim para aprimorar suas habilidades. Estamos falando de Dragon Dance, cujo efeito é aumentar o Attack e Speed do monstrinho em um nível.

Após um Dragon Dance, o Gyarados se torna extremamente perigoso e, caso consiga acumular dois ou três, sobreviver aos repetidos ataques da serpente requer MUITA defesa e/ou ajuda de habilidades e itens de redução de dano por parte do oponente.

Sugestão de Moveset para Gyarados

Garchomp

De todos os Pokémon do tipo DRAGON presentes nas versões Scarlet/Violet, o tubarão-martelo de Sinnoh possui uma larga vantagem. De fato, todos compartilham o mesmo tipo, porém, seus tipos secundários aumentam as fraquezas do time. Com Garchomp, isso não ocorre: na verdade, é o inverso. Sua presença ajuda também na defensiva, algo que sempre é importante.

Seu segundo tipo é GROUND e, por conta disso, resistências aos tipos FIREPOISON e ROCK são muito úteis na região de Paldea. O diferencial aqui fica por conta da imunidade ao tipo ELECTRIC e, como esse tipo é muito presente nos estágios finais das campanhas, especialmente na versão Violet, optamos pelo Garchomp.


Seus atributos são excelentes, até porque nosso querido tubarão é um Pokémon pseudo- lendário, o que implica em somatória total de 600 pontos de base, que é muito alto. E por falar em alto, seu Attack é o principal recurso, mas não pense que é só isso: o Garchomp possui bases de Defense e Special Defense acima da média e, portanto, não é qualquer golpe que o derruba.

Sua combinação de tipos também favorece seus próprios golpes, já que o tipo DRAGON pode utilizar movimentos dos mais variados elementos, como ELECTRICFIRE e até WATER com a recém adição do golpe Liquidation. Golpes como Outrage, Earthquake e Stone Edge são interessantes para compor seu moveset.

Sugestão de Moveset para Garchomp

Ursaring

Como é bom poder, finalmente, trazer o Ursaring para o melhor time. Desde as versões Gold/Silver, o urso pardo de Johto é um dos meus Pokémon favoritos, mas não pense que isso o favoreceu, longe disso. O Ursaring está no time com seus méritos, que poderão ser vistos agora.

O tipo NORMAL não possui vantagens na ofensiva e na defesa, apenas uma fraqueza para o tipo FIGHTING. Vale lembrar que há também imunidade ao tipo GHOST. Agora, o que destaca mesmo os Pokémon do tipo NORMAL é a cobertura de golpes que alcançam: seja elemental ou STAB, praticamente todos os Pokémon sofrem ao menos dano neutro.


O diferencial de Ursaring em relação aos demais Pokémon que compartilham seu tipo é que suas duas habilidades combinam muito bem com sua principal arma: Facade. Quando um Pokémon recebe uma condição negativa, como BURN, esse movimento ganha 100% de poder, ou seja, seus 70 pontos base são na verdade 140. Por ser STAB, na verdade, Facade atinge impressionantes 210 pontos.

Ao considerarmos suas habilidades, a coisa fica ainda melhor. Guts aumenta o Attack do Ursaring em 50% quando afetado por uma condição negativa, enquanto Quick Feet possui um efeito similar, só que em vez de aumentar o Attack, aumenta a Speed do Ursaring.

Quando colocamos na balança todas essas ferramentas, temos em mãos um Pokémon capaz de nocautear praticamente qualquer Pokémon do jogo em dois turnos, e aqueles que não possuem resistência ao tipo NORMAL caem em um único movimento.

Sugestão de Moveset para Ursaring

Gardevoir

O último membro da equipe foi o mais difícil de encaixar. Tradicionalmente, tentamos montar a combinação GRASS/FIRE/WATER para o melhor time, pois sua formação envolve três tipos fáceis de se encontrar e o conjunto de vantagens e resistências é muito útil.

O que muitos treinadores não sabem é que há uma segunda combinação tão boa quanto: STEEL/DRAGON/FAIRY. Quando combinados, esses três tipos são potencializados ofensiva e defensivamente, já que o ciclo entre eles é bem próximo dos tipos dos iniciais.


Ao olharmos para as opções do tipo FAIRY, a Gardevoir surge como a melhor opção. Suas características únicas se encaixam perfeitamente no que estávamos precisando: um Pokémon forte ofensivamente, mas que também consiga absorver golpes de longa distância, ou seja, utilizar sua Special Defense para complementar a defesa fornecida pelo Skeledirge.

A combinação PSYCHIC/FAIRY é magnífica e permite que a Gardevoir, assim como o Ursaring, possa utilizar vários golpes de cobertura, só que agora com uma pequena diferença: em vez de ataques físicos, nosso foco será usufruir da base 125 de Special Attack do Pokémon envolvente de Hoenn.

Sugestão de Moveset para Gardevoir

Opcionais

Garganacl

Este Pokémon é um  tanto quanto curioso, mas possui um conceito de criação muito bem elaborado. Fica aqui meus parabéns à pessoa que teve essa ideia. O Gargancl (para ajudar na pronúncia, é algo próximo de “Gárgnacol”) é um Pokémon da região de Paldea e que pode ser utilizado no lugar do Ursaring exclusivamente.

Isso porque sua habilidade, Purifying Salt, reduz o dano causado por golpes do tipo GHOST. Agora, o mais interessante disso é que esse Pokémon é do tipo ROCK, que naturalmente não possui essa resistência. Como temos dois Pokémon na equipe fracos para os fantasminhas, ter uma resistência sem comprometer o restante da equipe é algo impressionante e que deve ser considerado.


Quanto aos seus atributos, temos um Pokémon muito defensivo e com boa base de Attack. E tem mais: seu golpe exclusivo, Salt Cure, é muito interessante e inovador. Esse movimento causa dano ao adversário e, a cada turno após seu uso, o Pokémon adversário sofre 12,5% de seu HP de dano indireto e, caso seja dos tipos STEEL ou WATER, o valor aumenta para 25%. 

Como curiosidade, todos os Pokémon presentes em sua cadeia evolutiva — Nacli, Naclstack e Garganacl — estão relacionados ao sal de cozinha que conhecemos, pois, na tabela periódica, a combinação dos elementos Na (sódio) e Cl (cloro) forma o sal de cozinha. 

Em outras palavras, temos um Pokémon sal grosso! Brincadeiras à parte, o Garganacl será uma ótima adição ao time caso o Ursaring não lhe agrade.

E então, caro leitor, o que achou da equipe? Os Pokémon de outras gerações são realmente mais fortes que os nativos de Paldea? Tem alguma sugestão de Pokémon que deveria aparecer no time e ficou de fora? Deixe seu comentário e vamos debater sobre o tema.
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
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Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
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