É chegada a hora de falarmos sobre o assunto. Pokémon Scarlet/Violet foram lançados há poucas semanas e, a cada dia, a cobertura sobre o que se passa no game aumenta exponencialmente.
A nona geração introduziu diversos monstrinhos e alguns deles foram exibidos nos meses que antecederam o lançamento. Ainda, grande parte dos novos Pokémon receberam golpes exclusivos ou habilidades exclusivas, sem falar nas evoluções e monstrinhos que são fortemente inspirados em criaturas que já conhecemos.
Outro ponto importante é que, a cada nova geração, é natural que nossas equipes sejam compostas pelos Pokémon de que gostamos, mas também por monstrinhos que acabaram de chegar, e que de alguma forma, nos chamaram a atenção, seja pelo seu design ou por seus atributos.
Pensando nisso, faremos uma matéria especial: uma equipe composta apenas por Pokémon originados em Paldea e que, de quebra, são os seis melhores para concluir todos os desafios propostos no jogo. Boa leitura!
Critérios
Antes de começar, gostaríamos de apresentar os fatores que consideramos para a montagem da equipe. A fim de que o time seja capaz de superar tudo e todos que enfrentamos durante nossa jornada, os seis integrantes serão enquadrados nos seguintes critérios de avaliação:
- Os Pokémon presentes na equipe podem ser encontrados em ambas as versões, ou seja, não teremos monstrinhos exclusivos de uma determinada versão;
- Os Pokémon presentes na equipe são exclusivamente originados na região de Paldea, ou seja, não teremos monstrinhos de outras gerações no time;
- Os Pokémon lendários, míticos e paradoxais não farão parte da equipe, haja vista que são extremamente fortes e desbalanceados, concedendo uma vantagem acima do aceitável para o jogador;
- Todos os TMs utilizados podem ser obtidos antes de vencermos a Elite Four e campeã;
- Egg Moves e Move Tutors também não serão considerados.
Inicial - Skeledirge
Ao analisar os 18 desafios que compõem as três histórias presentes nas versões Scarlet/Violet e a Elite Four, não há como negar: o Fuecoco é a melhor opção para iniciarmos nossa jornada. Nas Tera Raids, a coisa fica ainda melhor, podendo ser usado em praticamente todas no início do jogo e com isso, acumular recursos torna-se uma tarefa mais fácil.
O tipo FIRE tradicionalmente possui bons iniciais e que quase sempre figuram nas melhores equipes para suas versões. Para você ter uma ideia de como realmente são ótimos no que fazem, das nove gerações, os iniciais do tipo FIRE são a melhor escolha em cinco delas (Typhlosion, Infernape, Emboar, Cinderade e Skeledirge).
Por conta de sua combinação de tipos, FIRE/GHOST, o Skeledirge pode ser utilizado em praticamente qualquer batalha importante, salvo as que possuem o tipo WATER como base. Sendo bem sincero, não esperava que esse Pokémon tivesse um desempenho magnífico.
Estatisticamente falando, o Skeledirge é um tanque, com base alta de HP, Defense e Special Attack. Seu golpe exclusivo, Torch Song, aumenta o Special Attack do jacaré de fogo toda vez que acerta seu alvo. Do ponto de vista da campanha, isso é ótimo, afinal de contas, ficar cada vez mais forte contra a máquina é sempre proveitoso. Seu arsenal ainda conta com golpes como Shadow Ball, Earth Power, Snarl, Will-o-Wisp, Flamethrower, Hyper Voice e Hex.
Sugestão de Moveset para Skeledirge |
Palafin
"Não era nadaUm zero, um zero!Mas como herói é? É o que eu quero!Este rapaz veio conquistarDe zero a herói sem pestanejarZero a herói num estalar"
Acredito que a grande maioria conhece essa letra da animação do Hércules feita pela Disney no ano 1997. E não poderia ser diferente: o primeiro Pokémon inspirado em um golfinho é basicamente um dos monstrinhos mais fortes de todos os tempos.
A habilidade Zero to Hero transforma o Palafin de um simpático golfinho em um super-herói modelo quando tiramos ele de campo. Curiosamente - para não dizer intencionalmente - este Pokémon pode aprender Flip Turn, um golpe do tipo WATER que força sua troca por outro aliado, enquanto ainda causa dano.
Por ser do tipo WATER puro, todos os benefícios são utilizados ao máximo graças ao seu bom movepool e atributos ofensivos incríveis após a transformação, que rivalizam com verdadeiras monstruosidades como Hoopa-Unbound e Calyrex.
Em outras palavras, após a mudança de forma, não há como sobreviver a mais de dois golpes. Se for super efetivo então, esquece: pode colocar três barras de vida que não daria conta. Golpes como Liquidation, Ice Punch, Close Combat e até mesmo Swords Dance estão à sua disposição. Não precisamos falar mais nada, né?
Sugestão de Moveset para Palafin |
Toedscruel
Para completar a combinação clássica para finalizar a história, GRASS/FIRE/WATER, temos um Pokémon originado a partir do Tentacruel: Toedscruel. A princípio, parecia uma forma regional da água-viva de Kanto, mas na verdade, é um Pokémon completamente diferente e conquistou seu lugar no time exatamente por não ser equivalente ao Tentacruel.
Sua combinação de tipos, GROUND/GRASS, é perfeita para o arquétipo do time, já que as resistências proporcionadas por essa tipagem ajudam a construir um pilar defensivo sólido, pois seu principal atributo é a Special Defense que equilibra a balança junto com o Skeledirge.
Mas não pense que apenas seus tipos permitiram sua aparição: o acesso a golpes como Giga Drain, Earth Power, Sludge Bomb, Dazzling Gleam e Spikes auxilia a equipe com uma grande cobertura neutra. Além disso, por herdar as mesmas bases de atributos do Tentacruel, sua velocidade é boa e seu Special Attack considerável, logo, espere um Pokémon consistente durante a jornada.
Sua habilidade, Mycelium Might, permite que golpes como Sleep Powder possa ser utilizado em um Primeape de Vital Spirit, já que a habilidade do primata o impede de ser colocado para dormir.
Sugestão de Moveset para Toedscruel |
Kilowattrel
Não é sempre que temos um Pokémon dos tipos ELECTRIC/FLYING que não seja um lendário. Quando surge a oportunidade, temos que pegá-la. Piada intencional aqui. Brincadeiras à parte, o Kilowattrel chama a atenção por seu design diferenciado e também por seus atributos.
Contando com um alto Special Attack e Speed, temos na ave elétrica um clássico vingador, que entra em campo para honrar os esforços de seu colega ou ainda causar grandes estragos antes de ser nocauteado ou se reposicionar com Volt Switch.
Agora, o que realmente difere o Kilowattrel dos demais Pokémon do tipo ELECTRIC de Paldea é sua habilidade: Wind Power. Toda vez que for acertado por um golpe considerado de vento, como Heat Wave, Hurricane ou Fairy Wind, seu próximo golpe do tipo ELECTRIC causará mais dano.
Quanto aos seus golpes, são poucos, porém, eficazes. Velhos conhecidos da franquia como Thunderbolt, Air Slash, o próprio Volt Switch e também Hurricane estão ao seu dispor para aumentar a tensão das batalhas.
Sugestão de Moveset para Kilowattrel |
Tinkaton
Em um primeiro momento, podemos não dar os devidos créditos a esse Pokémon, porém, após ler sua descrição na Pokédex e comparar com seu visual, a coisa muda de figura. Segundo a agenda inteligente, Tinkaton possui uma personalidade muito ousada e tenta atirar pedras nos Corvinight que estão voando com seu pesadíssimo martelo.
Não é a primeira vez que temos um Pokémon dos tipo FAIRY/STEEL, contudo, os outros dois representantes deste seleto grupo são Mawile (que possui mega evolução) e nada mais nada menos que Zacian, mascote da versão Sword e que dominou o cenário competitivo por muito tempo.
Seu golpe exclusivo é Gigaton Hammer, do tipo STEEL, ou seja, recebe STAB e com 160 pontos de base. É muita coisa. Estamos falando de um golpe que rivaliza com Eternabeam e Prismatic Laser, ambos de Pokémon Lendários. O ponto negativo é que não pode ser utilizado repetidamente, sendo necessário alternar com outro movimento.
E por falar em movimentos, Tinkaton não é apenas seu martelo: golpes como Play Rough, Stone Edge, Brick Break, Thunder Wave e Skitter Smack são ótimas opções para revezar com Gigaton Hammer. Seria Tinkaton uma herdeira dos Gorons da franquia The Legend of Zelda?
Sugestão de Moveset para Tinkaton |
Baxcalibur
Saímos dos martelos e chegamos nas espadas, só que desta vez, o Pokémon não carrega uma arma, mas sim, ele é a arma! O pseudo-lendário da região de Paldea demora um pouco para atingir todo o seu potencial, porém, quando alcança seu último estágio evolutivo, poucas coisas conseguem pará-lo.
Isso se deve ao fato de sua base de Attack ser altíssima (145 pontos a maior entre os pseudo-lendários) e sua habilidade, Thermal Exchange, impede que seja afetado pela condição BURN, que reduz o Attack do monstrinho. E mais, sua habilidade possui um segundo efeito: caso seja afetado por um golpe do tipo FIRE, seu Attack é aumentado.
Partindo para suas características, Baxcalibur é um Pokémon dos tipos DRAGON/ICE e, assim como Kyurem, é uma combinação ofensiva fantástica. Embora receba dano neutro para golpes de fogo, sua habilidade recompensa de forma brilhante a falta de resistência.
No departamento de golpes temos Dragon Claw, Icicle Crash, Earthquake, Crunch e principalmente, Dragon Dance, capaz de aumentar seu Attack e Speed, transformando Baxcalibur em uma máquina de nocautes, similar ao que significa ser uma Glaive.
Sugestão de Moveset para Baxcalibur |
Opcionais
Arboliva
Pode não parecer, mas este Pokémon tem sim potencial para fazer parte do melhor time. O problema é que a Arboliva é um pouco lenta e seu movepool não é muito vasto. Entretanto, as poucas opções que tem são muito fortes. Sua habilidade, Seed Sower, ativa o Grassy Terrain sempre que Arboliva recebe um golpe direto.
Seus dois tipos, GRASS/NORMAL, não são os melhores ofensivamente, tampouco defensivamente, porém, são úteis em certos casos, especialmente o tipo NORMAL, já que poucos tipos resistem golpes dessa natureza.
Ainda, com acesso a Terrain Pulse, golpe do tipo NORMAL que, quando utilizado sob um terreno, transforma-se em um golpe do tipo do terreno. Ou seja, juntamente com sua habilidade, este golpe passa a ser do tipo GRASS, recebendo STAB.
Pawmot
O clone do Pikachu dessa geração possui muitos pontos interessantes e que devem ser considerados. A começar por ser um Pokémon do tipo ELECTRIC que causa dano físico, algo bem incomum na franquia. Em seguida, seu segundo tipo é FIGHTING, que por si só é ótimo ofensivamente, assim como seu outro tipo.
Um fato curioso sobre o Pawmot é que, até então, sua combinação de tipos não existia. Em Paldea, no entanto, há dois Pokémon que portam esses dois tipos: o próprio Pawmot e Iron Hands, a versão paradoxal do Haryiama.
Sua velocidade é boa e o movepool está repleto de golpes úteis como Close Combat, Ice Punch, Dig e seu golpe exclusivo, Revival Blessing, capaz de reviver um companheiro com metade do HP, similar ao efeito do item Revive.
Cetitan
Outro membro de peso para a equipe e que contribui ofensivamente de forma excepcional. Com altas bases de HP e Attack, e Speed razoável, temos em mãos um grande tanque, capaz de causar muito dano com seu STAB do tipo ICE e aguentar alguns golpes.
Sua principal habilidade para a jornada é Thick Fat, que reduz o dano de golpes dos tipos ICE e FIRE em 50%, e considerando que o segundo tipo é forte contra o primeiro, é uma boa opção para absorver o dano em momentos cruciais da aventura.
Ofensivamente, sua presença é dominante com golpes como Ice Spinner, Earthquake, Liquidation, Ice Shard e Body Slam.
E então, caro leitor: o que achou da equipe? Temos Pokémon bem fortes nessa nova geração ou a Game Freak perdeu a mão? Acha que outro Pokémon da nona geração também possui espaço na equipe? Deixe seu comentário e vamos debater sobre o tema.
Revisão: Thais Santos