Fire Emblem Heroes (Mobile): As mudanças recentes no mobage — e como elas têm ajudado a manter o jogo vivo

O jogo completa oito anos no mercado em 2023.

em 24/12/2022

Originalmente lançado em fevereiro de 2017, Fire Emblem Heroes (conhecido popularmente por FEH) parecia ter chegado ao mercado de dispositivos móveis como uma tentativa da Nintendo para competir com outros títulos que já estavam ganhando o mundo, como Final Fantasy Brave Exvius. O mobage (justaposição em japonês de mobile e game) baseado na franquia da Intelligent Systems teve um começo tímido e, a bem da verdade, não oferecia muito, especialmente em termos de história.


Antes de mais nada, FEH é um jogo considerado freemium (do inglês, junção de free, gratuito, e premium), isto é, gratuito para baixar e jogar, mas com pacotes especiais disponíveis por meio de microtransações.

Essa característica por si só, para muitos, é uma verdadeira bandeira vermelha, ainda mais quando o sistema de obtenção de personagens é baseado nas máquinas de gachapon japonesas, nas quais a pessoa paga uma quantia para receber um prêmio aleatório — no caso de FEH, os eventos de invocação consomem Orbes, a moeda do jogo, que podem ser obtidos das mais variadas maneiras in-game.

Sendo assim, em todos esses anos no mercado, era de se esperar que algumas decisões seriam acertadas, enquanto outras causariam revolta na comunidade F2P (sigla para free-to-play, ou seja, pessoas que não gastam dinheiro com microtransações).


Mesmo com seus altos e baixos, FEH continua angariando um bom número de jogadores. De acordo com publicação de julho deste ano no site Mobile Market Reads, o spin-off de Fire Emblem alcançou, no primeiro trimestre comercial de 2022, mais de 120 mil instalações e, até junho, rendeu mais de US$ 580 milhões à Nintendo.

Nestes quase oito anos de vida, já transitei pelas duas vertentes de FEH em termos de gasto e hoje sou considerada, na comunidade, uma jogadora “semi-F2P” acompanhando desde o lançamento do jogo as movimentações por parte da desenvolvedora para deixá-lo o menos tóxico possível.

Sendo assim, como uma pessoa que não deixou de acessá-lo por um dia sequer até hoje, elenquei as mudanças mais recentes adotadas pela Intelligent Systems a fim de fazer com que Fire Emblem Heroes continuasse a atrair a atenção tanto de jogadores antigos quanto de novos.

Quero apenas deixar claro que o intuito desta matéria não é tentar convencer as pessoas a jogar, porque, acima de tudo, acredito que FEH tenha um maior apelo a quem já tem um contato mais longevo com a franquia. Também não pretendo incluir os benefícios da assinatura do Feh Pass, mas mencionarei alguns itens disponíveis por microtransações referentes às mudanças propostas pela desenvolvedora.

Possibilidade de spark em eventos de invocação

Como o atrativo de Fire Emblem Heroes é o sistema de invocação, nada mais justo que começar a discussão com a parte gacha do jogo. Com um rol de quase mil personagens e uma quantidade exorbitante de habilidades disponíveis para customizá-los, a Intelligent Systems decidiu adotar uma postura já presente em muitos outros mobages no mercado: a possibilidade de escolher um herói gratuitamente, também conhecida como spark.

No caso de FEH, nos eventos intitulados New Heroes — e, em raras exceções, alguns especiais —, podemos escolher um dos personagens da categoria 5★ Focus, isto é, aqueles que são destaque no evento de invocação em questão, após 40 summons (um gasto equivalente a 160 Orbes se o jogador não optar por fazer snipe, ou seja, escolher apenas uma ou duas cores específicas para a invocação).

Em adição ao spark, a Intelligent Systems decidiu incluir uma nova moeda, a Celestial Stone, que pode ser trocada por diferentes itens in-game, como Trait Fruits, Dragonflowers e até mesmo Forma Soul — este último, até então, só podia ser adquirido por meio de pacotes promocionais.

Forma Soul e Otherworld Bond

Dois eventos in-game, Hall of Forms (HoF) e Binding Worlds (BW), permitem que usemos diferentes personagens para completar os mais variados mapas com heróis chamados Formas, que são exclusivos para esses modos de jogo. No entanto, os itens Forma Soul (para HoF) e o recente Otherworld Bond (para BW) permitem que um ou mais personagens desses eventos sejam adicionados ao rol do jogador em posse das habilidades originais e também das adquiridas nos eventos.

A diferença entre os Formas obtidos está nas habilidades: enquanto HoF permite que o jogador escolha que skills os heróis terão, em BW são usadas aquelas de outras pessoas ativas em FEH. Além disso, enquanto os personagens provenientes do Hall of Forms não possuem pontos fortes e fracos (assets e flaws), os de Binding Worlds retêm as escolhas de quem os montou.

Por fim, o pacote promocional do Otherworld Bond tem um preço bastante salgado na Loja do jogo (R$ 299,90); em contrapartida, a Forma Soul pode ser adquirida na Celestial Store por três Celestial Stones ou em um pacote promocional de R$ 134,90. Talvez no futuro o Otherworld Bond também seja adicionado à Celestial Store, mas por enquanto é um item exclusivo de microtransações.

Novos tipos de heróis: Ascended e Rearmed

Dois tipos de heróis foram adicionados recentemente ao jogo. Os Ascended Heroes, quando invocados, nos garantem um Ascent Floret, que permite atribuir outro ponto forte (asset) a um personagem; no entanto, diferentemente dos heróis lendários e míticos, só é possível obter um Ascent Floret por Ascended Hero, não importa quantas cópias deste o jogador conseguiu nas invocações.

Já os Rearmed Heroes portam uma característica chamada Arcane Weapon, que os permite passar habilidades (não exclusivas) a outro personagem sem que o doador seja perdido no processo de Inherit Skill. Contudo, Rearmed Heroes não podem fazer uso desse benefício mais de uma vez.

Há ainda uma diferença entre os Ascended e Rearmed Heroes: os primeiros estão disponíveis permanentemente em eventos de invocação, enquanto os segundos, após o término do período em que estão disponíveis, podem ou não retornar.

Mudanças recentes no Coliseu e na Arena

Por muitos anos, o modo PVP de Fire Emblem Heroes se resumiu a enfrentar jogadores de modo passivo, isto é, uma batalha contra um time personalizado pelo oponente, mas controlado pela inteligência artificial do jogo. No entanto, a Intelligent Systems adicionou uma modalidade PVP em tempo real chamada Summoner Duels, que garante premiações diversas de acordo com a pontuação obtida, denominada Glory.

Nos modos C e S de Summoner Duels, disputamos um número limitado de partidas dentro do período de duração. Em ambos, existem ranques, baseados na quantidade de Glory que o jogador possui, que afetam a premiação ao final do período.


Com a atualização 7.0.0, a Arena também passou por modificações. Agora, ao completar cinco partidas em sequência, recebemos um Arena Reward 1 Ticket, utilizável em um evento de invocação específico (Free Summon: Arena Reward 1).

Essa invocação gratuita garante um herói aleatório da categoria 4★ Special, ou seja, um personagem 5★ de versões mais antigas do jogo, que ganharam sua própria pool para não afetarem as chances de conseguirmos bonecos mais recentes.


Como mencionei, apenas apresentei algumas das mudanças recentes que a Intelligent Systems vem aplicando em Fire Emblem Heroes para deixar o jogo mais atrativo no competitivo mercado dos mobages. Espero de verdade que mais novidades estejam chegando.

Você (ainda) joga FEH? Qual é a sua opinião em relação ao jogo, se comparado a outros títulos mobile, e às atuais decisões da desenvolvedora?

Revisão: Davi Sousa
Todos os itens mencionados nesta matéria foram adquiridos pela própria redatora

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
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