HARVESTELLA é o mais novo título da Square Enix no Nintendo Switch e, como visto em nossa análise, combina elementos de RPG e simulação de fazenda de forma primorosa. Apesar de não ser um jogo difícil, a falta de preparo pode deixar alguns desafios altamente complicados.
Para ajudar nessa jornada em busca dos segredos que cercam o Quietus e a origem da excêntrica Aria, separamos algumas dicas que são simples, mas que consideramos essenciais.
Cumpra os pedidos das fadas
O Great Faerie Orders é uma das mecânicas mais interessantes no jogo, no qual somos recompensados com itens e habilidades por cumprir algumas solicitações realizadas por quatro fadas.
Os conhecimentos obtidos com as divas facilitam e agilizam muito o trabalho na fazenda, pois é dessa forma que podemos arar, plantar e regar diversos espaços com apenas uma ação. Além disso, é atendendo a esses pedidos que uma das classes pode ser desbloqueada. Tendo isso em vista, não negligencie as pequeninas!
Não deixe as missões secundárias de lado
O mundo de HARVESTELLA está recheado de NPCs prontos para pedir a nossa ajuda com as mais diversas situações. Geralmente, existe uma boa história e um objetivo claro que justifica a missão secundária.
Como se não bastasse o bom roteiro, auxiliar os habitantes em seus problemas é uma ótima forma de economizar, visto que, além de dinheiro, podemos conseguir diversos tipos de sementes e brotos para o plantio. Sabendo disso, ajude todos que precisam, pois garanto que valerá a pena!
Prepare boas refeições antes de sair para explorar
Espalhadas pelo mapa existem diversas masmorras recheadas de inimigos. Durante os combates, cada golpe que realizamos consome estamina e, ao zerar a barra, não podemos fazer mais nada além de andar. Deste modo, caso não esteja preparado, o jogador pode ficar totalmente incapacitado durante um momento importante, como em lutas contra chefes.
Para recuperar o vigor, assim como o HP, é necessário consumir refeições. Enquanto itens básicos, como legumes, frutas ou leite, fornecem pouquíssima energia, pratos completos elaborados na cozinha rendem uma alta recuperação. Enfim, nada de ir se aventurar em batalhas carregando apenas um repolho ou uma cenoura!
Alterne entre os aliados do time
Durante as batalhas, contamos com a ajuda de dois aliados que podem ser escolhidos a qualquer momento no menu, desde que haja um totem de salvamento próximo. Como os níveis são compartilhados, não há perigo de um personagem ficar muito mais poderoso do que o outro.
Desta vez, sugiro testar as opções e modificar constantemente o grupo, pois alguns parceiros se saem melhor contra determinados tipos de inimigo, já que todos possuem diferentes classes, habilidades e bônus de equipe.
Aumente o nível de Totokaku
Dentre os animais disponíveis para criar, temos um grande animal de estimação, que também serve como montaria, chamado Totokaku. Com o vendedor de bichinhos em Lethe Village, o jogador pode comprar cenouras douradas para alimentar o pet.
Apesar de não ser necessário para sua sobrevivência, esse item aumenta o nível do animal e isso o fornecerá novas habilidades, como cavar e nadar. Com essas funções, conseguimos acessar locais escondidos que podem conter itens especiais. Ainda que alimentar a fera seja um pouco caro, você verá que, no fim das contas, acaba valendo a pena.
Não tenha pressa para terminar a campanha principal
A história principal de HARVESTELLA é muito bem construída e possui algumas reviravoltas interessantes. Apesar de ser muito importante prosseguir nela, pois é assim que desbloqueamos novas fadas, personagens e classes, focar estritamente no objetivo primordial, ignorando o trabalho no campo e as tarefas opcionais, fará com que a jornada seja muito mais difícil do que deveria.
A recomendação é que se mantenha um equilíbrio entre progredir no enredo principal, fazer sidequests e melhorar o pedacinho de terra. Fazendo isso, os recursos adquiridos permitirão que você sempre esteja preparado para os novos confrontos que surgirem. Afinal, não é por acaso que HARVESTELLA é um RPG de ação com fazendinha.
E você, leitor(a)? Já descobriu quais são as origens do protagonista, da Aria e do Quietus? Possui mais dicas que não foram mencionadas? Deixe o seu comentário.
Revisão: Vitor Tibério