Além de uma jogabilidade dinâmica e agradável, HARVESTELLA impressiona ao apresentar uma narrativa cativante com múltiplas opções de finais. Para os que desejam ter uma relação mais íntima com algum dos personagens, é indispensável realizar a melhor conclusão disponível.
Neste guia, mostraremos o que é necessário fazer para liberar todos os encerramentos e como iniciar um relacionamento. Não se preocupe, pois não daremos spoilers!
Os finais ruins
No início do nono capítulo, Geist apresentará duas opções para o jogador escolher. Cada uma delas desencadeará um desfecho diferente, no entanto, ambos os finais são ruins. Seja qual for a escolha, os créditos serão exibidos e o jogo retornará à tela inicial.
O final bom
Para ativar o melhor encerramento, ao invés de decidir entre as duas possibilidades apresentadas, o jogador deve se virar e tentar sair da sala. Neste momento, Geist questionará se deseja renunciar a uma decisão tão importante e a resposta deve ser sim.
Em seguida, haverá uma sequência de perguntas e, para não revelar nada além do necessário, vamos apenas informar quais alternativas devem ser selecionadas:
- Segunda;
- Segunda;
- Qualquer uma;
- Segunda;
- Primeira.
Seguindo o que foi prescrito acima, em um novo capítulo, o jogador poderá enfrentar um último chefe e obter o final ideal. Além disso, será possível permanecer no mesmo jogo salvo, dar continuidade à missão de história da Aria e concluir as demais atividades inacabadas. Finalmente, esse desfecho é um requisito para iniciar um romance.
Iniciando um relacionamento
Inicialmente, cumpre destacar que HARVESTELLA não possui um sistema de casamento convencional, no entanto, é possível se declarar e ter um companheiro(a) para toda a vida. Um tempo depois do grande fechamento do enredo principal, o prefeito de Letthe Village aparecerá na casa do protagonista e entregará uma receita de criação do Promise Ring.
Ao criar o anel, a fada Juno ficará ao lado da caixa de correio e, falando com ela, o jogador poderá escolher alguém para passar o resto de sua vida. Após decidir, basta esperar alguns dias até receber uma carta da pessoa querida e ir ao seu encontro para firmar o pacto. Fazendo isso, ela passará a morar permanentemente na casa do herói. Essa decisão não pode ser desfeita, portanto, escolha com cuidado!
Assim como não houve limitação de gênero no momento de criar o personagem, também não há para escolher o parceiro. A maioria dos candidatos, ao confessarem seus sentimentos, possuem diálogos que dão margem para interpretarmos por nós mesmos sobre que tipo de relação essa parceria se trata.
Antes de se confessar, é necessário ter o nível de intimidade com o indivíduo escolhido maximizado e, para isso, é preciso completar a missão de história dele. A seguir, listamos todos os pretendentes disponíveis:
Cres
Além de ser médica de Letthe Village, Cres é uma das primeiras pessoas que temos contato. Conquistando a sua confiança, podemos ver alguns de seus traumas do passado, a principal motivação para escolher a sua profissão e o seu grande sonho de descobrir uma forma de curar os efeitos do Quietus.
Aria
É uma cientista que afirma que veio do futuro e a primeira aliada de batalha do protagonista. Ela não recua em falar o que pensa e por isso entra em embates com outras pessoas constantemente. Com poucas memórias de seu passado, Aria decide unir forças com o herói em busca de respostas sobre a origem do Quietus e de si mesma.
Asyl
Com uma personalidade honesta, Asyl é um membro da brigada de Argus em Nemea Village e se empenha em proteger a cidade em que vive. Conhecendo-o mais a fundo, acompanhamos a relação que ele cria com uma garota chamada Tiella e os impactos que isso causa em sua vida.
Istina
É uma professora no orfanato de Nemea Village. Apesar de ser muito dedicada e amar profundamente as crianças, Istina é assombrada por um passado manchado de sangue que deseja com todas as forças deixar para trás.
Heine
Heine é um inventor muito inteligente que cria o submarino que utilizamos durante a aventura. Mesmo que pareça estar sempre sorrindo e feliz, ele carrega uma triste lembrança ligada a uma mulher chamada Fiasola. Cumprindo a missão do gentil mecânico, um grande segredo envolvendo uma certa bandeira azul, vermelha e branca é revelado.
Emo
Com uma voz apaixonante, Emo é uma cantora na taverna de Shatolla. Logo após conhecê-la, descobrimos que ela pertence a uma raça que vive em um santuário submerso. Os moradores da cidade a idolatram, no entanto, não sabem que ela não é humana e isso é a causa de seu grande medo.
Shrika
Possuindo uma crença inabalável, Shrika é uma missionária da Seaslight Order em Holy Capital Argene. Ela se esforça o tempo todo e não mede esforços para tentar ajudar as pessoas à sua volta. Com o passar do tempo, os alicerces da religião são abalados e ela precisa tomar decisões importantes com respeito a sua fé.
Brakka
Um mercenário que ajuda o protagonista durante a investigação do Seaslight de inverno. Apesar de aparentar não se importar com nada além de dinheiro, em determinado momento ele salva a nossa pele. Sua atitude fria e distante esconde um insaciável desejo de vingança.
Dianthus
É um Omen, seres humanoides vestidos totalmente com uma armadura negra e considerados pelos humanos como responsáveis pela calamidade. Dianthus é um dos personagens que nos dá grandes revelações sobre o mundo. Em sua quest, vemos o seu desejo de conhecer e entender os sentimentos humanos.
Bônus: Unicorn
É um dos primeiros chefes do jogo e quem nos ensina a classe Mage. Unicorn guarda muitas lembranças felizes de uma suposta princesa e dedica a sua vida para encontrá-la e voltar a servi-la. Como não poderia ser diferente, muitas reviravoltas e mistérios cercam esse ser. Apesar de possuir um tom mais bem humorado, é possível convidá-lo para ser um parceiro de vida, o que ele encara como uma relação de mestre e servo.
E você, leitor(a)? Já tinha conseguido ver todos os finais de HARVESTELLA? Quem você escolheu para passar o resto da vida? Deixe o seu comentário.
Revisão: Vitor Tibério