Pokémon: as dez músicas de batalha mais marcantes da franquia

Sinta o calor e a emoção da batalha com uma das melhores trilhas sonoras dos jogos.

em 02/11/2022


Todo treinador Pokémon sabe muito bem que batalhar é a atividade mais recorrente em qualquer jogo da franquia. Seja em confrontos com monstrinhos selvagens ou em duelos contra outros treinadores, a trilha sonora que toca durante essas batalhas exerce um papel mais do que fundamental para tornar esses eventos ainda mais empolgantes e especiais durante a experiência.

Em preparação para os grandes momentos que a trilha sonora de Scarlet e Violet (Switch) certamente irá proporcionar, relembramos o passado e listamos as dez músicas de batalha mais marcantes dos jogos principais de Pokémon e seus spin-offs. Lembrando que a lista reflete apenas a opinião do autor, portanto sinta-se livre para compartilhar conosco as músicas que na sua opinião ficaram faltando na seção de comentários.

10: Kanto Champion Theme (RBY)

Os jogos da primeira geração no limitado Game Boy não tinham espaço para oferecer uma seleção com várias músicas de batalha. Nem mesmo os membros da equipe Rocket ou o lendário Mewtwo possuíam esse luxo.

Era preciso saber muito bem o momento certo de inserir uma música diferenciada para dar destaque a uma batalha de grande importância. Nesse caso, não poderia haver momento melhor do que o duelo final contra o seu grande rival, agora valendo o título de campeão da Liga de Kanto.

A melodia toca apenas nessa batalha durante o jogo inteiro e faz essa exclusividade valer a pena. Extremamente complexa e cheia de camadas de som para um jogo de Game Boy, esta eletrizante música representa o ápice da jornada em uma conclusão épica. Ah, o remix utilizado nos jogos FireRed e LeafGreen (GBA) conseguiu deixar a música ainda mais insana.

9: Battle! Zinnia (ORAS)


A melhor parte dos remakes Alpha Sapphire e Omega Ruby (3DS) é, de longe, a side-quest extra que é liberada após se tornar campeão da Liga. Grande parte disso se deve a Zinnia, uma personagem estilosa e carismática que serve como uma espécie de rival durante essa trama.

Fazendo jus ao desenvolvimento criado em seu entorno, o tema da batalha contra ela é considerado um dos mais belos de toda a franquia. Gostaria também de dar destaque para o excelente solo de violino que sempre me causa arrepios ao ouvir.

8: Ghetsis Battle Theme (Black/White)


Em comparação a outros JRPGs, Pokémon nunca foi uma série que levasse os seus vilões tão a sério. Eles sempre estão lá e obviamente são malignos, mas até então nunca se mostram perversos ao ponto de se tornarem odiáveis por seus atos.

A primeira exceção a essa regra se chama Ghetsis, a reencarnação do ódio em Pokémon. Impiedoso, sádico e extremamente violento. O líder por trás da Team Plasma é um psicopata sem escrúpulos que chega ao ponto de tentar assassinar o protagonista para cumprir os seus objetivos malignos.

Encapsulando toda essa crueldade, a música da sua batalha representa o medo que Ghetsis impõe sob seus adversários. A vibe é completamente diferente de qualquer outra batalha contra treinadores da franquia, afinal é um confronto de vida ou morte para o protagonista.

Muitos dizem que o estilo da música se assemelha a clássica “One Winged Angel”, o icônico tema do vilão Sephiroth em Final Fantasy 7. Tem até um coro cantando o nome do Ghetsis na sequência final da música!

7: Johto Champion & Red Battle Theme (HGSS)


A música que toca durante a batalha mais épica de toda a história da franquia Pokémon. Depois de obter 16 insígnias, você caminha até o topo do Monte Silver e se depara com uma figura misteriosa. O que poucos esperavam é que essa pessoa na verdade foi o protagonista dos jogos da primeira geração: o lendário treinador Red.

Esse tema também toca durante a batalha contra o Campeão Lance na Liga de Johto, porém a maioria dos jogadores a reconhecem como a música do Red de tão icônico que é esse confronto.

Não há adjetivo melhor do que “épico” para descrever essa trilha. Logo nos primeiros segundos, já vem aquele arrepio na espinha por causa de uma incrível introdução que faz referência ao tema dos jogos Red/Blue/Yellow.

6: Giratina Battle Theme (DPP)


Giratina é um Pokémon lendário que serve como um equivalente ao anjo caído Lucífer da religião cristã. Por ser muito violento, ele foi banido por seu criador divino, Arceus, para outra dimensão. Só com esse contexto já dá pra se ter uma noção de que não é uma boa ideia se meter com esse bichão.

De fato, é uma péssima decisão e a sua música tema de batalha encapsula isso perfeitamente. Muito mais sombria e desconfortável do que o tema dos outros lendários, essa trilha consegue entregar uma melodia frenética, atmosférica e aterrorizante ao mesmo tempo. Meu destaque fica para a versão do tema em Pokémon Legends: Arceus (Switch), que adicionou uma leve pitada de “música techno” na instrumentalização.

5: Dialga's Fight to the Finish! (Mystery Dungeon: Explorers of the Sky)


A sub-série Pokémon Mystery Dungeon é casa de muitas músicas incríveis que infelizmente são um pouco desconhecidas para os fãs da série principal. Em especial, o tema da batalha final contra o Dialga em Explorers of the Sky (DS) é uma das poucas composições que conseguiu furar essa bolha entre os fãs por ser tão bem construída e marcante.

As histórias dos jogos Mistery Dungeon costumam ser extremamente emocionais e, por incrível que pareça, mais “maduras” do que a franquia principal, uma das razões que tornam essa trilha tão memorável. Explicar todo o significado por trás dessa música e o que a faz especial seria um spoiler danado para quem não jogou, mas posso te garantir que não é à toa que muitos jogadores afirmam ter derramado algumas lágrimas escaparem durante essa batalha.

4: Battle! Primal Reversion (Kyogre/Groudon)


Todo jogador que cresceu jogando os jogos da terceira geração sabe que o estilo de chiptune utilizado na trilha sonora desses jogos tem o poder de evocar uma sensação de nostalgia absurda. Essa fonte de som que remete ao barulho emitido por trompetes (eis o motivo de falarem dos famigerados “trompetes de Hoenn”) foi resultado de uma limitação do hardware do GBA, mas que hoje em dia é recordado com muito carinho por ter dado uma identidade única para a trilha sonora de Ruby, Sapphire e Emerald.

Nos remakes Alpha Sapphire e Omega Ruby, a Game Freak teve a brilhante ideia de incluir uma referência a essa característica marcante da trilha original do GBA. O resultado desse experimento é a magnífica Primal Reversion, que toca durante a luta contra Primal Kyogre ou Primal Groudon.

O conceito por trás dessa “forma primitiva” é que os dois lendários estão se “revertendo” para a forma original que ambos ostentavam a milênios de anos atrás. Assim como eles, o remix da música começa sendo “moderno” com instrumentos orquestrados e, no meio, começa a dar indícios de estarmos regressando para a sua forma original. E o que seria a forma “primitiva” daquela música? Obviamente, a resposta é a versão original cheia de trompetes do GBA!

Essa música contra os lendários de Hoenn já era incrível por si só, porém essa ideia de fazer com que o remix fique alternando para a versão original conseguiu deixar a experiência muito mais especial e nostálgica. Essa trilha é um presente carinhoso que acerta em cheio o coração dos fãs da terceira geração.

3: Miror B Battle Theme (Pokémon XD)


Como pouquíssimas pessoas jogaram Pokémon XD: Gale of Darkness (GC), é bem provável que você se espante com a colocação alta desse tema na lista. Inusitado e bizarro, esse tema de batalha contra o Miror B é sempre lembrado como uma das melhores músicas da série e é claro que existe um ótimo motivo para tal.

A genialidade dessa trilha já começa com o próprio personagem do Miror B, que é um vilão escrachado e surpreendentemente carismático. Sendo o belo esquisitão que ele é, era óbvio que a sua música teria que sair direto de uma discoteca dos anos 80. Afinal, tem algo mais marcante do que enfrentar um maluco de afro colorido ao som do ritmo mais dançante que existe?

Parece piada, mas é impressionante como essa trilha se encaixou como uma luva na hora da batalha. Ela transmite um sentimento de galhofa, mas também de ameaça, pois, apesar de tudo, não podemos esquecer que Miror B é um vilão perigoso. Tudo isso contribui para tornar esse tema único e marcante para todos que o enfrentaram.

2: Victory lies before you! (Black/White)


Imagine que você está enfrentando um poderoso líder de ginásio ou participando da Liga Pokémon. A batalha é dura, mas o seu time conseguiu derrubar quatro dos cinco Pokémon do adversário. Apenas o seu confiável Pokémon inicial está em condições de batalha. Tudo o que resta é derrubar a última, porém mais forte, criatura do treinador adversário. Chegando nesse clímax, a música de batalha que estava tocando de repente troca para uma versão frenética e épica do tema principal da franquia Pokémon.

Essa é Victory Lies Before You!, uma música especial criada com o intuito de estabelecer um clima de tensão empolgação no momento mais decisivo da batalha. Vencer ou perder, tudo pode mudar com uma decisão. Momentos marcantes e heróicos ocorrem ao som dessa faixa que representa o ardente espírito de competição de ambos os treinadores em busca da vitória.

1: Champion Cynthia Encounter & Battle Theme


Piano. Cynthia. Preciso falar mais alguma coisa? O tema de batalha da campeã mais poderosa de toda a série é, em grande parte, um dos inúmeros motivos para que a personagem seja tão icônica e querida pelos fãs.

Fria e estratégica, o terror psicológico de Cynthia já começa mesmo antes da batalha iniciar. No momento em que o seu clássico pianinho começa a tocar em sua música de introdução, o jogador já sente a própria garganta tremer de medo. Ela não terá pena de você e seu time, tente a sorte se tiver coragem.

Além da composição elegante e carismática, o incrível tema de batalha que acompanha a música de introdução representa com perfeição a dificuldade do confronto e a sensação de desespero que o jogador sente enquanto assiste o Garchomp da Rainha passando o trator no seu time.

Curiosamente, podemos dizer que é uma faixa “traumatizante” no melhor sentido possível, é claro. Não existe nenhum fã da quarta geração que não tenha vivenciado momentos marcantes enquanto escutava essa incrível música durante a batalha final.

E sabe o que é melhor? Cynthia e seu tema de batalha voltaram a aparecer em praticamente quase todos os jogos principais da franquia após a quarta geração. Até mesmo no passado longínquo de Legends: Arceus, o terror de Cynthia e seu pianinho sempre dá um jeito de continuar marcando a vida de inúmeros treinadores inocentes.

Menções honrosas:

  • Mewtwo Battle Theme (Stadium)

  • Grandmaster Theme (Pokémon TCG)

  • Eternatus Phase 3 Battle Theme (Sword/Shield)

  • Todos os temas contra os campeões da Liga


Essas foram as músicas que mais marcaram a série na minha opinião, mas e vocês? Concordam com essa lista? Sentiu falta de algum tema específico? Compartilhe com a gente na seção de comentários logo abaixo. Afinal, música boa é o que não falta nessa franquia.

Revisão: João Pedro Boaventura

Estudante de jornalismo que não vê a hora de achar um estágio. Apaixonado por videogames e esperando o fim de Hunter x Hunter e Berserk desde que me entendo por gente.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.