Criada pela Spike Chunsoft, a franquia Zero Escape conquistou uma legião de fãs ao longo dos anos. Misturando diversos gêneros, como escape-the-room, aventura textual e terror psicológico, a série ficou conhecida por sua complexidade, colocando o jogador como a peça central para definir o futuro de nove personagens confinados em um local isolado, sem chance aparente de escapar de lá.
O segundo jogo da franquia, Virtue’s Last Reward, abreviado como VLR, foi originalmente lançado em 2012 para 3DS, PlayStation Vita e PlayStation TV. Mais uma vez, a recepção do game em terras nipônicas não foi das melhores, fazendo com que ele não vendesse bem; no entanto, VLR conseguiu ser outro boom de vendas nos Estados Unidos (e no Ocidente como um todo).
Uma aventura densa e científica
Virtue’s Last Reward, diferentemente de 999, se baseia mais em conceitos científicos e matemáticos para compor uma narrativa densa e baseada em elementos de sci-fi, mas menos sombria que a do primeiro jogo. O personagem principal da vez é Sigma Klim que, assim como Phi e outros sete participantes, são convocados por Zero III para participar do Nonary Game: Ambidex Edition.
A jogabilidade continua com elementos de escape-the-room e visual novel, com diversas opções para serem feitas durante a história. Contudo, em VLR, em vez de explorar o conceito de raiz digital, os participantes devem acumular Bracelet Points (BP) por meio de jogos cooperativos de confiança ou traição; aqueles que conseguirem 9 BP poderão sair de Rhizome 9, uma espécie de estação espacial onde a trama se desenvolve.
O jogo tem um total de 22 finais, que são divididos em 11 ruins, nove desfechos para os participantes e dois considerados verdadeiros. Como de praxe, as escolhas feitas durante a porção de visual novel determinam qual linha a história seguirá.
Curiosamente, muitos dos assuntos abordados em VLR fazem referências a elementos de 999 e sobretudo do terceiro e último título da franquia, como os saltos temporais, a existência de espers e até mesmo o vírus Radical-6. Os nove participantes da segunda edição do Nonary Game também estão relacionados uns aos outros, e as conexões entre eles são reveladas com o avançar da trama.
Porém, por mais que a recepção tenha sido boa, a temática de VLR foi alvo de pesadas críticas, sobretudo por ser mais sci-fi e fugir da proposta abordada em 999. Pode-se subentender, então, que Virtue’s Last Reward, dentro do universo de Zero Escape, é uma espécie de “ponte” entre o primeiro e último jogos.
Na última parte do nosso especial sobre a franquia, relembraremos Zero Time Dilemma.
Revisão: Thais Santos