O jogo apresentou uma fórmula padrão já estabelecida pelos seus antecessores com vários mundos temáticos e alguns power-ups já conhecidos, mas trouxe inovações e apresentou as características do console Wii U. Os jogadores poderiam assumir o controle do protagonista Mario, entre outros personagens como Luigi, Yellow Toad e Blue Toad, além de ser possível jogar com o Mii nos modos Coin Battle, Boost Rush e Challenge Mode.
O Wii Remote era o controle padrão do jogo assim como em seu antecessor New Super Mario Bros. Wii, permitindo que os jogadores sacudissem o controle para executar um Spin Jump, montar em Yoshi e pegar objetos. Um novo controle, o Wii U GamePad foi utilizado somente para um jogador, enquanto um suporte para o Wii U Pro Controller foi adicionado após uma atualização 1.3.0.
O Wii U Pro Controller não possuía os controles de movimento, por isso as ações que exigiam este recurso no Wii Remote e no Wii U GamePad foram substituídas pelos botões padrões do Pro Controller quando conectado.
A primeira demonstração
Uma tec-demo intitulada New Super Mario Bros. Mii foi apresentada na E3 2011 com novos truques como o power-up Flying Squirrel (Esquilo Voador) adquirido com o item Super Acorn, além de modelos mais detalhados de personagens, cenários e a utilização de um novo controle: Wii U GamePad.
A demonstração era baseada no jogo New Super Mario Bros. Wii com novos níveis, bem como a opção para os jogadores usarem seus Miis.
Ela foi criada para mostrar a capacidade "Off-TV Play" do Wii U, permitindo que o jogador continue jogando no Wii U GamePad sem ter que usar uma tela de televisão.
Um empolgante jogo de plataforma
New Super Mario Bros. U trouxe 9 mundos repletos de fases e cenários com cores vivas. O seu visual demonstrou muito esmero nos gráficos, adequando o jogo para a entrada da Nintendo na era da alta definição. Havia um mundo secreto, além de “percursos” extras e diversos modos de jogo.
Em Challenge Mode, os jogadores precisam completar diversos desafios, alguns deles dentro de um limite de tempo específico. Depois que o jogador completa uma etapa, ele é classificado com uma medalha. Existem cinco tipos de desafios: Time Attack; Coin Collection; 1-Up Rally; Special e Boost Rush Mode. Alguns desafios são repletos de referências aos jogos clássicos como Super Mario World.
Este desafio é uma referência ao Super Mario World. |
O modo Coin Battle de New Super Mario Bros. Wii continuou disponível, mas com a possibilidade para os jogadores serem agrupados em equipes uns contra os outros ou jogar free-for-all, ou seja, cada um por si. O Wii U GamePad foi adicionado ao Coin Edit para personalizar a colocação de moedas nos cursos exclusivos da Coin Battle.
Boost Rush: Yoshi Pack - Course 1 - Fuzzy Clifftop |
O Boost Rush Mode desafia o jogador chegar ao final dos estágios agrupados em pacotes, semelhante ao modo Coin Rush apresentado em New Super Mario Bros. 2, mas os níveis ocorrem em rolagem automática.
Um dos destaques foi a possibilidade para 4 jogadores utilizarem personagens com Wii Remotes enquanto um quinto jogador munido com o GamePad utilizava a tela touch para interagir com objetos do cenário. Quando um jogador está em Boost Rush, os Miis podem ser vistos em segundo plano, apoiando os outros participantes da partida.
O reino dos cogumelos em New Super Mario Bros. U. |
Os mundos também incluem Toad Houses e Enemy Courses de New Super Mario Bros. Wii. A música muda de acordo com cada região/mundo no mapa. Existem níveis relacionados às Torres, Castelos e Ghost House em cada parte do mundo como em Super Mario World.
Power-ups |
Os clássicos power-ups dos jogos antecessores foram mantidos com os itens: Super Mushrooms; Fire Flowers; Ice Flowers; Mini Mushrooms; Penguin Suits e Propeller Mushrooms. Novos power-ups foram acrescentados:
- Super Acorns: Transforma os personagens jogáveis em esquilos voadores capazes de planar por alguns instantes.
- P-Acorns: Transforma o personagem num esquilo voador com a capacidade de pular no ar indefinidamente por todo o estágio, semelhante ao P-Wing e Cape Feather dos jogos anteriores.
Yoshi marcou presença
Yoshi verde foi o único disponível para que o jogadores pudessem montar, além de ter um medidor que rastreia quantas frutas totais ele come, em vez de mostrar um número de cada vez. Comer 5 faz com que ele coloque um ovo contendo um item. Como em New Super Mario Bros. Wii, Yoshi não pode deixar os níveis em que aparece.
New Super Mario Bros. U também apresentou o retorno de Baby Yoshis em três cores diferentes, estando ausente da série Super Mario desde sua estreia em Super Mario World.
- Balloon Baby Yoshi pode ser inflado como um balão.
- Bubble Baby Yoshi pode assoprar bolhas em inimigos que se transformam em moedas instantaneamente ao serem atingidos.
- Growing Baby Yoshi pode emitir luz própria iluminando áreas escuras.
Inimigos com estilo, mas sem novidades
New Super Mario Bros. U não ousou nenhuma mudança significativa em termos de inimigos nas fases, tampouco os vilões do jogo. O jogo manteve a família de Bowser como a grande vilã recorrente em proteger os castelos de cada mundo com a mesma fórmula dos anteriores, além de nenhuma mudança em sub-chefes como Magikoopa, Boom Boom e Boss Sumo Bro que protegiam as torres.
Isso pode ter agradado aos fãs que não se importam com clichês da franquia, mas decepcionado os jogadores que já conhecem os personagens e esperavam algo novo. O diferencial do jogo ficou com o level design, controles e truques (gimicks).
Versão de Switch e curiosidades
- O jogo obteve uma recepção crítica positiva com 84,48% no GameRankings e 84 no Metacritic.
- Em 2013 foi lançado o pacote de expansão New Super Luigi. U.
- O jogo foi portado para Switch com o título New Super Mario Bros. U Deluxe no ano de 2019 em que apresentou novas opções de jogo e conteúdos extras, incluindo o jogo original e o pacote New Super Luigi U, totalizando 160 fases, sendo 82 fases de New Super Luigi U.
Bundle do console Wii U com New Super Mario Bros. U + New Super Luigi.U |
Revisão: Ivanir Ignacchitti
Fontes: Mario Wiki, Nintendo