Prévia: Persona 5 Royal transporta os Phantom Thieves ao Switch

Um dos melhores JRPGs da geração finalmente chega ao híbrido da Nintendo.

em 18/10/2022

Originalmente lançado para PlayStation 3 em 2017, Persona 5 foi considerado um dos melhores jogos da franquia derivada de Shin Megami Tensei. Em 2020, a Atlus lançou Persona 5 Royal, uma versão estendida do sexto Persona com direito a conteúdos inéditos até então na trama e vários bônus DLC — versão esta que chega ao Switch no próximo dia 21 de outubro.

Pagando pelos crimes que não cometeu

A história gira em torno de um adolescente conhecido por Joker — cujo nome está aberto à escolha do jogador —, que é acusado de um crime que não cometeu. Agora em liberdade condicional, ele é enviado para morar em Yongen-Jaya sob os cuidados de Sojiro Sakura, dono do Café Leblanc e também um conhecido dos pais do protagonista.

Apesar de ser considerado um garoto-problema em sua nova escola, a Shujin Academy, em Tóquio, o jovem está longe de ser aquilo que os rumores dizem. Certo dia, Joker faz amizade com Ryuji Sakamoto, outro aluno que também é considerado um "rebelde sem causa" na escola.


Porém, o que parecia ser um encontro acidental se revela um evento predestinado: sem saber como nem por que, os dois descobrem que, além do mundo real, existe o Metaverse, uma realidade que reflete os desejos e ambições das pessoas — uma visão distorcida de como elas se veem no mundo.

É também nesse Metaverse que os rapazes percebem que algo muito estranho envolvendo os alunos está acontecendo em Shujin. Por trás disso está Suguru Kamoshida, professor por quem Ryuji nutre um profundo ódio; dessa forma, a dupla, junto ao enigmático gato Morgana, aceita trabalhar como Phantom Thieves e trazer a paz de volta ao mundo real.

I am thou, thou art I

Diferentemente de Shin Megami Tensei, Persona tem uma abordagem que pende mais para o lado social do que para o ético-filosófico proposto pela franquia que inspirou o spin-off. Dessa forma, quando não está combatendo Shadows no Metaverse, Joker precisa estreitar laços com as pessoas ao seu redor; é apenas por meio dessa interação social que o protagonista é capaz de melhorar suas habilidades como um Phantom Thief, além de entender a si mesmo e qual é o seu papel na sociedade.

No Metaverse, Joker e seus companheiros desbravam os Palaces, as dungeons do jogo, em busca do tesouro do soberano local. Essa realidade distorcida é composta por uma exploração estilo dungeon crawler, e conta com diversos puzzles e outros elementos de jogabilidade, como habilidades simplificadas de furtividade.

Pelos corredores de cada Palace, rondam Shadows. Os combates contra essas criaturas se dão por turnos, como nos outros títulos do spin-off, mas com um diferencial: os Phantom Thieves contam agora com armas de fogo, além dos já conhecidos ataques combinados (e cheios de estilo também).


Joker também possui a peculiar habilidade de negociar com as entidades chamadas Personas, que auxiliam os Phantom Thieves no Metaverse, seja aliando-se a eles, seja concedendo-lhes benefícios. O protagonista pode combiná-las entre si para dar à luz criaturas ainda mais poderosas — mas aqui mora um porém: seu potencial é ditado pelo nível de interação social que Joker tem com as pessoas ao seu redor, incluindo seus companheiros.

Em termos de desempenho, por mais que o Switch não conte com a mesma capacidade de hardware que as outras plataformas da atualidade, Persona 5 Royal não é um jogo graficamente exigente. Pode-se esperar, então, que a aventura dos Phantom Thieves receba um port de qualidade, tal qual aconteceu com 13 Sentinels: Aegis Rim, podendo ser aproveitado tanto em casa quanto nos "corres" do dia a dia.

Serão os Phantom Thieves capazes de roubar o Switch?

O anúncio de Persona 5 Royal para o console híbrido da Nintendo pegou muitas pessoas de surpresa; afinal, não é sempre que um título exclusivo (ou quase exclusivo) do PlayStation dá as caras em outras plataformas. Agora, os fãs da franquia — e entusiastas de JRPGs no geral — poderão aproveitar uma das melhores entradas da série Persona com toda a versatilidade que apenas o Switch pode proporcionar.


Persona 5 Royal — PS3/PS4/PS5/PC/XBO/XBX/Switch
Desenvolvedora: Atlus
Gênero: JRPG
Data de lançamento: 21 de outubro de 2022
Expectativa: 5/5
Revisão: Davi Sousa
Siga o Blast nas Redes Sociais

Também conhecida como Lilac, é jornalista e atualmente trabalha com assessoria de imprensa. Fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).