Em nossa passagem pelo estande da Nintendo na Brasil Game Show 2022, tivemos a oportunidade de conversar com Pilar Pueblita, gerente de relações públicas da Nintendo of America para a América Latina.
Em nosso bate-papo, falamos sobre as iniciativas que a empresa realizou nos últimos dois anos no Brasil, o anúncio da chegada de jogos físicos ao país e quais são os planos futuros da companhia. Confira:
Nintendo Blast: Olá! Faz tempo desde que conversamos da última vez!
Nintendo Blast: Sobre recompensas físicas, há planos de a Nintendo lançar oficialmente outros produtos licenciados?
Pilar Pueblita: Sim!
Nintendo Blast: Antes de mais nada, o trailer do filme de Super Mario Bros. está para ser lançado. [Nota: a entrevista foi realizada antes do lançamento do trailer] Você chegou a assisti-lo?
Pilar Pueblita: Não, não assisti! Eu vou assisti-lo com vocês aqui no telão.
Nintendo Blast: Quais são suas expectativas sobre o filme?
Pilar Pueblita: Eu só quero ser surpreendida, como a Nintendo sempre faz com a gente.
Nintendo Blast: Isso me faz pensar que vocês provavelmente ainda não possuem informações sobre o lançamento do filme no Brasil.
Pilar Pueblita: Sim, não temos informações sobre o filme. Assim que tivermos mais informações, vamos compartilhar. Então, não consigo confirmar nada sobre a data de lançamento ou versão brasileira. Isso é mais parte da Universal/Illumination. Mas acho que nós vamos curtir o trailer!
[Nota: desde a realização da entrevista, o site oficial da Universal para a América Latina confirmou que o filme de Super Mario Bros. será lançado no dia 30 de março no Brasil. Um trailer dublado também foi divulgado]
Nintendo Blast: A última vez que conversamos foi quando o Nintendo Switch lançou no Brasil em 2020. Nesses dois últimos anos, como vocês avaliam os negócios da Nintendo no Brasil?
Pilar Pueblita: Eu não tenho informações relacionadas a números ou dados os quais eu posso compartilhar, mas uma das coisas que eu posso dizer é que a Nintendo está trabalhando muito para aumentar as maneiras de acesso a conteúdos pela comunidade no Brasil.
Começamos, como mencionou, com o Nintendo Switch em 2020. Tivemos um grande anúncio e lançamento do Nintendo Switch em setembro de 2020. Mais tarde naquele ano, anunciamos a chegada da eShop e depois nós demos ainda mais conteúdos.
Nesses dois anos, lançamos o sistema Nintendo Switch, o Nintendo Switch – Modelo OLED e o Nintendo Switch Lite em seu país. Também temos uma Nintendo eShop disponível para o Brasil e acabamos de anunciar o lançamento de jogos físicos para o Switch. Então, o que estamos fazendo agora é aumentando as opções para que as pessoas tenham acesso a conteúdos Nintendo.
Eu não tenho informações relacionadas a dados, mas nós estamos trabalhando e aumentando as opções que a Nintendo possui para consumidores no Brasil.
Nintendo Blast: Uma coisa engraçada: você comentou sobre o Nintendo Switch, o Nintendo Switch Lite e o Nintendo Switch OLED. Cada um lançou em setembro de 2020, 2021 e 2022, respectivamente.
Pilar Pueblita: Na verdade, nós também anunciamos o bundle que vem com Mario Kart 8 Deluxe e três meses de Nintendo Switch Online. Essa é a primeira vez que a Nintendo está promovendo esse tipo de pacote para consumidores no Brasil. Como mencionou, setembro é um grande mês para nossos anúncios.
Nintendo Blast: Ia comentar: podemos esperar que todo mês de setembro terá um lançamento da Nintendo? [risos]
Pilar Pueblita: Eu não sei! Eu não sei, mas tenho certeza que vamos compartilhar mais e mais informações relacionadas a o que vai estar disponível para consumidores no Brasil.
Nintendo Blast: Você comentou o bundle. Esse é o primeiro pacote desses que foi lançado no Brasil.
Pilar Pueblita: Sim, esse é o primeiro.
Nintendo Blast: Podemos esperar por mais bundles no futuro?
Pilar Pueblita: Eu não tenho informações relacionadas a isso, mas assim que conseguir a confirmação de mais bundles e mais opções, nós vamos compartilhá-las com vocês.
Nintendo Blast: Quando conversamos em 2020, vocês disseram que estavam estudando as logísticas dos negócios no Brasil e aprendendo sobre o mercado. Qual é a maior lição que vocês aprenderam sobre o Brasil nesses dois anos de operação?
Pilar Pueblita: Eu diria que a paixão das pessoas e dos fãs no Brasil foi o motivo pelo qual a Nintendo decidiu aumentar sua presença. A missão da Nintendo é criar sorrisos por meio de experiências únicas e é isso que queremos fazer aqui no Brasil. Ao aumentarmos as opções que os consumidores brasileiros têm, vamos estar mais próximos de nossa missão de trazer sorrisos e criar oportunidades para que os fãs e as famílias joguem nossos jogos.
Eu acho que a grande lição é o quão apaixonados são os consumidores brasileiros em termos de conteúdos Nintendo. E o que estamos fazendo é aumentando as opções que os fãs da Nintendo têm aqui no país. Além disso, convidamos outros fãs, que não são fãs da Nintendo, a vir para o mundo Nintendo e ver o que temos a oferecer.
E agora, temos opções. Temos três sistemas diferentes disponíveis no país. Temos uma Nintendo eShop com milhares de jogos disponíveis para compra. Estamos lançando os jogos físicos no Brasil. Então, estamos oferecendo mais e mais opções.
Nintendo Blast: Algo interessante sobre o lançamento do Nintendo Switch – Modelo OLED é que, embora ele seja mais caro que o Nintendo Switch regular nos Estados Unidos, vocês conseguiram trazê-lo para Brasil custando menos do que o preço sugerido do Switch original em 2020. Há uma razão para isso? Pois, recentemente tivemos uma redução de impostos sobre produtos similares ao Switch.
Pilar Pueblita: Os preços não são definidos pela Nintendo. Os preços são definidos pelas distribuidoras. Então, eu não posso falar sobre qualquer tipo de estratégia, pois é totalmente uma decisão das distribuidoras brasileiras, que decidem os preços de varejo.
Mas eu quero lhe dizer que a proposta da Nintendo com seus parceiros é dar opções de acesso a produtos Nintendo aos consumidores.
Nintendo Blast: Agora que vocês lançaram o Nintendo Switch – Modelo OLED, vocês têm os preços sugeridos para o Nintendo Switch original e o Nintendo Switch Lite?
Pilar Pueblita: O preço sugerido para o Modelo OLED é R$ 2699,00. Para o Nintendo Switch, é R$ 2299,00. E para o Nintendo Switch Lite, é R$ 1549,00. De novo, os preços são definidos pelas distribuidoras, não pela Nintendo. Mas esses são os preços que você pode encontrar no Brasil.
Nintendo Blast: Falando sobre a Nintendo eShop, vocês disseram que os preços dependiam da flutuação do dólar. Podemos ainda esperar que, se o dólar abaixar no Brasil, os preços na eShop diminuirão também?
Pilar Pueblita: Eu não tenho informações relacionadas a isso. Claro, como mencionou, a Nintendo está ajustando os preços de acordo com as necessidades de cada mercado, mas a situação da flutuação [é importante]. Quando tivermos alguma mudança nos preços, comunicaremos aos consumidores. Mas não há nada a anunciar por enquanto.
Nintendo Blast: Sobre o lançamento de jogos físicos, eu tinha toda uma pergunta sobre quando vocês trariam jogos físicos ao Brasil. [risos]
Pilar Pueblita: [ri e mostra os jogos para a câmera] Esses dez jogos estão vindo ao Brasil. E vocês podem ver que estamos seguindo a classificação local. Temos alguns dos jogos que já estão localizados em português. E eles são alguns dos títulos first-party populares para o Nintendo Switch.
Eles estarão disponíveis no final deste ano. Avisaremos no futuro a data específica em que os jogos chegarão. Mas o desejo é que nas festas de final de ano, todos no Brasil tenham acesso, em revendedoras selecionadas, aos jogos físicos de Nintendo Switch.
Você pode ver que o produto já está localizado, pelo menos as embalagens. Então, tudo está em português e isso é algo específico para o mercado brasileiro. Estamos muito animados com esse anúncio. Gostaríamos de dizer a vocês que, assim que tivermos mais informações sobre quais outros jogos físicos chegarão ao país, iremos informá-los.
Por enquanto e para as festas de fim de ano, esses dez estarão disponíveis.
Nintendo Blast: Podemos esperar que os jogos serão vendidos nas lojas já parceiras de vocês?
Pilar Pueblita: Sim, como Lojas Americanas, Magazine Luiza, Amazon. As lojas nas quais vocês já podem comprar o Nintendo Switch.
Nintendo Blast: Além disso, estamos aqui na BGS, mas vocês também estão com outro evento em São Paulo e Rio de Janeiro, que é o Nintendo Switch Shopping Tour.
Pilar Pueblita: O Shopping Tour! Exatamente! Na verdade, eu quero ver se consigo visitar o evento neste fim de semana porque quero acompanhá-lo. Eu fui uma entusiasta desse projeto. Esse projeto específico, de novo, é o resultado da vontade da Nintendo de se aproximar dos brasileiros.
Sabemos que a melhor maneira para que as pessoas experimentem [os conteúdos] é testando nossos jogos. Tudo o que o Nintendo Switch oferece. Então, criamos essas pequenas estações de jogo em diferentes shoppings em São Paulo e no Rio de Janeiro com os jogos Nintendo mais recentes. Claro, começamos com Mario Strikers: Battle League, tivemos Nintendo Switch Sports, Mario Kart 8 Deluxe e agora Splatoon 3, que está disponível neste final de semana.
Estamos mais do que animados e felizes de estarmos fazendo isso!
Nintendo Blast: Podemos esperar que o Shopping Tour continuará em 2023?
Pilar Pueblita: Por enquanto, temos a confirmação somente até dezembro. Mas essa é realmente uma experiência positiva que estamos tendo no Brasil. Não sei se o evento será estendido para os primeiros meses de 2023, mas trabalharei duro para convencer meus gerentes para fazermos mais um para o final de ano ou quando tivermos mais jogos de Nintendo Switch para mostrar.
Não posso confirmar que o evento continuará no ano que vem, mas o que posso dizer é que estamos trabalhando para oferecer esse tipo de experiência para os consumidores. Nós estivemos no BIG Festival, temos o Nintendo Shopping Tour, temos este estande – que é um grande estande na Brasil Game Show. Queremos aumentar mais e mais a nossa presença.
Nintendo Blast: Falando em aumentar a presença, esta também é a primeira vez que vocês fazem uma ativação com o My Nintendo.
Pilar Pueblita: Sim! Depois de lançarmos o Nintendo Switch, o Nintendo Switch – Modelo OLED, o Nintendo Switch Lite, a Nintendo eShop, e de anunciarmos os jogos físicos, este foi o momento de trazermos o My Nintendo.
Essa é a primeira vez que a Nintendo está oferecendo pontos de check-in do My Nintendo no Brasil. Estamos dando uma recompensa física para todas as Contas Nintendo. Quem quiser fazer parte, pode criar uma Conta Nintendo. O processo é bem simples. Você cria a conta, baixa o código QR, vai até a estação e apresenta-o.
Nós estamos dando um conjunto de adesivos de Splatoon 3. Esse é o mesmo conjunto que a Nintendo estava oferecendo nos Estados Unidos. Não posso confirmar se teremos mais pontos de check-in no futuro. Assim que tivermos mais oportunidades para novos eventos, trabalharemos para termos esse tipo de estação para os consumidores receberem recompensas físicas.
Nintendo Blast: Sobre recompensas físicas, há planos de a Nintendo lançar oficialmente outros produtos licenciados?
Pilar Pueblita: Por enquanto, não tenho informações sobre isso, mas o My Nintendo também possui recompensas digitais às quais todos no Brasil têm acesso.
Nintendo Blast: Nesses dois últimos anos, nós também tivemos o lançamento dos primeiros jogos first-party de Nintendo Switch localizados para o português brasileiro. Como foi essa experiência para vocês?
Pilar Pueblita: Essa realmente foi uma ótima experiência para nós. Ficamos muito animados com essa oportunidade. Já temos quatro jogos localizados: Mario Strikers: Battle League, Nintendo Switch Sports, Kirby's Dream Buffet e Mario Party Superstars.
Estamos muito empolgados em poder introduzir isso. Estamos trabalhando em uma estratégia para aumentar o número de jogos localizados em português, mas não tenho informações sobre quais jogos e quando teremos mais títulos.
Nintendo Blast: Aposto que vocês ouviram muitas pessoas pedirem pelo novo Zelda: Tears of the Kingdom ser localizado em português.
Pilar Pueblita: Sim, mas não posso confirmar.
Nintendo Blast: Há planos de lançar localização em português para outros jogos de Switch que já foram lançados?
Pilar Pueblita: Isso é informação que não consigo confirmar. Sobre localização, a única informação que posso lhe dizer é que quando tivermos mais conteúdos localizados, iremos avisá-los. Por enquanto, não posso confirmar nada.
Nintendo Blast: Essa pergunta é um pouco mais séria. Recentemente, a mídia internacional reportou sobre alguns supostos casos de assedio e má conduta na Nintendo of America. Como uma funcionária da Nintendo of America e uma mulher, gostaria de saber se há alguma declaração.
Pilar Pueblita: A Nintendo já publicou uma declaração dizendo que a companhia está investigando a situação relatada por alguns veículos de mídia nos Estados Unidos. A Nintendo disse que acredita nos valores de igualdade e respeito para todos dentro da empresa.
A única coisa que posso dizer é que eu acredito nisso. Acho que a Nintendo realmente acredita nesses valores que possui para todos dentro da companhia. Como a situação está sob investigação, não posso dizer nada além de que acredito que a Nintendo está promovendo esses valores.
Nintendo Blast: Um tópico mais leve: vocês recentemente também abriram uma conta oficial de Twitter para o Brasil. Algo que foi interessante, pelo menos para mim, é que, segundo o Twitter, a página de vocês foi registrada em julho. Algumas pessoas podem se perguntar "Por que então eles não lançaram antes?". Você pode falar um pouco sobre o processo de lançar um meio de comunicação para os brasileiros?
Pilar Pueblita: Não posso falar especificamente sobre os processos internos que a Nintendo implementa, mas uma coisa que posso lhe dizer é que o plano de abrir uma conta no Twitter não aconteceu em uma semana. Ele demandou tempo.
A razão [de registrar em julho] foi para conseguirmos o @ que queríamos. Você pode ver que foi por volta desse mês. Não foi muito tempo [desde o lançamento da conta em setembro], foram só alguns meses. Mas a razão desse intervalo foi porque fez parte do processo. De novo, não estou autorizada a revelar a especificidades, mas ter o @ pronto para o conteúdo que estávamos preparados para divulgar foi algo importante, pois qualquer pessoa poderia tê-lo.
Nintendo Blast: Há planos para a produção de conteúdo original da Nintendo no Brasil, como em um canal no YouTube?
Pilar Pueblita: Não acho que temos algo para anunciar. Não fizemos isso no passado. Não posso confirmar nada.
Nintendo Blast: Uma coisa legal do estande deste ano na BGS é que há uma seção específica para jogos brasileiros. Como vocês veem a presença de brasileiros fazendo jogos para o Nintendo Switch?
Pilar Pueblita: Aqui no Brasil, vocês têm o maior cenário de desenvolvimento de jogos da região da América Latina. Não tenho informações sobre o número de estúdios que temos, mas a participação é forte. Você pode ver aqui no estande, nós temos quatro títulos produzidos no Brasil que estão disponíveis e que vão lançar para Nintendo Switch.
Essa é uma maneira de homenagear todo o trabalho que os desenvolvedores brasileiros estão fazendo para o Nintendo Switch e dar-lhes a chance de mostrar seus games para os consumidores na região.
Não tenho informação de quantos são, mas temos bastante desenvolvedores da América Latina, incluindo o Brasil. Essa é uma forma de agradecer a todos esses desenvolvedores.
Nintendo Blast: É importante ter mais representatividade latino-americana.
Pilar Pueblita: Sim, é importante. Eu sou latina e tenho orgulho de estar junto com pessoas que mostram o quão talentosos são os latinos. Eu não sou brasileira. No meu coração, provavelmente, sim. Não diga isso ao meu país!
É uma fonte de orgulho ver o trabalho de todos esses desenvolvedores talentosos do Brasil.
Nintendo Blast: Há mais alguma coisa que você gostaria de acrescentar?
Pilar Pueblita: Como sempre, gostaria de agradecer a todos os consumidores do Brasil e a todos os fãs. A paixão de vocês é incrível todas as vezes. Agora que estamos no Twitter, podemos ver todos os comentários e as expectativas. Isso determina a decisão de maior presença pela Nintendo.
E estamos ouvindo. Estamos tentando atender a essas expectativas o quanto antes. Nem sempre conseguimos fazer tudo. Mas ter todas as versões do Nintendo Switch disponíveis no país, esse tipo de evento, o Nintendo Shopping Tour e agora os jogos físicos, são provas de o quão gratos estamos e o quão duro estamos trabalhando.
Queremos aumentar as opções para que consumidores tenham acesso a conteúdos Nintendo. Obrigada e aproveitem os jogos com seus amigos e familiares!
Nintendo Blast: Obrigado!
Fotos: João Pedro Boaventura