Blast from the Past

Pokémon Pinball (GBC): o jogo que conseguiu unir o melhor de dois mundos

Torne-se um mestre Pokémon ou um mago do pinball neste spin-off muito divertido e viciante da primeira geração da franquia Pokémon.



Há muitos anos, no final da década de 80 e início dos anos 90, máquinas de pinball faziam muito sucesso. Era comum encontrá-las em bares e áreas de lazer de shoppings, além de estabelecimentos especializados em disponibilizar esse tipo de jogo eletrônico: os famosos fliperamas. Não é de se estranhar que a indústria resolvesse criar jogos baseados nessas máquinas e trazê-los para consoles e PC.

Gradualmente, os simuladores virtuais de pinball ganharam popularidade, que criaram um mercado que existia independentemente dos fabricantes físicos, baseando-se em designs originais. Nesse contexto, surge Pokémon Pinball, spin-off da primeira geração de jogos de Pokémon (Red & Blue), lançado em 1999 para Game Boy Color. 




Dois estilos em um

Pinball, em sua essência, é um jogo cujo objetivo principal é ganhar o máximo de pontos possíveis. Utilizando uma bola e rebatedores laterais (flippers), deve-se acertar luzes, parachoques, rampas e outros alvos, conforme o design de cada máquina, comumente chamada de mesa, sempre buscando evitar que a bola caia por entre os rebatedores e se perca. 

Pokémon é uma franquia que não precisa de apresentação. A primeira geração de jogos, ainda para Game Boy, foi um RPG de sucesso e tinha como mote principal a frase “Gotta catch 'em all!”, que, até hoje, acompanha a franquia, referindo-se à busca incessante para colecionar todos os “monstros de bolso” possíveis de se coletar.

Pokémon Pinball, de maneira muito assertiva, juntou essas duas características. Manteve o objetivo principal de pontuar, no qual o jogador deve explorar as diferentes áreas da mesa, das mais variadas formas possíveis, angariando pontos em taxas diversas. Ao mesmo tempo, também estabeleceu um objetivo secundário, que é coletar todos os 151 monstrinhos, capturados através de certas jogadas, para preencher sua Pokédex, cujo progresso é salvo a cada lance, independentemente da pontuação. 



Simulação levada a sério

O jogo surpreendeu por representar, de forma estilizada e com a temática Pokémon, todos os aspectos de uma máquina de pinball, seja a bola, representada no jogo por uma Pokébola, sejam parachoques e obstáculos representados por Pokémon. Além disso, é um dos poucos títulos do console que vinha com rumble, um acessório embutido no cartucho que vibra com determinadas ações dentro do jogo, deixando a experiência mais realista. 



Mesas do jogo e modo mapa

Existem duas mesas diferentes (ou fields, como são chamadas no jogo):Vermelho e Azul (Red e Blue), uma referência clara aos jogos da primeira geração. Cada campo, com suas próprias características, contém também diferentes localizações da região de Kanto, onde Pokémon específicos podem ser encontrados e capturados. 

Cada campo possui três diferentes áreas com uma seleção determinada de locais que podem ser acessados. A primeira possui sete locais; a segunda, quatro; e a terceira, somente um, o Indigo Plateau, local em comum para ambos os campos.



Mudar um local só é possível por meio do modo Mapa (Map Mode), acessível somente após completar alguns requisitos específicos de cada campo. Nele, em um período de 30 segundos, determinados alvos devem ser atingidos.

Finalizar o modo acarreta a mudança aleatória do local. Cabe ressaltar que a alternância entre as áreas ocorre automaticamente e os primeiros três locais sempre serão da primeira área, os próximos dois, da segunda, e o sexto, da terceira área. 

Capturando e evoluindo Pokémons

Para capturar um monstrinho, o jogador precisa acessar o modo Captura (Catch 'Em Mode), cumprindo algum dos requisitos do campo. Neste modo, uma silhueta de Pokémon aparece no meio da parte inferior da mesa.

Essa silhueta é dividida em seis partes, cada uma deve ser liberada acertando os parachoques (representados por Shellders ou Voltorbs) que ficam na parte superior do campo. Com todas as partes liberadas, o Pokémon se revela e para capturá-lo o jogador atingi-lo três vezes pela pokébola.



Uma vez capturado um Pokémon, o modo Evolução (Evolution Mode) pode ser acessado. Da mesma forma que o anterior, certos requisitos devem ser cumpridos.

No modo, o jogador deve acertar um ponto no campo indicado por uma flecha. Em seguida, o Pokémon capturado pode ser selecionado. Então, dependendo de como o monstrinho evolui — por experiência, pedra de evolução ou cabo de transferência —, o jogador precisa acertar três vezes determinados locais indicados no campo.

Acertar locais diferentes da forma de evolução do Pokémon atrasará o processo, fazendo com que o jogador tenha que aguardar dez segundos ou jogar a Pokébola em volta do loop externo antes de continuar o processo. Se a criaturinha já estiver totalmente evoluída, refazer o todo o modo Evolução dará ao jogador um bônus de 10.000.000 pontos.

Jogabilidade e fases bônus

Os dois campos possuem características e obstáculos clássicos de mesas de pinball. Ambos apresentam em seu design setas à direita, esquerda e centro, além de luzes superiores (três) e inferiores (quatro).  Ao serem acionadas, separadamente ou em conjunto, podem levar a diferentes modos ou aplicações de bônus. 

Os pontos distintos das mesas vão muito além das cores. Apresentando um design um pouco mais simples, recomendado para os iniciantes, o campo Azul tem como Pokémon especiais Shellder, Cloyster, Slowpoke, Poliwag e Psyduck, cada qual com uma função específica, seja acessar o modo Evolução ou liberar uma viagem para outro local.



Já o campo Vermelho é mais parecido com as mesas da maioria dos jogos de pinball, indicada para jogadores  um pouco mais experientes. Nele, temos Voltorb, Ditto, Bellsprout, Staryu e Diglett.

Além dos campos padrão, cada mesa possui três estágios exclusivos baseados em Pokémon específicos: Meowth e Seel no campo Azul, Diglett e Gengar no campo Vermelho e Mewtwo, comum a ambas. Para acessá-los, o jogador deve acender três luzes em formato de Pokébola no meio do campo, capturando um Pokémon (uma luz) e/ou evoluindo um monstrinho (duas luzes).



Nem tudo são flores

Apesar de toda a complexidade do design das mesas, dos Pokémon, das áreas e das fases bônus, mesmo assim, a física do jogo deixa um pouco a desejar, algo que pode afastar alguns jogadores mais críticos, principalmente das novas gerações. A Pokébola, em determinados momentos, parece ser mais leve do que deveria, além de sua reação atrasada, ao ser lançada pelos rebatedores. 

Outro ponto negativo, também muito criticado na época de seu lançamento, é o fato de o Rumble consumir rapidamente a pilha AAA, fazendo com que o jogador, na maioria das vezes, não usufruísse dessa função.



Agradando aos dois lados

Pokémon Pinball é um jogo muito divertido e que explora ao máximo a capacidade do Game Boy Color. Mesmo com seus pontos negativos, os pontos positivos superam — e muito — toda e qualquer expectativa que se tenha.

Para quem gosta de pinball, seus campos apresentam todos os pontos importantes das mesas clássicas, lembrando muito jogos como 3D Pinball Space Cadet (PC), porém há uma complexidade que somente jogos da franquia dos monstrinhos de bolso poderiam adicionar. Para quem gosta de jogos de Pokémon, o título faz referências a quase tudo que se encontra na primeira geração, nos transportando novamente para Kanto, como se realmente estivéssemos em uma jornada para capturar o máximo possível de criaturinhas — no entanto, em uma simples mesa de pinball.

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Fonte: Bulbapedia

Gamer desde os anos 90, iniciou sua paixão por videogames jogando Magic Carpet em um Turbo Game. Mas a sua relação com a Nintendo começou mesmo com Super Mario Bros. 3. Quando não esta escrevendo para a Nintendo Blast pode ser encontrado no Instagram (@nalokadora)
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