Xenoblade Chronicles 3 (Switch): dicas para dominar os Chain Attacks

Entenda melhor uma das mecânicas centrais das batalhas do RPG.

em 13/09/2022
Xenoblade Chronicles 3
foi lançado em 29 de julho de 2022 no Switch e é um dos pontos altos da carreira da Monolith Soft até o momento. Assim como nos jogos anteriores, o RPG possui vários sistemas intrincados e interessantes de se explorar a fundo para poder elaborar estratégias e aproveitar ainda mais o gameplay.

Em particular, quando se trata do combate, é importante dominar vários de seus elementos para avançar sem dificuldades pelo mundo de Aionios. Neste texto, vamos destacar em particular os Chain Attacks, uma mecânica cujos efeitos devastadores podem fazer muita diferença.

Ativando os Chain Attacks

Chain Attacks são uma espécie de ataque especial em que todos os personagens podem usar golpes em sequência. Porém, é necessário encher uma barra especial que fica no canto direito da tela para poder ativá-los. Toda vez que a batalha começa, essa barra começa vazia e é enchida de acordo com as ações do jogador.

Para poder encher a barra de Chain Attacks, é necessário explorar ao máximo as vantagens de classe, fazendo com que os personagens usem Arts e ataquem de forma sincronizada. Como cada classe é associada a uma categoria (Attacker, Defender e Healer), as expectativas de ação são diferentes: Attackers precisam punir continuamente os inimigos; Defenders devem atrair a atenção do inimigo e Healers devem manter os efeitos de suporte da equipe. Fazendo isso de forma eficiente, o jogador tende a liberar mais rapidamente o Chain Attack.

Escolhendo a Chain Order

Uma vez ativado o Chain Attack, o jogador recebe três opções de Chain Order, uma habilidade associada a um dos personagens ativos na equipe. A ideia é que um ataque desse aliado será ativado após várias ações de combate, porém, mais do que o dano direto, o que importa aqui são os efeitos especiais descritos na tela de Chain Order chamados de Completion Bonuses.

O nome Completion Bonus vem do fato de que ele só pode ser ativado se o jogador concluir uma cadeia de golpes consecutivos, enchendo a barra de TP (Technical Points) acima do 100%. Os efeitos variam de acordo com o personagem, conforme a seguinte lista:

Personagem
Completion Bonus
Noah
Os ataques podem penetrar a defesa dos inimigos. A chance varia de 60% a 100%.
Mio
Reduz o Aggro dos Attackers e Healers. Pode reduzir entre 70% e 100%.
Lanz
Aumenta o Aggro dos Defenders e o ataque de todos. A taxa de Aggro ganho pode ficar entre 35% a 50%.
Sena
Ataques podem se tornar imbloqueáveis. A taxa varia entre 70% e 100%.
Eunie
Reduz as defesas dos inimigos a ataques baseados em ether. A taxa varia entre 35% e 50%.
Taion
Reduz as defesas dos inimigos a ataques físicos. A taxa varia entre 35% e 50%.
Ethel
100% de chance de crítico para todos os aliados.
Valdi
Cura 35% da vida dos aliados e adiciona o efeito de regeneração.
Zeon
Aumenta o Aggro dos Defenders em 35% e adiciona Armor Veil.
Teach
Cura parte do dano causado com um limite de 200% do Healing Power.
Riku e Manana
Aumenta o TP de todos em 7.
Gray
Aumenta o dano causado a inimigos com HP baixo em 80%.
Isurd
Reduz em 15% as defesas dos inimigos a ataques físicos e baseados em ether.
Juniper
Aumenta o dano causado a inimigos com HP baixo em 70%.
Ashera
Aumenta o dano de todos os aliados em 125% e adiciona o efeito Power Charge.
Alexandria
Aumenta a taxa de crítico em 30%.
Monica
Reativa um aliado e tem 20% de chance de reativar outro.
Fiona
Carrega a barra de Chain (podendo aumentar o número de rodadas) e adiciona o efeito Power Charge.
Triton
Aumenta o TP dos aliados em valores aleatórios entre 4 e 14.
Ghondor
Aumenta o dano causado por ataques críticos em 100%.
Miyabi
Reativa um aliado e tem 25% de chance de reativar outro.
Cammuravi
Aumenta o dano de todos os aliados em 175% e adiciona o efeito Attack Up.
Segiri
Reduz em 25% as defesas dos inimigos a ataques físicos e baseados em ether.
Personagem do pós-game (Agnus)
90% de chance de reviver aliados.
Personagem do pós-game (Keves)
Reduz as defesas dos inimigos a ataques baseados em ether por 45%.

Escolhendo os golpes a se encadear

Depois de selecionar a Chain Order, é hora de realizar os ataques em sequência para tentar alcançar um alto número de TP (Tactical Points). Cada personagem tem um certo valor base de ataque e conta com vários bônus dependendo da situação do combate. A ação retira o aliado da lista de opções, deixando-a cada vez menor.

Para aumentar a quantidade de TP obtida, o mais importante é escolher ações que combinam com a classe daquele personagem. Porém, há outras considerações adicionais, como o ganho de TP por usar um aliado com o mesmo tipo de classe da Order escolhida.

Attackers, Defenders e Healers também possuem diferentes vantagens para o Chain Attack. Caso o jogador selecione um Attacker como o primeiro a atacar daquela rodada, ele irá ganhar um bônus massivo de TP, chamado First Blood. Já o Defender é mais indicado para terminar a cadeia de ataques devido a sua capacidade de regenerar a ação do aliado que tinha maior TP na rodada.

Healers também têm uma vantagem mais técnica: os seus ataques não passam dos 99% de TP. Com isso, o jogador pode continuar atacando sem medo de que a Order ative, garantindo mais dano naquela rodada.

Apesar de o objetivo mínimo para ativar a Order ser alcançar 100% de TP, as vantagens aumentam caso o jogador consiga ativar um Bravo (150%) ou Amazing (200%). Quanto maior a barra de TP, mais dano será causado, e a principal vantagem de se dominar esse sistema é que se torna possível aumentar drasticamente a experiência recebida em caso de Overkill (quando o dano supera os pontos de vida do inimigo).

Almejando mais rodadas e a Ouroboros Order

Caso o jogador queira maximizar o dano e a experiência ganha, o ideal é planejar bem a sequência de Orders. Em particular, vale a pena sempre ativar as Hero Orders, ou seja, aquelas que estão associadas com os aliados que o jogador não controla normalmente. A vantagem disso é que a barra de Chain não é consumida, aumentando o número de rodadas possíveis.

Em particular, a personagem Fiona é uma excelente forma de explorar esse sistema ao máximo devido a sua habilidade de regenerar a barra. Com ela em mãos, é possível aumentar a Chain em até dois turnos.

Outro elemento importante para o jogador pensar entre as rodadas é a Ouroboros Order. Assim como o sistema Interlink durante a batalha, a ideia aqui é tentar garantir que as Orders de pelo menos dois personagens compatíveis (Noah e Mio, Sena e Lanz ou Taion e Eunie) sejam selecionadas até a última rodada possível.

Em suma, espero que este texto consiga explicar em linhas gerais os elementos principais dos Chain Attacks e ajudar quem ainda tem um pouco de dificuldade no seu uso. Trata-se de um sistema bastante interessante e que vale a pena explorar a fundo para aproveitar ao máximo o potencial estratégico dos combates de Xenoblade Chronicles 3.

Referências: Game8, Gamewith
Revisão: Cristiane Amarante

Siga o Blast nas Redes Sociais

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).