Sonic Blast Man (SNES): há 30 anos, o herói mais canastrão da Taito chegava ao console da Nintendo

Sucesso nos arcades, a adaptação para um console doméstico trouxe uma mudança significativa na jogabilidade e popularizou ainda mais o personagem.

em 24/09/2022


Quem foi criança ou adolecente na década de 90 e costumava passear em shoppings vai lembrar das áreas de lazer com muitos jogos eletrônicos, os famosos arcades, ou Fliperamas como eram popularmente conhecidos.

Nesses espaços, geralmente em um canto mais afastado, existia uma máquina na qual adultos e adolescentes mais velhos costumavam jogar. Usando uma luva de boxe, eles acertavam um aparador que calculava a força do golpe e, após três acertos, dependendo dos valores obtidos, o inimigo na tela era derrotado. Os gráficos não eram impressionantes, mas a forma de se jogar era diferente e chamava muito a atenção. 

Esse era Sonic Blast Man, lançado pela Taito em 1990 para os arcades, que trazia o super-herói de mesmo nome como personagem principal. Ao assumir seu papel, o jogador deveria socar inimigos ou objetos, sempre com o intuito de salvar algo ou alguém de uma situação de perigo. O jogo fez um enorme sucesso, e uma versão para consoles domésticos era inevitável. Assim, em 1992, o título chegou exclusivamente para o Super Nintendo Entertainment System. 





Mudança de estilo

Adaptar esse formato de fliperama para os consoles da época, sem quaisquer modificações, era algo impossível. Desta forma, a Taito resolveu fazer uma reformulação completa, mudando totalmente a jogabilidade e expandindo sua história. Sonic Blast Man, em sua versão para SNES, se tornou um beat ‘em up, algo que mudou totalmente a experiência dos jogadores. 

Pensando no mercado da época, tal escolha pode ter sido influenciada pela grande quantidade de títulos do mesmo estilo que estavam sendo lançados, como Streets of Rage 2, X-Men, Super Double Dragon, entre outros. No entanto, independentemente do motivo, a decisão se mostrou muito acertada, combinando bastante com a personalidade e história do personagem principal. 



Origem extraterrestre

Sonic Blast Man foi criado para ser uma paródia de super-heróis, se mostrando cheio de referências e exageros característicos. O clichê começa por sua vinda ao planeta Terra (isso mesmo, ele é alienígena) com a simples motivação de impedir o mal e manter a paz. 

Por ter uma aparência similar à de um ser humano comum, ele consegue manter uma identidade secreta, que em jogos futuros é revelada como Sonny Brand, um alter ego que usualmente é visto vestindo terno, gravata e óculos. Claramente uma referência ao herói mais famoso da DC Comics, Superman, e seu eu alternativo, Clark Kent.




Seu uniforme possui diversos gadgets acoplados de forma indiscreta, vide seu capacete prateado, com uma antena parabólica no meio e duas antenas presas em ambos os lados. Também merece destaque seu peitoral azul, onde estão embutidos um relógio e um mini televisor. Não bastasse esses itens, ele ainda usa luvas de boxe azuis, grandes e chamativas, feitas de um material super resistente.

Sonic Blast Man é hiperativo e tenta resolver as situações apenas com a força bruta, o que costuma causar danos desnecessários à cidade. Ele é o tipo de herói que, para salvar um bebê de ser atropelado por um caminhão, resolve destruir o automóvel no soco ao invés de simplesmente tirar a criança da rua. Muitas vezes, essa forma impulsiva de agir acaba por transformar situações simples em batalhas épicas.




Mesmo assim, ele tem uma personalidade heróica muito forte, se mostrando disposto a ajudar as pessoas necessitadas ou combater o mal a qualquer momento e em qualquer lugar. Com um grande coração, ele se dedica aos deveres e responsabilidades de todo super-herói.

Salvando o mundo 

No jogo, assumimos o controle Sonic Blast Man com a missão de salvar a Terra dos mais diversos tipos de perigos, desde gangues de rua e terroristas internacionais, até alienígenas e robôs do mal. Mas o grande inimigo e chefe final é seu clone maligno e arqui-inimigo, conhecido como Heavy Blast Man.



Como em qualquer beat 'em up, devemos derrotar os inimigos que aparecem em hordas na tela, seguindo de fase em fase por cenários bem diversos, que vão desde canteiros de obras na Terra até naves no espaço. O herói pode socar, pular, agarrar seus inimigos e usar um ataque especial que derruba qualquer adversário próximo, geralmente usado quando cercado por eles, mas que o deixa atordoado e vulnerável temporariamente. 

Seu ataque mais poderoso é o Dinamite Punch, que deve ser carregado apertando um determinado botão, para então dispará-lo, acertando e derrubando todos os inimigos na tela. No entanto, um grande diferencial para outros jogos do gênero é a quantidade de golpes que podem ser aplicados quando se segura os inimigos. Em beat ‘em ups tradicionais, era comum existir cerca de duas ou no máximo três opções deste tipo de golpe; já em Sonic Blast Man, temos seis:
  • Sacudir e jogar o inimigo para trás;
  • Desferir uma série de socos;
  • Causar uma onda de choque que se perpetua em linha reta até o fim da tela;
  • Acertar o inimigo com um soco-redemoinho;
  • Rodar o inimigo pelas pernas e jogá-lo;
  • Rolar e jogar o inimigo para trás.
A aplicação de cada movimento depende da direção em que o direcional está sendo pressionado no momento em que apertamos o botão de soco. 


O jogo também possui fases bônus, que são, na verdade, uma adaptação dos mesmos desafios encontrados na versão arcade. A principal diferença é que, sem um aparador para socar, o jogador deve carregar força girando repetidamente o direcional e apertar o botão de soco na hora certa.

Nem tudo são flores

Mesmo com vários pontos positivos, como gráficos bonitos, sprites grandes e uma grande variedade de golpes, alguns defeitos de Sonic Blast Man não passam despercebidos. Exemplos disso são a falta de um modo co-op e animações pouco trabalhadas. Esta última acaba por deixar a movimentação dos personagens um pouco lenta, que por sua vez torna a campanha cansativa após algum tempo de gameplay.



Conquistando outro público

Em sua versão para SNES, Sonic Blast Man foi responsável por popularizar o herói da Taito, e seu sucesso garantiu a continuação, Sonic Blast Man 2, além da participação do personagem em outros trabalhos da desenvolvedora, como Bust-A-Move 3 e Bust-A-Move-Millennium.

O título conquistou um público diferente do encontrado nos arcades. Além de jogadores mais jovens (muitas crianças e pré-adolescentes que nem tinham tamanho para entrar nos fliperamas), ele apresentou o herói àqueles que não se interessavam em medir a força física acertando os aparadores da máquina original. Acabou sendo um exemplo de que, quando bem pensadas, adaptações podem agregar positivamente a qualquer franquia.  
Revisão: Davi Sousa

Gamer desde os anos 90, iniciou sua paixão por videogames jogando Magic Carpet em um Turbo Game. Mas a sua relação com a Nintendo começou mesmo com Super Mario Bros. 3. Quando não esta escrevendo para a Nintendo Blast pode ser encontrado no Instagram (@nalokadora)
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