Resident Evil 4 (Multi): Masahiro Sakurai foi o primeiro a elogiar sistema de câmera do jogo

O criador de Kirby e Super Smash Bros. jogou uma versão em desenvolvimento do título, segundo o diretor Shinji Mikami

em 29/08/2022
Arte que mostra o protagonista de Resident Evil 4 e o desenvolvedor Masahiro Sakurai

À época de seu lançamento, Resident Evil 4 (Multi) marcou um ponto de virada da franquia, pois foi o primeiro jogo da série a adotar mais elementos de ação e, principalmente, a implementar uma câmera que ficava atrás de Leon, abandonando os ângulos de visão fixos de jogos anteriores.


Esse sistema foi elogiado por crítica, público e desenvolvedores, sendo que Masahiro Sakurai foi o primeiro a reconhecer suas qualidades, de acordo com o diretor do game, Shinji Mikami. Em vídeo publicado pela Capcom nesta segunda-feira (29) para relembrar os 25 anos de Resident Evil, Mikami disse que o criador de Kirby e Super Smash Bros. classificou a câmera como "ótima" após jogar uma versão em desenvolvimento do jogo.

Confira a fala do desenvolvedor:
"A primeira pessoa que elogiou o sistema de câmera de RE4 foi, na realidade, Masahiro Sakurai, o rapaz que faz Smash Bros. Ele veio conferir o jogo em desenvolvimento e perguntou 'quem criou esse sistema de câmera?'.

[Levantando a mão] 'Ei, sim, fui eu'. 'Está ótima', ele disse. 'Uau, sério?', eu respondi."

Ainda sobre a câmera, o diretor afirmou que sua equipe não buscou necessariamente inovar ao utilizar um ângulo incomum aos jogos de tiro em terceira pessoa da época:

"Pareceu natural. Estranhamente. Não estávamos planejando fazer algo inovador. Mas no final, todos ficavam nos dizendo que tínhamos feito. Para nós, pessoalmente, só pensamos que aquele ângulo era melhor. Não estávamos tentando fazer algo novo ou pioneiro. Não teve nada disso."


É estranho. É algo que não lhe atinge, mesmo com todos esses elogios. Não é como 'Eu fiz isso!'. É mais 'Isso deve funcionar, eu acho'. Por exemplo, em uma luta, quando você soca-os no estômago, mesmo que você estivesse se segurando, quando você vê o outro cara desmaiar de dor, você pensa 'Uau, isso o pegou, foi isso. Foi realmente isso.'"

Jun Takeuchi – que trabalha na série desde seu início e é supervisor de Resident Evil 7 (Multi) e de Resident Evil Village (Multi) – também comentou sobre como o sistema de câmera influenciou outros desenvolvedores:

"Durante o desenvolvimento de Lost Planet, em nossa primeira E3, fomos abordados pela equipe de Gears of War. Eles estavam ao nosso redor, verificando a câmera de Lost Planet. Vários deles estavam perguntando por que não estávamos usando a câmera de RE4 no jogo. Estávamos tipo: 'Bem, é um jogo completamente diferente.'


'Nós baseamos a câmera de Gears of War na de RE4. aqui, confiram só!', eles disseram."

Resident Evil 4 foi originalmente lançado para GameCube em 2005 e recebeu uma série de ports para outras plataformas com o passar dos anos, inclusive para Nintendo Switch em 2019. Um remake do jogo está em produção para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

Fonte: Capcom

Siga o Blast nas Redes Sociais

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)