Manter o interesse do público é algo essencial para jogos focados no online, já que sem os servidores cheios não tem mais jogo, o que exige que os desenvolvedores estejam sempre adicionando conteúdo aos seus games. Atualmente, os jogos que estão sempre lançando atualizações e novidades para continuarem relevantes, os “ongoing games” (ou jogos continuados), são bem comuns na indústria.
Até já existe uma categoria específica no The Game Awards para o jogos continuados, que já premiou alguns títulos consagrados, com Fortnite (Multi) e Overwatch (Multi) entre eles. Então, quem sabe um dia Pokémon Unite possa ser coroado como o “best ongoing game” também. Entretanto, a Pokémon Company e a TiMi Studios precisam ter em mente que esta missão não é nada fácil, mas Unite pode aprender com os outros jogos de longa duração para continuar fazendo bonito.
Uma festa de aniversário bem elétrica
Em comemoração ao aniversário feito em julho, Pokémon Unite presenteou sua comunidade com muito conteúdo. Dois modos de jogo foram adicionados, sendo eles: um modo “Boss Rush”, que coloca os jogadores para trabalharem em equipe e derrotarem chefes poderosos e um modo chamado “Pika Party”, com todos os pokémon (dos jogáveis até o Boss da fase) sendo o mascote da franquia, o Pikachu. Além dos modos de jogo, novas skins comemorativas, recompensas e missões temáticas foram adicionadas.
Assim que o evento de aniversário teve início, tivemos sites de notícia divulgando as novidades e produtores de conteúdo lançando vídeos, mostrando o que havia de novo. Essa repercussão foi ótima para o jogo, não apenas para agradar os que jogam Unite desde o primeiro dia, mas para chamar de volta os jogadores que deixaram o game de lado nos últimos meses, mas voltaram a jogar pelo conteúdo adicionado.
Quem vai ser o próximo pokémon?
Além das Skins e dos novos modos de jogo, no evento de aniversário já foram anunciados três novos monstros de bolso e outros três devem chegar até o final da temporada, sendo esses os já anunciados Glaceon, Buzzwole e Tyranitar. Após as últimas adições, Pokémon Unite conta com 39 personagens jogáveis, cada um com seus próprios golpes e estratégias, possibilitando diferentes estilos de jogo.
Porém, quando comparado ao número de personagens do fenômeno chamado League of Legends (PC), o plantel de Pokémon Unite ainda parece pequeno. Só para efeito de comparação, enquanto o MOBA da TiMi apresenta 39 personagens, o LoL da Riot soma mais de 140 campeões, e quando se trata de “Multiplayer Online Battle Arena”, quanto mais personagens melhor.
Entretanto, algumas coisas devem ser levadas em consideração para sermos justos na comparação: enquanto o Unite acaba de completar seu primeiro ano de existência, e o tão famoso “Lolzinho” já tem mais de 10 anos de idade. Além do mais, o jogo da Pokémon Company tem uma grande vantagem sobre os competidores quando se trata de personagens, já que existem mais de 800 Pokémon que ainda podem ser adicionados ao jogo no futuro.
Sendo assim, a TiMi não vai precisar se preocupar em criar novos personagens para seu jogo, já que ela tem uma lista gigantesca de Pokémon à sua disposição, podendo trazer monstrinhos ao Unite por muitas atualizações.
Pikachu Rockeiro, Pikachu Hip-Hop, Pikachu Festival…
Além de aumentar o número de personagens jogáveis, Pokémon Unite vem oferecendo uma boa quantidade de variações desses personagens por meio de Skins para os monstrinhos e roupas para os treinadores. Afinal, por se tratar de um jogo free-to-play, boa parte da receita do MOBA é fruto da venda de itens cosméticos e da compra dos "passes de batalha", que dão acesso à maioria das "holowears".
Quando falamos em skins (e lucro), provavelmente o nome que vem à sua cabeça é Fortnite. Não é pra menos, o ganhador do “best ongoing game” de 2018 coleciona uma galeria imensa (e inusitada) de skins. Da Popstar Dua Lipa ao Deus da Guerra Kratos, o Battle Royale da Epic tem estilos para todos os gostos. Todo esse investimento em parcerias e criações de itens cosméticos parecem ter dado resultados bem satisfatórios para a Epic que, somente entre 2018 e 2019, faturou cerca de 9 bilhões de dólares.
Sendo assim, para a sobrevivência do Pokémon Unite, é indispensável que cada vez mais itens cosméticos sejam adicionados, possibilitando aos treinadores mais opções de personalização para seus monstrinhos e garantindo que o game seja um produto rentável, que continue compensando o investimento da Pokémon Company.
Entrando com tudo na competição
Aliás, acontecimentos recentes vêm nos mostrando o potencial que o MOBA do mundo Pokémon tem como produto. Em abril, mesmo antes de completar um ano, Pokémon Unite já havia alcançado o número de 70 milhões de downloads em todo o mundo, tanto no Switch quanto nos sistemas Android e iOS.
Essa grande comunidade de jogadores, em tão pouco tempo, provavelmente foi fundamental para a decisão da Pokémon Company em adicionar o Unite ao Worlds Championships. Grande passo, visto a visibilidade que o maior evento competitivo oficial de Pokémon tem, com diversos fãs espalhados pelo globo, acompanhando cada partida do campeonato.
Vale destacar, Pokémon Unite não só tem sua estreia no Mundial, como tem uma estréia de luxo, já que a premiação total do MOBA na World Championships será a bagatela de 500 mil dólares. Levando em conta que a premiação total do Pokémon WC, contando todos os campeonatos (TCG, VGC, Go, Unite e Pokkén), será de 717 mil dólares, apenas o Unite compreende bem mais da metade de todo o valor. Logo, fica evidente como a Pokémon Company continua acreditando no projeto desenvolvido pela TiMi Studios.
Muitos gols pela frente
Portanto, podemos dizer que Pokémon Unite teve um primeiro ano de sucesso, sendo um dos destaques na franquia de mídia mais lucrativa do mundo. Só o tempo vai nos dizer se o próximo ano será tão bom para o MOBA quanto esse que passou, mas podemos esperar que veremos mais de tudo que vem dando certo desde o dia 21 de julho de 2021. Esperar que o Pokémon Unite continue lançando eventos, atualizações, novos pokémon e skins, para estar continuamente dando um ar renovado, saindo da mesmice, para não enjoar os que começaram no primeiro dia, chamar de volta os que abandonaram o jogo pelo caminho e seguir convocando novos treinadores para as partidas.