Captain Toad: Treasure Tracker (Multi) e as fases de Super Mario Odyssey

Quais semelhanças e diferenças entre as fases comuns de Super Mario Odyssey e Captain Toad?

em 19/08/2022
Após seu lançamento original para o Wii U em 2014, a Nintendo trouxe os ports de Captain Toad: Treasure Tracker para Switch e 3DS para o mundo em 2018. Porém, os 4 anos de diferença serviram não só para adaptar e aprimorar as aventuras de Toad e Toadette para a telinha desses consoles, mas também para trazer diversas novidades e conteúdos extras.

Um desses conteúdos vem de Super Mario Odyssey (Switch), conforme podemos checar na cover art do port de 3DS.

Para desbloqueá-lo, é necessário jogar todos os 3 capítulos do jogo (não é necessário 100%, apenas completar); em seguida, um aviso aparece na tela, dizendo que a aventura continua.
Desbloqueia-se então uma seção de bônus no menu principal, e ali temos acesso a todo o conteúdo adicional. Eu completei o jogo no port de 3DS e compararei as fases extras com os reinos de Odyssey, nos quais esse conteúdo foi inspirado.

Secret of the Inverted Pyramid: Sand Kingdom nas 3,53 polegadas do 3DS

A fase começa da mesma forma que a versão de Switch, com diversos blocos de gelo no deserto. Por esses níveis serem uma miniatura, apenas algumas estruturas-chave estão presentes. Nesse caso, a Mysterious Ancient Ruins e a Inverted Pyramid ganham destaque em sua versão diminuta. É importante destacar que, nesse conteúdo bônus, capturam-se luas em vez das estrelas comuns no jogo-base.

A pirâmide também começa presa pelo gelo ao chão e após levantá-la, o sol se põe exatamente como ocorre em Sand Kingdom, no Switch, e abre-se a entrada da parte subterrânea do mapa, que consiste na parte congelada do deserto.

Mine Cart Cascade Crusade: Escorregando pelas cataratas de Cascade Kingdom

Diferentemente da primeira fase, a progressão aqui se dá através de uma vagoneta, com Toad atirando vegetais por todo lado. Nosso herói começa em uma caverna, de frente para a vagoneta, e assim que ela sai do lugar são mostradas as cataratas que ficaram estonteantes no port de 3DS. 

Uma das estruturas marcantes é a Fossil Falls, aquela cachoeira que fica junto a um fóssil de um Tricerátops. a Stone Spire também faz presença, podendo ser derrubada, o que nos rende uma das gemas da fase.

Uptown, Downtown: Uma pequena porção de Metro Kingdom

Essa é uma das fases que eu mais gostei, pois já começa em uma plataforma a parte da cidade, mostrando toda a paisagem e dando a sensação de que é bem maior do que de fato é.

De maneira similar à fase original, Toad começa em uma plataforma a parte da cidade. Alguns pontos-chave da cidade estão presentes em sua versão para o 3DS, como o arranha-céu, uma mini-praça e um táxi (fora alguns prédios característicos de New Donk City). 

Acredito que essa deve ter sido a adaptação que mais deu trabalho para a Nintendo, visto que Metro Kingdom, no original, é um reino muito marcante, indicando a metade da jornada. Dá para perceber que tentaram adicionar de tudo um pouco, mas a cidade é grande demais para as pequenas fases de Captain Toad; mesmo assim, considerando outras possibilidades, a adaptação ficou muito boa.

Podemos entrar nos prédios e percorrer andaimes e plataformas, assim como no Metro Kingdom original, entregando uma experiência muito interessante para quem conheceu New Donk City no híbrido da Nintendo. O arranha-céu é um dos prédios acessíveis, mostrando o palco em que Mario tem que juntar os músicos para o concerto de Pauline, mas dessa vez o local está tomado por Toads. 

Chegando em uma tampa de esgoto, podemos empurrá-la e passar para a parte subterrânea da cidade, que consiste nos esgotos de New Donk City, onde está o gerador de energia da cidade. Após ativar a energia, retornamos à superfície com todas as plataformas ativadas; agora tudo se move, dando acesso a áreas que não estavam disponíveis anteriormente.

Cookatiel’s Sizzling Sprint: a grande sopa de Cookatiel agora virou um caldinho com a miniatura de Luncheon Kingdom

Essa fase se inicia em Peronza Plaza, sem os Volbonans para lhe dar as boas vindas dessa vez. Temos aqui um dos mais criativos (e pesados para o hardware do 3DS) estágios do jogo inteiro, pois ele se propõe a ser uma corrida na qual, em vez de vagonetas, são utilizados turbos no chão que fazem o Toad correr imediatamente.

Através de uma Double Berry, a corrida fica significativamente mais desafiadora, já que os Toads têm que fugir de Cookatiels que os perseguem jogando bolas com espinhos pelo mapa. Passando pela Historic ‘’Old Town’’, o fim da fuga é no topo de Mount Volbono, coletando a lua dentro da grande panela de  Luncheon Kingdom.

Afinal, as fases extras em Captain Toad fazem jus às suas versões originais?

O jogo-base segue um padrão de direção de arte muito similar a Super Mario 3D World e Super Mario 3D Land, inclusive comportando várias das características desses jogos,  não só direção de arte. Sendo assim, pouquíssimos níveis seguem um estilo diferente, a maioria é bem parecida e trazer um pouco da criatividade de Odyssey dá um suspiro para quem acabou de concluir a campanha principal. 

São quatro fases criativas que trazem um level design inovador, relacionado ao jogo-base. As músicas, estruturas e toda a ambientação de Super Mario Odyssey em Captain Toad: Treasure Tracker  trazem uma nova perspectiva dos mundos já muito bem explorados no original. Essa nova experiência complementa a jornada de Odyssey, mostrando um pouquinho de outras abordagens possíveis para os incríveis reinos trazidos pela Nintendo ao Switch.

GIFs capturados por ProsafiaGaming (versão de Nintendo Switch)
Revisão: Davi Sousa

Graduando em Geografia, fotógrafo e colecionador de retrogames. Depois de ser introduzido aos JRPGs em 2021, tem desbravado as fantasias nipônicas da Square Enix, Nintendo, Falcom, entre outras. Alguns jogos me chamam atenção pelos motivos mais aleatórios possíveis (como o chocobo na cover art de FFV), enquanto outros apenas por ter menos 30h de duração. Acompanho o trabalho de artistas como Fumito Ueda, Miyazaki, Shimomura, entre outros. Fotografias virtuais, clipes e screenshots de quase tudo o que jogo podem ser encontrados no meu Twitter; Alguns ensaios e prévias podem ser checados no Medium; Tudo o que jogo, joguei e vou jogar (bem como várias listas) está disponível no Backloggd.
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